Harmonização orofacial

A harmonização orofacial é uma especialidade odontológica relativamente recente, mas que, permitindo ao cirurgião dentista especializado realizar procedimentos estéticos e funcionais na face e pescoço.

O que é harmonização orofacial?

O dentista especializado em harmonização orofacial é aquele que está habilitado a realizar técnicas e procedimentos para equilibrar a estética e a função oral, melhorando alguns aspectos faciais do paciente, mas sempre buscando benefícios para sua saúde. Os procedimentos estéticos e funcionais de harmonização orofacial trazem benefícios para uma aparência mais rejuvenescida, melhorando sobretudo a autoestima pessoal.

A harmonização orofacial é uma especialidade odontológica e encontra-se devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019),

O dentista especializado em harmonização orofacial precisa realizar um curso de especialização com carga horária mínima de 500 horas para ser reconhecido.

Veja alguns procedimentos contemplados na harmonização orofacial:

Bichectomia

Bichectomia para que serve

A cirurgia é indicada principalmente para afinar o rosto e melhorar seu formato através da diminuição das bochechas, mas também pode ser indicada para diminuir traumas em alguns casos de pessoas que mordem a bochecha na mucosa interna da boca. É um procedimento estético que já foi amplamente adotado pelas celebridades, mas que agora está muito mais acessível a todas as pessoas.

Bichectomia como é a cirurgia

A cirurgia é realizada pelo dentista treinado nesta técnica e consiste na retirada de dois tecidos adiposos localizados em cada um dos lados da face entre o maxilar e a mandíbula, chamados bolas de Bichat. Inicialmente realiza-se a aplicação anestésica, e em seguida são realizadas pequenas incisões na mucosa oral (parte interna da boca) para retirar as bolas de Bichat com a ajuda de uma pinça. Para finalizar, são realizadas pequenas suturas e o paciente recebe orientações de recuperação pós operatória, que deve ser tranquila e com pouca ou nenhuma dor.

Bichectomia riscos: pode haver assimetria no resultado, mas isso é raro e está mais suscetível a acontecer se realizado por profissionais não treinados nesta técnica.

Valor da Bichectomia: valores de procedimentos só podem ser fornecidos após uma consulta e avaliação de cada caso.

Bichectomia contras: a indicação do procedimento é feita com muita cautela, avaliando cada caso e as necessidades do paciente. Em princípio, o procedimento não é indicado para pessoas em tratamento contra o câncer, pessoas com infecções locais ativas, gestantes, com problemas cardíacos ou doenças que possam comprometer a coagulação e a cicatrização, pessoas com limitação na abertura da boca e menores de idade.

Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico

O procedimento para preenchimento labial realizado com ácido hialurônico é um recurso para harmonizar o formato dos lábios e torna-los mais proporcionais ao rosto. Indicado para aumentar o volume labial, para melhorar o contorno labial ou então para correção de assimetria labial.

A técnica é uma alternativa para pessoas com lábios muito finos, ou para lábios que se tornaram finos, flácidos e enrugados com o decorrer do envelhecimento ou por consequência do tabagismo. Também é um recurso para harmonizar os lábios após um tratamento odontológico, como por exemplo a realização de uma nova prótese dentária.

Preenchimento labial como é feito: o procedimento consiste na aplicação de anestesia local e logo após a aplicação do ácido hialurônico no interior dos lábios por meio de uma microcânula ou agulha. A substância não provoca qualquer efeito colateral ou rejeição no organismo.

A técnica é feita pelo dentista especializado em harmonização orofacial para obter um preenchimento labial natural, sem exageros e que favoreça a estética do sorriso e facial. É normal que logo após o preenchimento labial ocorra um inchaço, que pode durar até 48 horas após a aplicação.

Preenchimento labial quanto tempo dura?: O resultado do preenchimento é temporário pois o ácido hialurônico é lentamente absorvido. No entanto, o efeito pode durar por até um ano e meio.

Preenchimento labial sp preço: o valor do procedimento só pode ser fornecido em consulta presencial para avaliação de cada caso.

Contra indicações: em princípio, menores de idade, gestantes, infecção local ativa (como por exemplo herpes) e portadores de doenças auto imunes.

Preenchimento para Bigode Chinês (Sulco Nasogeniano)

O bigode chinês é caracterizado por uma ruga profunda que vai desde a asa nasal até o canto da boca (marca do sorriso). Atinge homens e mulheres e está associada ao envelhecimento cutâneo, na qual naturalmente ocorrem perda de gordura e colágeno, com a exposição solar sem proteção que leva à uma flacidez da pele e com o tabagismo. Também está relacionada com uma predisposição genética, com a perda/ganho excessivo de peso corporal, assim como dormir repetidamente na posição de bruços com o rosto apoiado sobre a mão.

Existem alguns recursos para melhorar o aspecto dessa marca de expressão e o procedimento depende do grau de profundidade, sendo o principal deles o preenchimento com ácido hialurônico. Trata-se da aplicação subcutânea do biomaterial na região com o objetivo de preencher e elevar a linha deprimida, nivelando-a com a pele.

Como é o procedimento para preenchimento do bigode chinês?

O procedimento é realizado por um cirurgião dentista habilitado em harmonização orofacial de forma simples e rápida. Ele não é capaz de alterar os traços naturais da face, apenas corrige essas imperfeições. Rugas superficiais podem ser tratadas com aplicação de toxina botulínica (Botox).

Inicialmente aplica-se uma anestesia local. Em seguida os sulcos são preenchidos com ácido hialurônico. Por fim, o paciente recebe orientações para o período pós procedimento, mas a recuperação é bastante tranquila e há pronta liberação para retornar o trabalho.

Quanto tempo dura o preenchimento do bigode chinês? O efeito do preenchimento pode durar até um ano e meio, dependendo da quantidade de material injetado e da profundidade do sulco.

Quanto custa um preenchimento no bigode chinês? O valor do tratamento é fornecido apenas em consulta após uma avaliação criteriosa de cada caso.

Tratamento da papada no pescoço (Lipo de papada)

Tratamento de papada com ácido deoxicólico

O que fazer para acabar com a papada? Essa é uma das questões mais frequentes em quem busca melhorar sua aparência e obter uma aparência mais rejuvenescida. A redução da papada (gordura submentoniana) também é um dos procedimentos estéticos que o dentista especializado em harmonização orofacial está habilitado a tratar.

A principal forma de tratamento é com a aplicação do ácido deoxicólico, O procedimento também é conhecido como lipo de papada, tratamento enzimático da papada ou lipólise de gordura submentual.

Como funciona o ácido deoxicólico para papada

O ácido deoxicólico é uma substancia naturalmente encontrada no corpo humano e age na metabolização de gorduras, ou seja, quebra as células gordurosas (adipócitos), estimulando uma reação inflamatória do organismo no local. Isso ajuda na eliminação da gordura quebrada (processo que deve ocorrer ao longo de no máximo 30 dias).

Com essa eliminação de células gordurosas, há uma redução de depósitos de gordura e melhora do contorno do pescoço, além de um efeito tensor na pele (não aplicável aos casos de grande flacidez).

Como é o procedimento?

Antes de iniciar a aplicação, utiliza-se um anestésico tópico para eliminar qualquer possível desconforto com a picada da agulha. Logo em seguida, aplicamos o ácido deoxicólico na forma de fármaco sintético no tecido adiposo distribuídos em pequenas quantidades por toda extensão da papada.

Nos primeiros dias podem ocorrer inchaço, hematoma, dor (que pode ser controlada com analgésicos), eritema (vermelhidão) e dormência, porém isso é normal e faz parte do processo de eliminação da gordura. Neste período é recomendado a não ingestão de anti-inflamatórios, pois eles impedem a ação do produto.

A indicação é de até seis sessões para obter um resultado satisfatório (depende bastante do grau de acumulo de gordura) com intervalos de um mês entre cada sessão.

Em alguns casos o tratamento pode ser potencializado com o uso de uma faixa compressora/microporosa no período da noite após o quarto dia da aplicação, e também drenagem local para ajudar na diminuição do inchaço e acelerar a eliminação da gordura.  

Duração do tratamento da papada: o efeito do tratamento não tem um tempo definido, porém é esperado que o acumulo de gordura nesta região não volte, a não ser nos casos de ganho excessivo de peso.

Contraindicações do ácido deoxicólico para papada: em princípio, infecção local, gestantes ou mulheres que estejam amamentando, pessoas com cistos no local da papada, bócio ou nódulos tireoidianos.

Qual o valor de uma lipo de papada? O valor do tratamento é fornecido mediante consulta presencial e avaliação da complexidade de cada caso.

Aplicação da toxina botulínica – botox

Botox para tratar o bruxismo

O bruxismo é um distúrbio parafuncional que leva a pessoa a ranger os dentes ou apertar os dentes involuntariamente durante o sono. A força excessiva do bruxismo causa desgaste dos dentes, dores nos músculos e ossos (articulações, mandíbula), além de zumbido no ouvido, dores na cabeça e pescoço.

Também pode gerar estalos nas articulações têmporo mandibulares durante a mastigação ou abertura da boca e retração gengival. O paciente com bruxismo precisa ser muito bem avaliado e acompanhado e o tratamento pode envolver o trabalho de diferentes especialistas na área da saúde.

O Botox pode também ser aplicado pelo dentista para melhorias estéticas nos lábios e rosto do paciente

Um dos recursos para o tratamento do bruxismo é a aplicação da toxina botulínica. Ela atua na inibição da contração de músculos temporal e masseter na mandíbula, reduzindo dessa forma a atividade muscular para os casos de apertamento dos dentes, e aplicada nos músculos responsáveis pelos movimentos mastigatórios (os mesmos responsáveis pela contração involuntária do bruxismo) para contraí-los e diminuir dessa maneira o ranger dos dentes.

A toxina botulínica normalmente não é utilizada de forma isolada tratar o bruxismo. Quase sempre é uma aliada ao uso das placas de mordida (placa miorrelaxante) e a correção da mordida, entre outros procedimentos.

Como é a aplicação do Botox para bruxismo?

As aplicações para bloqueio dos músculos são feitas em uma consulta e os benefícios são percebidos nas primeiras 48 horas. O bloqueio pode durar até seis meses, e, portanto, a toxina botulínica precisa ser periodicamente reaplicada para manutenção do efeito.

Botox para bruxismo valor: o valor do tratamento é fornecido em consulta com dentista para avaliar com cuidado cada caso e fazer a indicação do tratamento mais adequado.

Na odontologia, a aplicação da toxina botulínica (Botox) também é bastante útil para correção da assimetrias do sorriso ou face no terços médio e inferior, para o tratamento do sorriso gengival, tratamento de dores orofaciais relacionada ao distúrbio de ATM ou da musculatura envolvida com a mastigação, amenização de linhas de expressão no terço médio e inferior, e até mesmo no controle na produção excessiva de saliva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011