Skip to main content
enxerto ósseo granulado

Enxerto ósseo: Pontinho branco na gengiva após fazer enxerto ósseo é um problema?

Certamente o enxerto ósseo é um grande aliado da reabilitação bucal com implantes dentarios. Entretanto, muitas vezes os pacientes ficam apreensivos ao saber que precisarão realizar enxerto ósseo. Mas estamos aqui para te tranquilizar! Vamos te informar um pouco mais sobre como funciona esta cirurgia e quais são os aspectos esperados no pós cirúrgico. Você verá que muitas situações são consideradas normais após a cirurgia e fazem parte do processo de cicatrização do enxerto ósseo e da assimilação pelo próprio organismo.

Vale destacar que atualmente há diversos tipos de enxerto com técnicas e indicações variadas sendo procedimentos muito seguros para o paciente. Alguns tipos de enxerto são minimamente invasivos, realizados simultaneamente à inserção do implante, enquanto que outros precisam ser realizados como uma preparação da região para receber um implante dentário.

Principais destaques sobre enxerto ósseo

Uma grande ferramenta de enxerto é o material ósseo sintético particulado, que são grânulos de enxerto ósseo utilizados tanto em enxertos de preenchimento, quanto em enxertos de levantamento de seio maxilar ou enxerto tipo summers. É importante destacar e o enxerto ósseo sintético particulado é como o nome diz, composto por partículas, portanto como veremos abaixo pode haver o escape de algum material ao longo do processo de sua cicatrização, sem comprometimento de seu sucesso.

Este artigo explora detalhadamente o processo do enxerto ósseo, os tipos de materiais utilizados, os benefícios, o período pós-operatório e a importância dos cuidados adequados. Além disso, iremos apresentar a importância do enxerto ósseo particulado nas diversas técnicas de enxerto, e como o organismo reage a ele. Acompanhe!

Quando se realiza um enxerto ósseo?

O enxerto ósseo dental é um procedimento fundamental na odontologia moderna, especialmente em tratamentos de reabilitação oral que envolvem a colocação de implantes dentários. A perda óssea na mandíbula ou maxila pode ocorrer por diversas razões, incluindo doenças periodontais, traumas ou extrações dentárias prévias. Esse procedimento visa restaurar a estrutura óssea, proporcionando uma base sólida para a colocação de implantes.

Como sei se preciso fazer enxerto?

Primeiramente, o processo de enxerto ósseo começa com uma avaliação detalhada pelo cirurgião dentista, diretor da Clínica ImplArt, Dr. Roberto Markarian. Dessa maneira são solicitadas radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas para analisar de modo aprofundado a estrutura óssea do paciente e a quantidade de osso disponível para o implante dentário. Estes modernos exames para implante dentario e enxerto ósseo podem ser feitos dentro das instalações da Clinica Dentária ImplArt, que conta com Centro de Radiologia totalmente equipado. Com base nessa avaliação, o implantodontista irá determinar a necessidade de enxerto e irá planejar o procedimento.

A cirurgia de enxerto ósseo é geralmente realizada sob anestesia local mas em alguns casos pode ser utilizada a sedação endovenosa como o propósito de oferecer mais conforto ao paciente.

O enxerto ósseo pode ser realizado tanto para situacoes de implante dentario indivudual, quanto para tratamentos com implante total e prótese protocolo.

*Leia mais sobre procedimentos odontológicos sob sedação endovenosa: Implantes dentários sob sedação para quem tem medo de dentista

Tipos de materiais de enxerto ósseo

Acompanhe abaixo os tipos de materiais de enxerto ósseo:

  • Enxertos sintéticos granulados ou particulados : são materiais artificiais, sintéticos, como hidroxiapatita ou fosfato de cálcio, que imitam a estrutura do osso natural e fornecem um suporte adequado para o crescimento ósseo. Depois de aplicado, o material sintético é gradualmente absorvido pelo organismo e vai sendo substituído aos poucos por osso vital. Os enxertos ósseos sintéticos normalmente vêm em forma de grânulos, o que permite ao dentista versatilidade e maleabilidade no uso.
    Utilizados amplamente como material em diversos tipos de enxerto: enxerto de preenchimento, enxerto estético, enxerto Summers ou enxerto Sinus Lift

