Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=file%3Dwp content%252Fuploads%252F2021%252F03%252Fescovar a lingua 50kb

Por que você deve escovar a língua?

Por que é importante escovar a língua? Imagine sua língua como se ela fosse um tapete: no dia a dia, um tapete acumula partículas de poeira entre seus fiapos. De forma semelhante, na sua língua, ocorre o acúmulo de micropartículas alimentares entre as papilas gustativas. Para removê-las, é preciso mais do que tomar água.

Nesse sentido a escovação correta dos dentes e de sua língua irão ajudar a manter sua saúde bucal, e minimizar as chances de cáries e problemas bucais. A correta escovação em casa, aliada à profilaxia, limpeza dentaria profissional periódica junto ao cirurgião dentista, são o caminho para cuidar de sua saúde bucal de forma adequada.

Escovar a língua deve fazer parte da rotina de higiene bucal

Seja para combater o mau hálito ou apenas para uma boa saúde bucal, limpar a língua é importante. Escovar os dentes e usar fio dental ao menos duas vezes por dia é apenas parte das tarefas para se ter uma boa higiene bucal. Mas a escovação da língua deve complementar a rotina de higienização oral.

Sua língua pode estar coberta de bactérias

Sobre a superfície da língua não existe apenas saliva. Há também um biofilme, um grupo de microrganismos, que acumula especialmente depois do consumo de determinados alimentos, como os rico em farinha, doces e gordurosos. Para remover o biofilme não basta apenas beber água usar enxaguante bucal ou escovar apenas os dentes.

É difícil matar as bactérias no biofilme apenas com enxaguante bucal, pois ela mata apenas as células externas do biofilme. As células abaixo da superfície ainda existem. Essas bactérias causam mau hálito e danos aos dentes, como o surgimento de cáries. Além disso, elas podem promover inflamações na gengiva, a chamada gengivite.

As bactérias se acumulam nas áreas entre as papilas gustativas e outras estruturas da língua. Existem fendas e elevações em toda a língua, e as bactérias se escondem nessas áreas. Por esse motivo, é necessário remover fisicamente as bactérias escovando a língua.

Caso haja gengivite, quando a gengiva fica inchada e vermelha, sangrando com facilidade, é importante que você procure ajuda especializada em uma clinica dentaria para ter o suporte necessário sobre qual tratamento ser adotado. Primeiramente é importante mencionar que o tratamento precoce é a melhor forma de evitar a perda dentária.

Mas fique tranquilo, pois em caso de perda dentária decorrente de doença periodontal, atualmente há modernos tipos de implantes dentarios que permitem a recuperação da mastigação.

Como limpar sua língua

A melhor maneira de limpar a língua é não deixar escova-la em todas as vezes que for escovar os dentes, lembrando de alcançar todas as partes da língua. Muitas pessoas sentem náusea ao escovar a língua, e uma maneira de amenizar isso é escova-la por partes, dando pequenas pausas para respirar.

Outra forma de limpar a língua é com o uso de raspadores para este fim. Estes dispositivos estão a venda em farmácias e servem para raspagem da língua (raspador de língua).

Ela retira o que se chama de saburra lingual, um biofilme esbranquiçado ou amarelado que forma sobre a língua. É composto por partículas alimentares, células e bactérias. Essa placa é a grande responsável pelo mau hálito.

É importante ressaltar que ao escovar ou então raspar a língua, deve-se ter cuidado para não exagerar na força e machucar a pele!

Mau hálito permanece depois de escovar a língua?

A limpeza da língua geralmente faz com que o mau hálito desapareça, mas se este problema persistir, é importante consultar um cirurgião dentista para se certificar de que não há algo mais sério.

Outras causas para o mau hálito são: cárie dentária, doença periodontal, infecções na boca, nariz, seios nasais ou garganta, certas medicações, secura na boca, deficiência na produção de saliva, e até câncer ou diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *