Conheça os tipos de coroas dentárias

Uma boa indicação para as pessoas que precisam reconstruir seus dentes e deixar sua estética uniforme são as coroas dentárias em porcelana, que recuperam a aparência natural e deixa o sorriso completo.

Para que servem as coroas dentárias e quais os seus tipos e indicações?

A finalidade de uma coroa dental é sobretudo recuperar o formato e funcionalidade do dente. Em suma é uma peça protética (dente artificial) com formato e função de dente natural. Existem alguns tipos de coroas dentárias que podem ser selecionadas para seu tratamento.

A escolha do material vai depender de uma conversa entre o especialista em prótese dentária (Protesista) e o paciente, que principalmente visa esclarecer a finalidade da coroa dentária (estética x resistência), e da durabilidade esperada (provisória x definitiva).

As coroas dentárias podem ser colocadas sobre raízes dentárias com ou sem canal tratado, e também podem ser feitas para implantes dentários. Coroas dentárias podem ser individuais ou se o espaço for grande, podem ser feitas coroas unidas com pônticos (dentes suspensos), gerando dessa forma uma prótese dentária fixa.

Em quais casos posso precisar de coroas dentárias de porcelana?

Entre outras indicações das coroas dentárias estão:

Quais os tipos de materiais para coroas dentárias de porcelana e quais as suas diferenças?

No passado havia outros tipos de coroas dentais que hoje consideramos ultrapassadas como as coroas totalmente metálicas, coroas de ouro, coroas veneer de resina ou coroa veneer de porcelana com metal, coroas procera, alumina, coroas inceram, empress, pivôs e jaquetas. Porém apresentaremos a seguir 4 materiais mais modernos com os quais realizamos coroas dentárias em nossa clínica atualmente.

tipos de coroa dentaria

Tipos de coroa dentaria e suas diferenças técnicas. Todos estes tipos de coroas dentais estão disponíveis para realização em nossa clínica e laboratório de prótese dentária. * O nome técnico se refere ao tipo de porcelana que é usado na coroa dentária. ** A medida de resistência das porcelanas das coroas obedece a norma técnica ISO para resistência Flexural, medida em MPa. A estimativa de estética e a Durabilidade expressam a opinião do autor deste artigo. No caso das coroas MC e ZC a resistência da estrutura é grande, por volta de 1000 MPa porém os problemas ocorrem porque a camada fina de porcelana mais frágil se destaca.

Os materiais dentários possuem diferenças na forma de elaboração clínica e no laboratório, além de diferentes resultados estéticos e graus de resistência.

Aspecto de coroas dentárias de alguns tipos. Os métodos de construção na clínica e no laboratório de prótese são diferentes. MC = metalocerâmica (fabricada manualmente), ZC = Zircônia e cerâmica (fabricada manualmente), P = Porcelana pura (fabricada por métodos computadorizados), ZP = Zircônia pura translúcida(fabricada por métodos computadorizados)

Coroa dentária de porcelana + metal (metalocerâmica é a porcelana aplicada a mão sobre metal) – MC

A porcelana aplicada sobre metal (metalocerâmica) é uma técnica antiga para fazer coroas dentárias, sendo também a que acaba tendo o menor valor final ao paciente e menor custo de fabricação ao dentista (veja nas fotos a coroa MC). Mesmo não sendo tão estéticas quanto as coroas de porcelana sem metal, as coroas metaloceramicas ainda são utilizadas para a restauração dos dentes do fundo da boca.

Todas as coroas metalocerâmicas possuem uma camada de metal subjacente estrutural e depois vem a porcelana / cerâmica sobre ela. A estrutura metálica é fina, forte e se encaixa perfeitamente nos dentes preparados. Uma camada de porcelana é aplicada sobre a estrutura de metal (chamada coping). A camada de porcelana tem 1,5 mm a 2 mm de espessura, dependendo da área do seu dente.

A camada de porcelana é resistente, suporta muito bem as forças de mastigação e se parece com os dentes naturais. Entretanto, as coroas de porcelana sem metal são as coroas mais usadas hoje, pois se combinam facilmente a cor dos dentes adjacentes melhor do que as coroas metalocerâmicas. As coroas metalocerâmicas são mais opacas e não tão naturais quanto as melhores coroas dentárias de hoje em dia.

Coroa dentária metalocerâmica apresentando um problema estético de linha escura perto da gengiva

Coroa dentária de porcelana + metal

Em alguns casos a porcelana sobre metal se desgasta, lasca, trinca ou quebra com o tempo, exibindo então o metal e tornando o trabalho antiestético e sem função. Além disso, em casos com retração gengival linhas escuras perto da gengiva ou partes de metal podem aparecer.

Por conta dessas limitações as coroas de metalocerâmica são mais adequados para os dentes do fundo, não devendo ser usadas nos dentes da frente. Podemos citar ainda como desvantagens para a metalocerâmica a chance de causar alergias e irritações na gengiva.

Coroas dentárias de zircônia + porcelana (zircônia com cerâmica aplicada a mão) – ZC

Uma coroa de zircônia com porcelana aplicada é parecida com uma coroa metalocerâmica na forma de fabricação. A coroa com estrutura de zircônia também tem 2 camadas porém ao invés do metal, temos a zircônia dental, um material branco muito resistente. Observe portanto as duas camadas de material da coroa dental aparecendo na foto abaixo.

Coroa dentaria de zirconia + porcelana cortada ao meio. Observe a camada estrutural de zircônia branca, e a parte amarelada é a porcelana que dá a estética e cor final do dente.

A zircônia é considerada um diamante artificial, sendo tão resistente quanto um metal. De fato, a zircônia dental possui propriedades análogas aos metais, com a vantagem de ser branco e com isso mais estética. A composição das coroas de zircônia + porcelana aplicada não inclui o metal, melhorando os resultados estéticos.

A coroa dentária de zircônia com porcelana também é indicada para substituir uma grande restauração, quando a estrutura do dente está deteriorada.

Coroa dental de Porcelana pura CAD-CAM (Emax – dissilicato de lítio) – P

As coroas de porcelana pura – sistema EMAX – são feitas pela técnica CAD-CAM (Computer Assisted Design) para a produção computadorizada de coroas e restaurações em porcelanas especiais. Altamente translúcidos resistente, duradouro, muito estético e cada vez mais popular. Essas são as principais propriedades de uma coroa Emax, que as tornam uma das melhores opções para restaurar os dentes da frente.

Coroas dentárias de diferentes tipos vistas pelo lado de dentro que normalmente fica escondido. A estética é diferente entre os tipos de coroa e também o método de elaboração. MC = metalocerâmica, ZC Zircônia e cerâmica, P = Porcelana pura emax, ZP = Zircônia pura translúcida

As próteses dentárias e coroas totalmente em cerâmica da Emax estão ganhando popularidade rapidamente na odontologia estética devido à sua excelente estética, durabilidade e resistência. O sistema Emax é indicado principalmente para a fabricação de coroas e lentes de contato dentais na região anterior. Após a preparação do formato final do dente, um molde digital de seus dentes será feito com câmera intraoral.

Esse molde é então transmitido pela internet ao computador de nosso laboratório de prótese dental, que controla o procedimento de design e fresamento. A cor da coroa dentária precisa ser escolhido com antecedência para se assemelhar aos dentes naturais. Com o desenho aprovado, uma máquina fresadora corta o bloco monolítico do dissilicato de lítio para produzir o formato necessário da prótese, já com a cor certa.

Como a coroa é feita de um único bloco de material, e possui uma única camada, podemos chamá-la de coroa monolítica. Em seguida, o dentista testa o encaixe da coroa ao dente, faz os ajustes necessários, e a fixa no dente com uma cola especial.

Coroa dentária de zircônia pura CAD-CAM (zircônia cúbica translúcida) – ZP

As coroas feitas de zircônia cúbica estão se tornando cada vez mais comuns e oferecem algumas vantagens. São feitas com métodos computadorizados CADCAM desde o molde digital até a fabricação.

Força da zircônia pura

Uma das maiores vantagens da zircônia pura para coroas dentárias é sua resistência e durabilidade. Imagine quanta força os dentes de trás exercem sobre os alimentos que você mastiga. Suas coroas precisam ser feitas de um material forte, portanto, a zircônia pura translúcida pode ser uma boa opção para coroas na parte posterior da boca. Além disso, apresentam pouco desgaste, o que pode ser interessante para pacientes com bruxismo, pois não permite a destruição do dente que o bruxismo costuma causar.

Durabilidade da zircônia cúbica dental

As coroas à base de zircônia dental tiveram um desempenho tão bom ao longo de 5 anos quanto as coroas à base de metal, de acordo com um estudos científicos. As feitas de zircônia, chamadas coroas monolíticas de zircônia, são especialmente duráveis.

Biocompatibilidade das zircônias dentais

A zircônia é a escolha de muitos dentistas por sua biocompatibilidade, o que significa que é menos provável que o corpo provoque uma reação ou resposta imunológica como a inflamação. A zircônia é um material tão biocompatível que existem implantes dentários brancos de zircônia. Há uma corrente hoje da Odontologia Biológica mais natural, que prega o uso de materiais mais biocompatíveis e sem metais, sendo que a coroa dentária de zircônia pura se encaixa perfeitamente nos requisitos.

Coroa_de_zirconia_para_dente_40kb
Coroa dentária de zircônia pura para dente natural do fundo (dente molar). Trata-se de um material ultra resistente e altamente estético.

Conheça nossa estrutura completa – na região da Avenida Paulista

Aqui na ImplArt todas as próteses, coroas e restaurações são realizadas em nosso laboratório de prótese próprio, por meio de sistemas computadorizados. Com as coroas em procera, que podem ser utilizadas em qualquer região da boca, a aparência, o formato bem como o alinhamento dos dentes ficam melhores, além da resistência, que também é beneficiada.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta conosco com a nossa equipe. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011