Leia mais sobre enxerto sintético: Enxerto ósseo com material sintético

ENXERTO OSSEO PARTICULADO
Enxerto ósseo em grânulos sendo depositado na região
  • Enxertos Autógenos: nesta técnica de enxerto o osso é retirado do próprio paciente, geralmente de locais como o queixo, ramo mandibular ou crista ilíaca (osso do quadril). Este tipo de enxerto necessita duas cirurgias, uma na região doadora do material e outra na região receptora. Apresenta o benefício da compatibilidade biológica, entretanto submete o paciente a uma recuperação dupla devido à necessitar intervenção cirúrgica em dois locais. Por isso muitas vezes é substituído pela técnica de enxerto alógeno.
  • Enxertos Alógenos: nesta técnica o osso é obtido de doadores humanos, geralmente através de bancos de ossos. O material é processado e esterilizado para garantir a segurança e minimizar o risco de rejeição ou infecção.
  • Enxertos Xenógenos: nesta técnica, o material ósseo é proveniente de outras espécies, como bovinos. Esses materiais são processados para remover componentes orgânicos, deixando uma matriz óssea que pode suportar a regeneração óssea.

*Acesse o guia completo sobre implante dentario: Como é feito um implante dentário? 

O QUE É O ENXERTO ÓSSEO SINTÉTICO PARTICULADO?

O enxerto ósseo particulado também é chamado de enxerto ósseo granulado, pois é formado de pequenos grânulos de material sintético. Ele é composto por materiais biocompatíveis e bioativos que mimetizam as propriedades do osso natural, promovendo dessa forma, a formação e a integração óssea.

ENXERTO SINTETICO EM GRANULOS 720 x 480 px 2
Enxerto ósseo particulado utilizado em diversas técnicas para recuperação óssea

Os modernos enxertos ósseos particulados, como o Straumann maxresorb sao compostos por fosfato de cálcio bifásico sintético, com uma superfície nanoestruturada, e que dessa maneira, oferece as condições ideais para adesão de osteoblastos. As propriedades de absorção lenta promovem ainda a regeneração óssea.

Veja as características do Enxerto Ósseo Sintético Particulado

  • Biocompatibilidade: Por ser biocompatível o material não causa reação adversa no corpo.
  • Bioatividade: Superfície nanoestruturada promove a formação óssea e a integração com o osso existente.
  • Facilidade de Uso: Por ser composto de pequenos granulos pode ser moldado e adaptado à área de defeito ósseo.
  • Disponibilidade: Por ser sintético não depende de doadores humanos ou animais, o que garante sua disponibilidade e previsibilidade

Enxerto ósseo pode ser realizado tanto para implante dentario de titanio, quanto para implante de zirconia, o moderno implante branco, para quem deseja um tratamento livre de metais

*Leia mais sobre tratamento com implante sem metais: Tratamento sem metais com Implante dentario cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Composição do enxerto ósseo sintético em granulos

Os enxertos ósseos sintéticos particulados, em granulos, podem ser compostos por vários materiais, acompanhe:

  • Hidroxiapatita: Um mineral natural responsável por compor a maior parte do tecido ósseo.
  • Fosfato tricálcico: Um material bioativo com capacidade de se reabsorver gradualmente enquanto é substituído por osso novo
  • Vidro bioativo: Estimula a regeneração óssea sendo altamente biocompatível.
  • Polímeros sintéticos: Sao materiais que podem ser combinados com cerâmicas para melhorar, dessa forma as propriedades mecânicas e de biointegração.

*Leia mais sobre os modernos implantes com nanotecnologia, excelentes aliados para regioes que receberam enxerto ósseo: IMPLANTES COM NANOTECNOLOGIA – NOVAS TENDENCIAS NOS IMPLANTES DENTARIOS

Como fica a gengiva após a cirurgia de enxerto ósseo?

Uma das principais preocupações dos pacientes que vemos em consultório é com o pós cirúrgico inicial e com aspecto imediato da gengiva. No processo de cicatrização do procedimento com enxerto ósseo forma-se um tecido de cor esbranquiçada, logo nos primeiro dias após a cirurgia. Entretanto, é importante destacar que o tecido branco na gengiva no pós operatório inicial não é pus, usualmente trata-se apenas da “casquinha” de cicatrização do procedimento. Claro, estamos considerando que o paciente está seguindo as recomendações pós cirúrgicas e tomando antibióticos e demais medicamentos prescritos. Certamente, em caso de dúvidas, a recomendação é que o paciente entre em contato para agendar um retorno e acompanhamento pós cirúrgico.

