Os maiores riscos para quem faz implante dentário

O implante dentário é uma alternativa mais atual para a reposição dentária do que uma prótese fixa, ou uma prótese removível, mas podem oferecer riscos. O implante é usado ​​para repor a raiz de um dente perdido e servirá de apoio para um dente artificial chamado de prótese ou coroa. 

A prótese sobre implante é feita para se assemelhar aos demais dentes naturais da pessoa e também oferecer força de mastigação semelhante. Uma reabilitação oral com implantes dentários, normalmente é a melhor opção mas em poucos casos, podem haver alguns riscos com os implantes dentários. Conheça então os 5 maiores riscos do implante dentário : 

1 – Risco de quebra do implante

Pacientes que rangem apertam os dentes (bruxismo) podem exercer muita força nos implantes, com aumento nas chances de quebras ou fraturas nos implantes ou nas peças que compõe as próteses sobre implante. 

Nos pacientes que tem bruxismo também aumentam os riscos de soltura de parafusos que fixam a coroa do implante. Quando isso acontece, o paciente relata que o implante está “mole”. Porém não podemos confundir a prótese ficando solta, com o pino do implante se soltando do osso (que é algo muito mais grave). 

O mais comum é que quando o problema é só do dente do implante solto, o paciente não sinta dor, enquanto que na perda do implante sempre há dor. Se o implante se fraturar ou se soltar do osso, deve ser feito novamente, recomeçando o processo de implante dentário do zero. 

A culpa do meu implante ter fraturado é do dentista?

Há vários fatores a considerar, alguns deles seriam o material da prótese, o número e posicionamento dos implantes, técnica cirurgia correta, material do implante dentário, tipo de componentes protético escolhido, tipo de conexão protética escolhida. Imaginando que os profissionais trabalham tentando fazer o seu melhor, é raro que exista uma negligência nesse sentido. Por isso o que vale mesmo é a boa vontade do paciente e do profissional em recomeçarem, talvez tentando melhorar ou aperfeiçoar alguma das estratégias.

Apresentação das partes do implante dentário: implante (no osso), pilar + coroa dental (dente artificial)  

2 – Inflamação nos implantes e riscos

Podem ocorrer inflamações em um implante dentário, que se manifestam como dor, inchaço, dor ao mastigar, sangramento, e até a formação de pús no implante. Observe que em qualquer área da medicina em que se utilize uma peça artificial dentro do corpo humano pode haver uma reação adversa de rejeição. Esse fenômeno de rejeição pode ocorrer em relação ao implante dental ou a um material que se utilizou associado como um enxerto ósseo ou uma membrana protetora. Também pode ocorrer uma infecção bacteriana nos implantes que podem até impedir a integração óssea (união ao osso). 

Por esse motivo todos os tratamentos na ImplArt começam com uma limpeza oral completa, além da remoção de qualquer doença infecciosa como cáries e doença periodontal. O paciente só vai realizar a cirurgia de implante se estiver com sua boca limpa e saúde oral boa. Isto é possível mesmo que o paciente ainda não tenha todos os dentes. Com o término das próteses sobre implantes, ensinamos o paciente a higienizar corretamente o implante dentário.

Inflamações nos implantes levam a problemas estéticos, gengivais e ósseos

3 – Riscos de lesões nos nervos da face

A lesão no nervo da mandíbula pode acontecer na cirurgia do implante dentário. Na região do fundo da boca na arcada de baixo  existe um nervo, chamado que pode estar muito superficial, especialmente se o paciente está sem os dentes por muitos anos. Em pacientes com doença periodontal avançada a perda de osso pode também colocar em risco o nervo devido a sua proximidade. 

Para diminuir os riscos de lesões ao nervo e parestesia, o dentista especialista em implantes irá  realizar os exames de imagem. O exame mais pedido é a radiografia panorâmica mas uma tomografia computadorizada de feixe cônico ajuda a medir o osso e planejar o implante. 

Cirurgia guiada por computador

Para minimizar ainda mais os riscos podemos executar a cirurgia de implante total ou parcial guiada por computador, que oferece pouca invasividade e permite um perfeito posicionamento do implante, sem margem a erros. Implantes tortos ou mal posicionados podem apresentar má integração óssea ou mesmo rejeição. Não é em todos os casos que conseguimos recuperar o paciente da lesão do nervo bucal ou de implantes mal colocados. 

