Fico sem prótese durante enxerto ósseo dentário?
Antes de responder à esta pergunta, é necessário explicar que existem diferentes técnicas de enxerto dentário ósseo, cada uma com sua complexidade e extensão. Isso influi diretamente nas orientações do período pós operatório e no tempo de recuperação.
Saiba tudo sobre enxerto ósseo com implante
Na maioria dos casos é possível usar prótese enquanto o enxerto cicatriza
O enxerto ósseo dentário para permitir a colocação de apenas um implante, em que o paciente possui dentes para serem utilizados como suporte da prótese, não é igual ao enxerto em bloco para colocação de vários implantes em uma arcada completa, que é considerado mais complexo.
Porém, em muitos casos, é possível fixar uma prótese provisória em resina, adequada para ajudar a recuperação e cicatrização do enxerto dentário, e também permitir que o paciente não fique sem dentes durante todo o tratamento.
Após o período de recuperação a prótese provisória é substituída pela prótese definitiva confeccionada com o material escolhido em conjunto pelo paciente e o dentista (resina, metalocerâmica ou em zircônia totalmente estética).
Leia sobre implantes sem enxerto
Tipos de enxerto dentario
Enxerto Particulado
O enxerto particulado é utilizado em pequenas reconstruções, como o preenchimento de um local em que houve perda óssea ou na técnica de levantamento de seio maxilar. Os biomateriais utilizados em enxerto ósseo particulado são implantados para substituir ou reparar tecidos atrofiados.
Podem ser de origem natural (pequena quantidade de osso humano triturado, proveniente do próprio paciente ou de banco de tecidos para transplantes, ou ainda osso bovino liofilizado em pó).
O enxerto particulado também pode ser de material sintético produzido em laboratório, totalmente biocompatível com propriedades osteocondutivas (atração de células formadoras de tecido ósseo) ou materiais vítreos sintéticos (hidroxiapatita sintética).
O enxerto dentário particulado é depositado no local e em seguida recoberto por uma membrana de colágeno. Em casos favoráveis, o implante dentário pode ser colocado no mesmo dia que o enxerto, em seguida uma prótese provisória.
Enxerto em Bloco
Técnica indicada para reconstruções mais extensas. O enxerto dentário com formato de bloco pode ser retirado de outra região do corpo do próprio paciente. Quando há necessidade de apenas um bloco, ele pode ser retirado da mandíbula.
Quando necessita de mais blocos, podem ser retirados da bacia ou da calota craniana. Nenhum dos locais doadores sofrem consequências por perda de osso. Os blocos são fixados no maxilar com parafusos de titânio e dessa maneira permitirão a colocação de mais implantes dentários.
A possibilidade de utilização de prótese nesse tipo de enxerto é portanto avaliada caso a caso. A Clínica Odontológica ImplArt possui vasta experiência em técnicas de enxerto dentário ósseo.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende sua consulta.
Desde ano 2000 qdo já não tinha mais nenhum dente natural, pois os perdi numa periodontia total,foram feitos por dentistas recem formados varios implantes sem sucesso. Não foi feito incherto em nenhum momento. Agora procurei uma clínica especializada, fizeram o incherto e estabeleceram de 6 a 8 meses de cura.
Perguto:estou agora no lugar certo? Obrigado
Os procedimentos de enxerto de osso preparatório para implante, bem como os implantes adicionais para reposição dos que você perdeu, parecem ser procedimentos corretos para resolver o sucesso que você teve no passado. Em clínicas de implante dentário como não está você encontra soluções completas para esses tratamentos que são mais complicados, realizados por profissionais experientes em uma estrutura mais complexa do que em consultórios pequenos.
Fiz exerto para dois dentes mas já faz 4 anos, ainda é Pocivel colocar implantes?
Olá Maria, é importante realizar uma tomografia para a verificação de quantidade óssea disponível e assim poder planejar seus implantes.