Biomateriais para enxerto ósseo

Enxerto ósseo como funciona

Os biomateriais para enxerto ósseo é uma técnica indicada para reconstituir uma estrutura óssea que seja suficiente para a colocação de implantes dentários. A falta de volume ou outros defeitos ósseos são comuns em pessoas que estão sem dentes há muito tempo (reabsorção óssea) ou que sofreram algum tipo impacto no tecido ósseo. Dessa forma, os ossos da região ficam com menos espessura e altura e pode ocorrer o aumento do tamanho do seio maxilar. Isso a princípio impede a colocação imediata de implante.

Materiais para fazer o enxerto do maxilar com pouco osso

O dentista possui diversas opções de materiais e de biomateriais para realizar a cirurgia de enxerto ósseo. A decisão será tomada a partir de uma avaliação criteriosa do paciente, levando em conta a estrutura dentária do paciente, a quantidade de material necessária e os resultados que podem ser obtidos. Para pequenas reconstruções ósseas, o dentista pode utilizar material ósseo com materiais sintéticos que já vem prontos para o uso e simplificam a cirurgia.

Como é feito o enxerto ósseo dentário do seio maxilar

O procedimento é realizado no próprio consultório odontológico com anestesia local. Antigamente, para grandes reconstruções, o osso pode era retirado da bacia (ilíaco) ou então da calota craniana (parietal).

Então, o procedimento de enxertia era muito grande e realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral por equipe multidisciplinar odontológica e médica. Porém Hoje em dia é possível realizar enxertos ósseos muito menores e simples, que são a cada dia menos invasivos.

Também é possível utilizar enxertos com materiais derivados de animais – xenógeno (osso liofilizado bovino / genox, Bioss, Botis, Straumann), de bancos de ossos humanos (transplante ósseo humano – alogênicos) ou usar materiais vítreos sintéticos e precursor ósseo (hidroxiapatita sintética).

Entretanto, o mais indicado é o enxerto da própria pessoa (osso autógeno). O enxerto ósseo pode ser realizado em fragmentos ou em bloco, de acordo com a necessidade e indicação específica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583