A depender da gravidade do problema, uma lesão no nervo da mandíbula poderá acarretar em sequelas como uma dormência no queixo ou a perda de sensibilidade na língua ou à sensação de sabores (gustação). Na ImplArt 100% dos casos são operados com tomografia computadorizada que poderá ser feita em nosso centro de radiologia próprio

Cirurgia Guiada para implante diminui os riscos de erros no posicionamento do implante dental

4 – Riscos no osso ao redor dos implantes

A perda óssea pode acontecer em um implante que sofreu infecção enquanto cicatrizava no osso. Além disso, em casos nos quais é feita a carga imediata, ou seja um dente provisório ou definitivo é colocado em posição logo após a cirurgia há mais risco de perda óssea e também do implante. Isto ocorre pois o implante recém colocado ainda não tem uma fixação ao osso madura e precisa depender exclusivamente de seu travamento mecânico no osso para se fixar. 

Na maioria das vezes, se a indicação e a técnica estão corretos a carga imediata funciona bem, mas nos casos de falha na carga imediata a consequência pode ser grave como por exemplo acarretando uma grande perda óssea na região. Existem modelos de implante dentário mais avançados que possuem melhorias para o encaixe do dente e também no química da superfície para que a cicatrização no osso ocorra mais rápido e mais eficientemente.  

Hoje temos implantes dentários que permitem a realização de um dente definitivo em 1 mês ! Conheça os modelos de implantes dentários que apresentam as melhores avanços como os Implantes Straumann, Implantes cone-morse Neodent (nacional), Implantes SIN (nacional) 

Os formatos e os modelos de implante tem a ver com as indicações clínicas

5 – Aumento nos fatores de risco – saúde e hábitos do paciente

Existem riscos para o sucesso do tratamento com implantes que não dependem do profissional nem dos materiais utilizados mas sim de fatores do paciente. Falhas na limpeza dos dentes, o hábito de fumar, a existência de diabetes aumentam a chance de problemas com o implante dental. Nesta matéria, discutimos apenas os RISCOS em implantes dentários, entretanto as taxas de sucesso do implante dentário são muito altas principalmente para as técnicas atuais da Implantodontia executada por um especialista em implante dentário. O implante dentário é um tratamento excelente, mediante boa indicação, planejamento e execução.

Venha conhecer nosso trabalho! A Clínica ImplArt tem 18 anos dedicados à implantodontia e reabilitação oral.

Comentários (32)

  • anderson Rodrigues pereira

    Boa tarde! Gostaria de tirar umas informações que me preoculpa muito , estou com um dente na boca meio que mole é justo da frente parte de baixo , gostaria e saber se tem jeito de fazer implante porque ficar sem o dente logo da frente não da gostaria de um retorno mais rapido possivel

    • A análise sobre a viabilidade do implante depende da quantidade do osso restante.
      Além disso, se a mobilidade do dente for muito grande, o dente terá que ser removido.

  • FLAVIA DOS SANTOS ARAUJO

    Olá! Fiz 3 implantes parte inferior , como tinha muito tempo que tinha perdido os dentes tive que fazer enchendo osseo; Na anestesia a agulha pegou o nervo senti formigar só na hora. Os pinos foram colocados mais depois de alguns dias quando fui colocar os dentes uma bola se formou e na colocação do dente do meio senti uma dor terrível; O profissional parecia não acreditar em mim.
    Se passaram quase 2 anos e durante esse tempo as vezes sinto essa dor , até mesmo quando coloco a língua sinto dor, ingua sempre se forma . Como devo agir?

    • Pode haver em alguns casos pequenas lesões nos nervos durante a cirurgia de implantes, ou também durante a anestesia. Leia mais sobre parestesia.
      Porém procure um especialista em implantodontia (implantodontista) PARA sanar suas dúvidas.

  • Rejane de Lima Rodrigues

    Fiz um implante há 1 mês, e nao posso tocar na ponta o meu dente provisório pq eu sinto dor.
    Isso é normal?

    • Caso seu dente provisório esteja preso diretamente no implante dentário essa dor ao tocar não seria normal, procure o implantodontista que fez o procedimento.

  • Niuzapereira Martins

    Bom dia estou desesperada fiz uns implantes há uma semana ,de carga imediata ainda estou com os parafusos, porém estão todos envolto de pus ,será que tive rejeição, ? Além do mais nos meus de tomografia constou que não tinha osso suficientemente,mesmo assim o dentista fez a cirurgia, eu estou desesperada, o que eu faço?😭

    • Atenção se vc vir um material branco na boca ao redor dos implantes dentários não tente remover.
      Provavelmente não é pús e sim um tecido de cicatrização que na boca é branco.
      É como se fosse a casquinha na pele, portanto não remova.
      Se houver mau cheiro ou secreção aí sim procure seu dentista.

  • Tatiane Schroeder

    Olá boa noite coloquei um impante dentario a quase 2 anos, um dia comendo brigadeiro senti que enquanto madrugada parecia que ele se movia pra cima e pra baixo, não foi a primeira vez que senti isso mais não era sempre e do nada ele saiu o dente com tipo um pauzinho com duas pontas, no desespero encaixe ele de novo, nem sei como, ficou um pouco doido na hora, mais parece que parou, porém estou com medo e gostaria de saber se isso é normal, e como proceder ?

    • Não é normal sentir que o implante dentário se mexe.
      Nem a coroa dentária nem o implante dentário podem se movimentar.
      Procure seu implantodontista para analisar a situação.

  • Suelene

    Olá !
    Coloquei implante dos dois dentes da frente, há 1 ano e 4 mêses em um dentista, só que com 8 mêses coloquei os dentes definitivo no outro dentista…pois o dentista que colocou os pinos, ja fazia 5 anos que ele colocou aparelho nos meus dentes e mesmo depois do implante continuou com o aparelho, meus dentes ja estavam ficando todos moles, por esse motivo resolvi mudar de dentista, tirar o aparelho e colocar os dentes definitivo, isso depois de 8 mêses de implantado os pinos…agora ja faz 9 meses que estou com a definitiva e, a dentista tirou um RX e constatou uma mancha.
    Ja faz uns 3 dias que estou sentindo dor em um dos dantes do lado diereito, isso depois que passei o fio dental …será que inflamou ? Será que realmente o fio dental tem algo a ver ?
    Obs: os dentes definitivo foi feito acimentado, porém ficou embaixo do céu da boca uns vão, isso é normal ? Tenho mais dentes pra fazer na laterais e estou comedo o que devo fazer ? Desde já sou muito grata quem puder me ajudar

  • Ieda

    Olá coloquei 4 implantes pra dentadura fixa após três meses ainda não coloquei a dentadura pois minha gengiva está muito sensível não sinto nada nos pinos meu problema é a sensibilidade na gengiva isso é normal?
    Obrigada

  • Lenilda Inácio

    Gostaria de saber quanto custa um implante no dente da frente. Estou usando aparelho, assim que o tratamento do aparelho terminar, eu quero fazer o implante. Faz já 15 anos que perdi esse dente. Será que é muito caro esse procedimento?

  • Vanda freitas

    Fiz um implante depois fiz o rx e o dentista disse que um pino entrou no seio da face e tinha que ser retirado,fiz a retirada hoje mas estou com muita dor e se tomo alguma coisa sinto que entra onde foi feito a remoção e qd ergo a cabeça desce muita água e sangue isso é normal após a remoção

  • Ola, fiz um implante ha um mês com excerto ósseo, mas passado um mes ainda sinto algum desconforto na zona do nariz e por vezes na gengiva e sinto um gosto diferente na boca que vem da zona fo implante, a dentista diz que esta tudo normal e que e devido a inflamação do excerto ósseo. Ja procurei outro que me disse a mesma coisa. A minha preocupação e se esta com infecção, devido ao sabor que vem da zona do implante. Visto que me tinham dito que so iria ter inchado e desconforto durante 2 dias. Acha normal depois de 1 mes ainda ter desconforto? Obrigado pela sua resposta

  • gracilete

    olÁ quero fazer um implante de 3 dentes na frente ..estou com medo já perdoe esses dentes tem mais de 15 anos será que vai dar pra fazer

  • Ione

    Tenho uma dúvida: Fiz 4 implantes e um deles soltou, ainda não coloquei a prótese. Preciso pagar de novo para refazer o que soltou ?

  • Lanna

    Boa noite, fiz três implante na parte inferior da boca, seria normal depois que coloquei o dente sentir uma dor forte e não conseguir mastigar direito?
    O meu dentista me informou que estou sentindo essa dor por causa da pressão que deu no pino.
    Desde já agradeço
    Boa noite

  • Ana Lúcia

    Boa noite!
    Fiz implantes nos dentes superior, com dentes provisórios colocados no mesmo diaa e com uma semana brincando com meu cachorro bateu um pouco nos dentes que eu senti a pancada mas não doeu muito e logo passou. Isso pode ocorrer do pino não ficar no osso e não poder colocar a coroa fixa? Está programada pra ser colocada com 3 meses após a cirurgia.

  • Maria Elizabete Vigilato

    Tenho 2 implantes da arcada inferior .Depois de 10 anos a gengiva ao redor de 1 deles está inchada e sinto dor.O dentista tirou a prótese que estava solta e disse que teria que melhorar.Na radiografia não consta perca de implante mas a dor que e pouca persiste.O que pode ser?

  • Boa noite. Fiz 3 implantes há 10 dias, tirei os pontos há 2 dias e hj percebi q gengiva está se abrindo e um parafuso está ficando à mostra, é normal ou devo procurar meu cirurgião?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011