Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilitação oral sem uso de metais, ou seja, metal-free. Esse tratamento é especialmente indicado para pessoas que buscam excelência no resultado estético. Além disso, pode ser utilizada para aqueles pacientes que querem evitar o uso de metais em decorrencia de algum quadro alérgico.

Esta opção tem ganhado cada vez mais espaço pois muitos pacientes querem eliminar o uso de metais em sua arcada, seja por preferência, ou mesmo por restrição médica.

Implantes de cerâmica pura – implante dentário branco, sem metais

O implante dentário de cerâmica de zircônia branca, desenvolvido pela consolidada marca Suíça Straumann, é um dos mais modernos do mercado. A linha de implante cerâmico é o resultado de intensos 12 anos de pesquisa da Straumann para oferecer uma possibilidade de reabilitação oral com excelência estética, mas que, porém, entregue confiabilidade e alta resistência.

Pessoas com falhas ósseas e gengivais, com gengiva fina, e pessoas alérgicas à metais são as principais beneficiadas com essa técnica.

A cor natural dos implantes e pilares cerâmicos é semelhante ao das raízes dentárias, portanto ficam indistinguíveis em casos de falha óssea e gengival. Implantes de titânio possivelmente não ofereceriam resultados tão estéticos nesses casos específicos.

Não apenas a tonalidade natural dos implantes cerâmicos oferece melhores resultados estéticos nesses casos. A ampla gama de diâmetros dos implantes favorece sua adaptação com a anatomia específica, assim como às diferentes técnicas cirúrgicas.

A ausência de componentes metálicos nos implantes e pilares de cerâmica faz com que esse material seja a melhor opção para reabilitação em pacientes que apresentam alergia a algum metal.

Implante, pilares e componentes fabricados em cerâmica de zircônia sem metais

Outras vantagens de implantes cerâmicos Straumann:

  • Permite ótimo monitoramento do tecido mole (gengiva)
  • Possuem tecnologia de Superfície ZLA, que favorece e acelera o processo de osseointegração (fixação do implante no osso).
  • A linha conta com ampla variedade de pilares e componentes protéticos cerâmicos que permitem atender complexos casos de necessidade estética.
  • O protocolo de tratamento permite planejamento digital de implantes na fase pré-operatória.

Coroas dentárias de zircônia pura 3D, somados aos implantes cerâmicos, oferecem excelentes resultados estéticos e segurança para alérgicos a metais

As coroas dentárias metal-free (livres de metais) para implantes dentários são fabricadas com materiais de alta tecnologia e por meio de sistemas digitais. É o que há de mais avançado em coroas dentárias.

Essa metodologia moderna, que envolve planejamento digital, veio para revolucionar a forma com a qual se desenvolve um tratamento odontológico, deixando para trás antigas metodologias artesanais, que eram mais lentas e com mais chances de imprecisão.

A alta tecnologia dos materiais nos permite criar peças muito resistentes, abrindo mão do uso de metais.

Até pouco atrás, conseguíamos realizar coroas resistentes apenas com núcleo metálico (parte interna metálica), com revestimento estético cerâmico (metalocerâmica).

No entanto, alguns casos que exigem refinamento estético, como por exemplo as coroas anteriores (parte da frente da arcada). Pelo fato de esta região ser a mais visível, as pessoas sempre desejam que suas coroas fiquem mais parecidas com dentes humanos, para que seu sorriso fique natural.

As coroas metalocerâmicas são bastante resistentes também, porém o metal na composição pode apresentar tonalidade mais escura no núcleo que normalmente não aparece com facilidade. Dessa forma, a sombra do metal pode ser visível sob iluminação, além de não ser indicada para pessoas que apresentam alergia a metais. Por isso elas tem sido substituídas pelas opções mais modernas como Zirconia Pura, ou Porcelana Pura, que apresentam resistência ainda superior, e proporcionam ainda resultado estético superior.

Coroa metalocerâmica (núcleo metálico) x coroa de zircônia
Um dos inconvenientes de uma coroa metalocerâmica é que se houver retração da gengiva ou desgaste da cerâmica, parte do metal interno pode ficar visível.
A prótese metalocerâmica é certamente muito bela e uma ótima opção para reabilitação oral
Porém pode apresentar sombras escuras no seu interior sob iluminação

A zircônia é a melhor opção para quem busca coroas mais naturais

Primordialmente, a demanda por reabilitações sem metais foi um dos grandes motivos para o desenvolvimento de materiais que suprem as necessidades estéticas e de resistência.

Só para exemplificar, a zircônia pura, zircônia cúbica, zircônia translúcida e cerâmica vítrea são os materiais mais modernos que a ImplArt utiliza para produção de coroas altamente estéticas, sem metais, por meio de sistema digitais.

Produção digital de coroas de zircônia

A zircônia para produção de coroas livre de metais foi concebida para fabricação digital. Dessa maneira, a técnica permite maior conforto ao paciente pois utiliza apenas metodologias digitais, scanner 3D, e por consequência, proporciona resultado estético mais duradouro pela resistência superior proporcionada por este tipo de material.

A primeira fase é a moldagem digital, obtida por meio de scanners digitais.
Com a moldagem digital, as coroas são planejadas em computador
Após o planejamento digital, a coroa é fabricada em modernas impressoras 3D
Por último, as coroas de zircônia livre de metais são instaladas instaladas

Se você ficou com alguma dúvida sobre o tratamento de livre de metais, entre em contato conosco ou agende uma consulta com o Diretor Clínico da ImplArt Odontologia, Dr. Roberto Markarian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583