Implante total | Dúvidas frequentes

Veja dúvidas frequentes sobre tratamentos com implante total da arcada

A prótese para implante total de porcelana é mais pesada do que a de prótese de resina?

Muito pouco. A diferença de peso entre uma prótese para implante total de porcelana (25 gramas) e de resina (15 gramas) é insignificante visto que seu funcionamento na boca suporta forças de até 100kg durante a mastigação.

Qual a diferença entre porcelana e cerâmica?

É a mesma coisa. Os dentistas se referem a porcelana e cerâmica indistintamente, no entanto ambos nomes se referem ao mesmo material.

Qual a diferença entre zircônia e porcelana?

A zircônia é um material de reforço de cor branca que vai por dentro da prótese, de tal forma que é uma alternativa estética em relação as estruturas metálicas. Sobre a estrutura de zircônia é aplicada uma camada estética de porcelana para que a prótese fique então com aspectos semelhantes aos dentes naturais (cor, translucidez, textura e brilho).

Veja também este emocionante depoimento de uma paciente que realizou o implante da boca toda.

Quero que minha prótese seja feita só com os dentes e não quero gengiva rosa artificial. É possível?

A escolha sobre ter ou não uma camada de gengiva artificial na prótese não é só uma questão de escolha, mas de necessidade. Por exemplo, no caso do paciente que está sem dentes há muitos anos e que teve muita perda óssea, a gengiva sofre um remodelamento e não pode ser útil para a estética final do tratamento.

A gengiva artificial é obrigatória nestes casos, porque ela terá o papel de suporte labial (para evitar que a boca fique murcha), além do que, se nesses casos os arcos gengivais não forem reproduzidos, dessa maneira os dentes da próteses ficariam muitos longos e com aspecto bastante inestético.

Ficará um vão por debaixo da prótese para implante total?

A prótese é feita para ficar justa na gengiva, de modo a não deixar vão. Existem dentistas que gostam de deixar o espaço bem aberto para permitir melhor limpeza, porém isto vai também favorecer a retenção de alimento. Na ImplArt procuramos deixar as próteses com poucos espaços para dessa forma impedir acúmulo de resíduos alimentares.

A prótese para implante total de porcelana faz mais barulho ao mastigar?

O som produzido por uma prótese de porcelana para implante total é o mesmo de dentes naturais. Se acaso houver algum som aumentado, provavelmente a mordida precisa ser ajustada para que todos os dentes toquem juntos.

Não quero receber essas próteses maiores que se parecem com “dentaduras”, prefiro ter implantes e dentes individuais (ou um a um). É possível?

A escolha sobre ter implantes com dentes individuais não depende somente da vontade do paciente ou do dentista. Esta é uma técnica que exige que o paciente responda a alguns critérios clínicos. Na maioria dos casos não é possível fazer implantes um a um.

A prótese para implante total de porcelana se quebra mais do que a de prótese de resina?

A prótese de porcelana para implante total tem uma estrutura interna de reforço muito mais resistente do que a prótese em resina (veja fotos). Entretanto, se existirem problemas, que são raros, pode haver trincas na porcelana e pequenas fraturas. Por outro lado, as próteses em resina podem apresentar problemas diferentes como destacamento de dentes, desgaste acentuado e mudança de cor.

A prótese para implante total de porcelana prejudica o implante?

Alguns dentistas mais antigos contraindicam a prótese de porcelana para implante total por julgá-las pesadas demais. Porém, estudos recentes comprovaram que a afirmação não é verdadeira e que as próteses fixas para implante total podem ser feitas com muita segurança.

Uso dentadura há muitos anos e gostaria de trocar por uma prótese fixa sobre implantes. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, deve-se passar em uma consulta com a nossa equipe. Durante a consulta, é realizado um exame clínico para avaliar a saúde bucal e uma conversa para conhecer o estado geral de saúde e hábitos de higiene bucal do paciente.

Se necessário, serão solicitados exames complementares, entre eles exames radiológicos para avaliar a espessura óssea das arcadas e se ela é suficiente para dessa forma receber implantes dentários. A troca da dentadura por uma prótese fixa sobre implantes pode trazer mais conforto e segurança para o usuário mastigar, falar e sorrir.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe através de um dos canais abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011