Pontinhos brancos saindo da gengiva sao um problema?

Além desta característica, cabe ressaltar que em casos onde tenha sido utilizado enxerto ósseo em granulos, é natural que haja uma “perda”de parte do material particulado ao longo do tempo. Esta perda de material enxertado apresenta-se como pequenos pontinhos brancos na gengiva, sem que isto seja um problema! Entre nossos pacientes, já vimos saírem grânulos em até 2 meses da realização do enxerto ósseo. Apesar de ser mais usual no pós cirúrgico mais recente, em longo prazo isso também pode ocorrer. Portanto, mesmo que o organismo esteja expelindo parte do material granulado ósseo, isso nao significa que o enxerto ósseo nao foi bem sucedido. Certamente o cirurgiao experiente coloca material ósseo prevendo que parte será assimilada e parte excedente expelida, em processo natural de cicatrizaçao. Dessa maneira, em caso de dúvida, agende sua consulta para fazer o acompanhamento pós cirúrgico sempre que necessário!

Quais sao as indicaçoes do Enxerto Ósseo Sintético Particulado?

Inicialmente o enxerto ósseo sintético particulado tem funçao de aumentar a quantidade de osso disponível para a colocação de implantes dentários.

  • Levantamento de Seio Maxilar, Sinus Lift. Este procedimento visa aumentar a altura do osso na região posterior da maxila. Após a realizacao deste tipo de enxerto, deve-se aguardar 6 meses para sua cicatrizacao antes da colocacao dos implantes.
  • Regeneração Óssea Guiada : Técnica para regenerar o osso ao redor dos dentes ou implantes.
  • Reconstrução Alveolar: Após extrações dentárias ou traumas, para preparar o local para receber implantes ou próteses.
  • Estéticos ou de preenchimento: correção de Defeitos Ósseos causados por doenças periodontais, traumas ou cirurgias.
    Em muitas ocasiões, Dr. Roberto Markarian, experiente implantodontista opta pela realização do enxerto ósseo simultâneo à inserção do implante dentario. Isso sem dúvida permite um tratamento muito mais ameno ao paciente, e rápido, haja vista que reduz o número de cirurgias às quais o paciente precisa ser submetido. Tudo isso em uma cirurgia segura, e focada no bem estar do paciente.

Leia mais sobre implantes dentarios: IMPLANTES DENTARIOS | SEU SORRISO DE VOLTA | RECUPERE SUA AUTOESTIMA E SUA CONFIANÇA

Técnica de Summers de levantamento com enxerto particulado e implante simultâneo

A técnica de Summers, realizada na Clinica Dentaria ImplArt, permite implante dentário e enxerto ósseo na mesma cirurgia. Segundo Dr. Roberto Markarian, implantodontista, cada caso deve ser verificado em particular para comprovar que será recomendado realizar um implante dentário com o enxerto ósseo ao mesmo tempo com a técnica de Summers. Certamente, este tipo de técnica permite reduzir o número de cirurgias as quais o paciente é submetido, realizando o enxerto ao mesmo tempo que o implante.

Nesta técnica é feita uma manobra para aumentar a altura óssea e permitir a inserção simultânea do implante dentario. A cavidade é preenchida com enxerto ósseo sintético particulado, e o processo de osseointegraçao do implante e cicatrização do enxerto ósseo acontecem juntos.

Enxerto ósseo técnica Summers

Como é realizada a técnica de levantamento de seio maxilar, Sinus Lift?

O levantamento do assoalho do seio maxilar tradicional é feito através de uma “janela” aberta no osso maxilar. Com um instrumento cirúrgico específico, a delicada membrana do seio maxilar é deslocada e levantada.

O espaço que surge é então preenchido com material de enxerto ósseo particulado. Nesta técnica a cirurgia é concluída sem a colocação do implante dentário, e a regiao fica alguns meses aguardando uma regeneração óssea. Normalmente o prazo de cicatrização do enxerto Sinus Lift é de 6 meses. Após o período de formação óssea, uma segunda cirurgia é marcada para colocação dos implantes.

Enxerto ósseo Sinus Lift

Como é realizada a técnica de enxerto ósseo de transplante?

A técnica de enxerto de transplante ósseo, ou enxerto em bloco é utilizada em caso de perda óssea severa, muitas vezes em pacientes que utilizaram próteses removível, dentaduras, durante anos. E em decorrência desta perda óssea em espessura e altura, necessitam a reposição de uma grande massa óssea de forma tridimensional para permitir a colocação de implantes.

Leia mais sobre enxerto de transplante: Enxerto ósseo dentário de transplante

enxerto em bloco

Enxerto ósseo em bloco

Benefícios do Enxerto Ósseo Dental

Primeiramente o principal benefício do enxerto ósseo é a restauração da altura e densidade do osso alveolar, essencial para a estabilidade e longevidade dos implantes dentários. Outros benefícios incluem:

  • Melhora na Função: O enxerto ósseo permite a colocação de implantes dentários, que funcionam como dentes naturais, melhorando a mastigação e a fala.
  • Estética: A perda óssea pode resultar em alterações faciais, como o afundamento dos lábios e bochechas. A regeneração óssea ajuda a manter a estrutura facial, contribuindo para uma aparência mais jovem e equilibrada. Quando falamos em um tratamento de prótese protocolo, estas mudan;as nas feições dos pacientes sao ainda mais notáveis. Veja como a prótese protocolo permite rejuvenescer as feiçoes do paciente com perda dentaria, Clique Aqui.
  • Prevenção de Complicações Futuras: O enxerto ósseo previne a progressão da perda óssea, que pode levar a complicações adicionais, como a mobilidade de dentes adjacentes e a deterioração da saúde oral geral

O período pós-operatório é crucial para o sucesso do enxerto ósseo. Os pacientes devem seguir rigorosamente as instruções do dentista para garantir uma recuperação suave e eficaz. Veja mais algumas considerações importantes:

Cuidados imediatos após cirurgia de enxerto ósseo

  • Medicação: Após sua cirurgia, Dr. Roberto Markarian irá prescrever analgésicos, anti inflamatórios e antibióticos para prevenir infecções e controlar a dor. É essencial tomar a medicação conforme indicado. Isso valerá tanto para cirurgia de enxerto ósseo apenas, quanto para as cirurgias de implante dentario e enxerto ósseo combinados.
  • Higiene Oral: Manter a área limpa é vital. Portanto, escovar os dentes com cuidado e evitar o uso de enxaguantes bucais fortes pode ajudar a prevenir infecções. O cirurgião-dentista poderá recomendar um enxaguante bucal antimicrobiano específico.
  • Alimentaçao: Nos primeiros dias, uma dieta líquida ou de alimentos macios é recomendada para evitar a pressão sobre o local do enxerto. Evitar alimentos quentes e picantes também é aconselhável nos primeiros dois dias após a cirurgia.

Sinais de alerta após cirurgia de enxerto ósseo

Certamente é normal experimentar algum desconforto e inchaço após o procedimento, afinal o paciente foi submetido a uma cirurgia. No entanto, certos sintomas podem indicar complicações e requerem atenção imediata:

  • Dor Intensa e Persistente: Dor que não é aliviada por analgésicos pode ser um sinal de complicações.
  • Inchaço Excessivo ou Prolongado: Embora algum inchaço seja esperado, um inchaço excessivo ou que persiste por mais de uma semana pode indicar uma infecção.
  • Febre: A febre pode ser um sinal de infecção e deve ser tratada imediatamente.
  • Pus ou Secreção: A presença de pus ou uma secreção amarelada é um sinal de infecção e requer intervenção

Importante destacar que complicações em cirurgias de enxerto ósseo sao extremamente raras, haja vista que o procedimento é muito seguro. Entretanto, caso ocorra, deve-se investigar a saúde geral do paciente, de modo a identificar as possíveis razoes que levaram à manifestação do organismo fora dos padroes esperados.

Fenômeno dos Grânulos de Enxerto Particulado

Certamente após a cirurgia de enxerto é comum observar pequenos grânulos de material de enxerto saindo pela gengiva durante o período de cicatrização, que sao vistos como pontinhos brancos na gengiva. Esse fenômeno ocorre porque nem todos os grânulos se integram imediatamente ao osso existente. A presença desses grânulos não deve causar preocupação, pois faz parte do processo natural de cicatrização. Em caso de dúvidas, agende sua consulta!

Manutenção a Longo Prazo

Inegavelmente após o período inicial de cicatrização, o sucesso a longo prazo do enxerto ósseo e dos implantes dentários depende de uma boa manutenção oral. Isso inclui:

  • Consultas Regulares ao Dentista: Visitas regulares ao dentista são essenciais para monitorar a saúde do enxerto e dos implantes. Nessa ocasião é realizada uma profilaxia, limpeza, de modo a manter a saúde gengival do paciente, evitando a periodontite
  • Higiene Oral Adequada: Escovar os dentes pelo menos tres vezes ao dia e usar fio dental são práticas essenciais para prevenir infecções e manter a saúde dos tecidos ao redor dos implantes.
  • Evitar Hábitos Prejudiciais: Fumar pode comprometer a cicatrização óssea e aumentar o risco de falha do implante. Evitar o tabaco é altamente recomendado.
  • Alimentação Saudável: Uma dieta equilibrada rica em cálcio e vitamina D pode ajudar a manter a saúde óssea e suportar a integração dos implantes. E ainda, como benefício, voce cuida de sua saúde como um todo!
    Portanto, seguir as orientações do dentista, manter uma boa higiene oral e evitar hábitos prejudiciais são fatores-chave para o sucesso a longo prazo do enxerto ósseo e dos implantes dentários. Dessa maneira, com os cuidados adequados, o enxerto ósseo pode proporcionar uma base sólida para um sorriso saudável e funcional, melhorando significativamente a qualidade de vida do paciente através dos implantes dentarios.

Veja video abaixo onde Dr. Roberto Markarian, diretor da Clínica ImplArt explica os benefícios de realizar extraçao dentaria, implante dentários e enxerto ósseo na mesma cirurgia:

Conclusao

Segundo Dr. Roberto Markarian, implantodontista, caso voce esteja passando por um processo pós cirúrgico de enxerto ósseo e implante dentário, nao se assuste aos primeiros efeitos da cicatrização. Na grande maioria dos casos onde há pontinhos brancos saindo da gengiva, trata-se apenas da saída, já prevista e natural, de alguns dos pequenos granulos de enxerto ósseo inseridos na regiao. Portanto, a saída de parte do material, nao significa que todo o enxerto está perdido, pois o organismo é capaz de assimilar parte do material e a outra é naturalmente descartada. Mas claro, na dúvida, consulte sempre seu cirurgião para acompanhar o processo pós cirúrgico!

Para saber mais sobre enxerto ósseo e implante dentário, agende sua consulta com Dr. Roberto Markarian, experiente implantodontista da Clínica ImplArt através do 📲telefone ou WhatsApp (11) 3262-4750

Saiba mais sobre os tratamentos da Clinica ImplArt

Para saber mais sobre os tratamentos da Clinica Dentaria ImplArt, acesse nossa galeria de fotos de nossos tratamentos, clique aqui!

Dr. Roberto Markarian, implantodontista

Texto escrito por DR. ROBERTO MARKARIAN – CRO-SP 73.583
Idealizador e Diretor da Clínica Odontológica ImplArt. – Perfil do Linkedin do Dr. Roberto

DR. ROBERTO MARKARIAN IMPLANTODONTISTA

Dr. Roberto Markarian é referência em implante dentario e próteses dentárias computadorizadas no Brasil. Além de ter experiencia de mais de 10.000 implantes instalados, é pesquisador, e produz conhecimento que vai para o mundo todo publicado em renomadas revistas científicas na área da Odontologia. Responsável por fomentar conhecimento e alta tecnologia aplicado em todos os tratamentos oferecidos pela Clínica ImplArt.

  • Pós-Doutor em Implantodontia – Univ SL Mandic (Campinas-SP) – 2020
  • PhD em Implantodontia – Doutor em Implantodontia pela Univ SL Mandic – 2017
  • Dr Roberto Markarian Especialista em Implantes Dentários pela USP (Implantodontista) – 2008
  • Especialista em Prótese Dentária (Protesista) pelo CFO – 2006
  • Mestre em Prótese Dentária pela USP – 2005
  • Graduado Cirurgião-Dentista pela USP (São Paulo) – 2001
  • Membro do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

AGENDE PELO TELEFONE ou WHATSAPP SUA CONSULTA NA CLINICA IMPLART

como é feito um implante dentario

📲(11) 3262-4750

📲WhatsApp (11) 3262-4750

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *