O que é raspagem periodontal e para que serve?

A doença periodontal é uma doença inflamatória que pode afetar o tecido gengival e o osso em torno dos dentes. Porém, há três estágios da doença: gengivite, periodontite bem como a periodontite avançada.

Surge principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes e se não houver controle da doença, com o tempo ela pode levar à deterioração dos tecidos de suporte e sustentação dos dentes. 

Gengivas vermelhas são um sinal de alerta

A atividade bacteriana libera toxinas que inflamam a gengiva e causa vermelhidão e sangramento. Se não houver o controle inicial, a gengiva adquire forma de bolsas (chamadas bolsas periodontais) e abre espaço para formação de placa bacteriana e tártaro na raiz dentária.

Portanto nesse momento que a raspagem periodontal desse material se faz necessária para evitar problemas mais graves, como o amolecimento e a queda do dente.

Tratamento periodontal profundo

Contudo, a raspagem periodontal é um procedimento que tem o objetivo de remover mecanicamente o acúmulo de tártaro ao nível da raiz dentária e ajuda a controlar e evitar o avanço da doença periodontal.

A raspagem periodontal e o alisamento do dente e da raiz retira o material que causa a atividade bacteriana, permitindo que a gengiva cicatrize e retorne a sua posição normal. Portanto ela é feita manualmente com o auxilio de instrumentos específicos ou com vibração ultrassônica.

Na maioria dos casos, o procedimento é realizado com anestesia local para dessa forma evitar dores e incômodos ao paciente que normalmente já está com sensibilidade e inflamação gengival. Pode ser necessária a realização de mais de uma sessão com o intuito de remover completamente.

Tudo vai depende do estágio da doença. Porém após o tratamento, o paciente é orientado a cuidar da higiene oral para evitar o ressurgimento da doença e retornar ao consultório odontológico com mais frequência.

A raspagem gengival serve de base para outros tratamentos dentais

Entretanto, antes da realização de tratamentos dentais temos que nos assegurar que a gengiva é saudável e que não há mais focos de infecção nos dentes. Por isso é sempre indicada uma limpeza dental e muitas vezes uma raspagem gengival antes do seu tratamento principal de:

Em caso de dúvidas sobre o tratamento ou o valor, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011