Skip to main content
restauração com amálgama

A remoção de restauração em amálgama pode expor a materiais contaminantes?

Há uma preocupação disseminada recentemente com relação ao uso de amálgama e metais em tratamentos odontológicos, que inclusive fez surgir uma corrente chamada Odontologia Biológica ou Odontologia Integrativa, que defende conceitos de usar componentes não metálicos e determinados componentes em tratamentos dentários.

A propagação dessa corrente tem feito aumentar o número de pessoas que vão ao consultório muito preocupadas querendo avaliar a possibilidade de retirar esses materiais metálicos antigos da boca, principalmente restaurações de amálgama.

Alinhada a esta vertente, estão os pacientes que preferem tratamentos sem metais. Para isto, existem os novos tratamentos como os implantes dentarios branco, o chamado implante cerâmico, além da coroa zircônia pura e coroa de porcelana pura. Para prótese protocolo, também há a opção de material Zirconia Pura, que trata-se de uma prótese sem metal, com alta resistência e estética superior. Todos estes materiais são oferecidos na Clinica Dentaria Implart.

É perigoso fazer obturação com metal (amálgama)?

A preocupação com a restauração com metal se dá pelo fato de que a amálgama contém mercúrio, um metal pesado. Mas isso não representa perigo iminente. Em geral, o mercúrio na forma elementar ou orgânica realmente oferece riscos contaminantes à saúde e ao meio ambiente. Entretanto, o mercúrio presente em restaurações dentárias, em geral, está na forma inorgânica, uma versão mais segura e com pouca liberação tóxica para o organismo.

Ainda assim, os procedimentos de aplicação e principalmente de retirada são considerados os momentos em que há mais risco de contato com mercúrio, ainda mais em procedimentos de retirada restaurações de amálgama muito antigas.

Há risco de contaminação durante o procedimento de remoção de amálgama?

Durante o procedimento para remoção de restaurações antigas em amálgama, o cirurgião dentista utiliza de recursos para minimizar os riscos de inalação e contato com vapores de mercúrio, tanto o profissional, quanto o paciente. Algumas medidas de segurança são: uso de irrigação, sugador, lençol de borracha para isolamento e demais EPIs. Estudos comprovam que, tomando essas precauções, a filtração de vapores de mercúrio chega a 95%. Os instrumentais e equipamentos utilizados pelos dentistas, há décadas, tem se mostrado suficientes e seguros para proteção, tanto do profissional, como do paciente.

Portanto, de acordo com estudos, as restaurações de amálgama não são grandes causadores de intoxicação ou danos à saúde, e por isso não devem ser removidas apenas como medida preventiva de contaminação. Se houver a necessidade de remoção, o cirurgião dentista lançará mão de métodos para prevenção de contaminação.

Restauração de amálgama x restauração cerâmica

Por que o uso de restaurações metálicas está praticamente fora de uso?

Além da preocupação com potenciais riscos à saúde e a natureza, o uso de amálgama em odontologia já é uma técnica praticamente abandonada, principalmente porque hoje temos opções muito mais estéticas que ao mesmo tempo são resistentes.

Restaurações estética são aquelas que reproduzem as características naturais dos dentes, principalmente a tonalidade. As amálgamas são materiais metálicos e contrastantes com os dentes, mas as restaurações de resina e cerâmicas acompanha a tonalidade do dente.

As restaurações em resina podem ser aplicadas e moldadas diretamente no dente ou fabricadas em impressoras 3D para posterior aplicação. Têm como vantagens o baixo custo e a estética, pois dispomos de uma série de tonalidades que atendem qualquer cor de dente. A desvantagem da restauração em resina é que ela pode manchar com o tempo.

Já as restaurações de cerâmicas são indiretas, ou seja, fabricadas e depois aplicadas no dente. Têm como vantagens a alta resistência a manchas e o método de fabricação computadorizada. A restauração é planejada em software e produzida em impressoras 3D. Este método permite a fabricação de peças de forma mais rápida e precisa. Elas são chamadas de Onlay em Porcelana.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Nós, da Clínica Odontológica Implart estamos à disposição para atender voce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *