A limpeza profunda periodontal, também conhecida como raspagem gengival é um procedimento indicado para a recuperação de gengivas infeccionadas com tártaro e doença periodontal.
Saiba mais sobre o tratamento periodontal, uma doença de origem bacteriana caracterizada por apresentar um conjunto de sintomas inflamatórios que afetam os tecidos de suporte dos dentes. Em primeiro lugar atinge a gengiva. Nos casos mais avançados, leva à destruição do tecido ósseo e outras estruturas importantes de suporte dos dentes. Em suma, a doença periodontal é a causa mais frequente da perda dos dentes em adultos.
Os microrganismos responsáveis por gerar esses sintomas estão presentes no biofilme dental (placa bacteriana). As bactérias impregnadas nos dentes deixam a gengiva avermelhada, inchada e sangrando. Sem tratamento, a gengiva fica frouxa (bolsa periodontal) e por conseqüência permite a entrada desses agentes e resíduos alimentares no interior da gengiva.
A atividade bacteriana nesta região é muito prejudicial, pois causa inflamação e destruição progressiva do osso de suporte dos dentes, de tal forma que ficam amolecidos e em casos avançados caem. Porém, alterações na gengiva podem estar associadas a causas emocionais, medicamentos, bem como imunidade baixa.
Somente um dentista pode avaliar o paciente e determinar se o caso é doença periodontal. No entanto as pessoas podem observar alguns detalhes que são indícios da doença.
O tratamento para este caso é primordialmente a remoção da placa, somente assim o problema pode ser controlado. Uma das medidas é a limpeza profunda para doença periodontal. É uma conduta com o propósito de remover focos infecciosos e paralisar a atividade bacteriana no interior da gengiva e no tecido ósseo.
Esse procedimento também é conhecido como alisamento radicular ou raspagem radicular. Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos não apenas nos dentes, como também abaixo da linha da gengiva (nas raízes dentárias). Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.
A cirurgia periodontal pode ser indicada caso os procedimentos citados não atinjam toda a área da raiz comprometida. Mesmo com o tratamento adequado, podem haver sequelas como deslocamento na posição do dente e retração gengival. Para diminuir esses efeitos existem procedimentos cirúrgicos e protéticos.
Leia mais sobre implantes e doença periodontal.
Muitas pessoas pensam: raspagem da raiz? dentro da gengiva? É provável que esse procedimento dói muito! A realidade é que o dentista segue protocolos para realizar esse procedimento da forma mais confortável possível. O paciente com doença periodontal já está naturalmente com muita sensibilidade nos dentes e gengivas. Desse modo, todo o procedimento é realizado sob anestesia local.
Os movimentos são cuidadosos e o paciente é estimulado a manifestar qualquer incomodo que esteja sentindo ao longo do procedimento. O procedimento começa com um exame clínico e radiológico de toda a boca, com a sondagem de bolsas periodontais para medir suas profundidades.
Em princípio, a raspagem radicular pode é feita manualmente e/ou com aparelho de ultrassom. A placa bacteriana bem como o tártaro acumulados nos dentes e raízes são removidos com uma ponta vibratória. A remoção manual é feita de forma cuidadosa, através de instrumento específico.
As áreas irregulares então são alisadas para por fim impedir o acumulo de mais placa. Em alguns casos é necessário realizar mais de uma sessão para concluir a limpeza completa. É muito importante que, por mais que o paciente realize esses procedimentos, ele assuma um compromisso com as boas práticas de higiene oral diária, visitar regularmente o dentista e abandonar maus hábitos, como por exemplo o tabagismo, pois a doença periodontal é um mal que pode ser evitado ou controlado.
Como dito anteriormente, a doença periodontal é a maior causa de perda dentária em adultos. Quanto mais tarde é a busca do tratamento, mais difícil é o restabelecimento da saúde e da estética dental.
Tenho 47 anos ,tenho esse problema com tártaro esse tratamento de raspagem faz de quanto em quanto tempo ja perdi 4 dentes e trnho perda ossea na parte superior 😥😥
Para uma doença periodontal ativa e agressiva a raspagem pode ser necessária a cada 4-6 meses.
É necessário tomar antibiótico para realizar a raspagem?
Em alguns protocolos recomendados por cardiologistas e periodontistas é recomendado sim administrar antibióticos para fazer a raspagem dentária. O motivo é evitar a circulação de bactérias pelo sangue.
Ola! Mesmo após a raspagem, limpeza, etc…corremos o risco de o dente da região te que ser extraído? Nesse caso, um enxerto ósseo não seguraria o dente? Obrigada.
Os enxertos ósseos não são eficientes para dentes naturais acometidos por doença periodontal.
As raspagens periodontais ajudam a manter os dentes amolecidos periodontalmente mas não asseguram a sua manutenção e firmeza.
Caso os dentes permaneçam com mobilidade após a raspagem provavelmente terão indicação de extração dentária e implantes imediatos.