Prótese fixa sobre dentes pode ser substituída por coroas e implantes

Prótese fixa sobre dentes para reposição de dentes perdidos

A prótese fixa sobre dentes é uma solução para suprir a função e a estética do sorriso de uma pessoa que teve dentes perdidos ou fraturados. Esse tipo de prótese também é conhecido como ponte. Algumas vezes ela é instalada colada sobre dentes vizinhos remanescentes ou presa por grampos. Apesar de ser uma grande solução para preencher espaços vazios, ela pode causar alguns inconvenientes ao longo do tempo.

Uma delas é que esse tipo de prótese não é capaz de paralisar a reabsorção óssea no local, principalmente embaixo do elemento suspenso. Isso ocorre porque o organismo absorve progressivamente o volume ósseo no local onde ocorre uma extração dentária sem reposição imediata. Portanto nesse quesito o implante dentário rápido seria mais adequado.

Acontece que a prótese não acompanha esse movimento e a tendência é que com o tempo surja um espaço inestético entre ela e o tecido ósseo que recuou. Isso pode deixar a prótese desajustada com o tempo e o usuário pode sentir desconforto para mastigar. Já os grampos podem machucar a mucosa bucal e prejudicar a estética do sorriso se o metal estiver visível.

Ponte colada sobre dentes
Ponte presa por grampos metálicos

Outro inconveniente da prótese fixa sobre dentes é que ela exige um desgaste dos dentes que servirão de apoio, o que pode torna-los mais frágeis e suscetíveis a doenças como a cárie e infiltração dos canais ou inflamações gengivais. Portanto a substituição da ponte sobre dentes por ponte sobre implantes ou por coroas individuais traz muitos benefícios e o principal deles é a paralisação da reabsorção óssea. Quando os pinos dos implantes são instalados no osso, eles funcionam raízes dentárias e o organismo entende que esse osso ainda é útil.

Os implantes dentários possuem outras vantagens:

  • Preserva a integridade dos dentes vizinhos (que não precisam sofrer desgastes);
  • Protege o tecido ósseo e gengival contra doenças periodontais e infiltrações;
  • É mais resistente e durável;
  • Restabelece a função mastigatória e dá segurança para falar e sorrir;
  • Resultado extremamente estético. A coroa protética imita cor, textura e formato dos dentes vizinhos. Há a vantagem estética de não possuir pontos metálicos dos grampos.
  • Quando as coroas são individualizadas elas possibilitam o uso de fio dental (note que a prótese fixa sobre dentes é uma peça inteiriça e não é possível usar fio dental entre os dentes).

Veja exemplos de tratamentos com estética e implantes.

Leia mais sobre levantamento do seio maxilar.

Trocando sua prótese dentária

Se você está utilizado uma prótese fixa sobre dentes há muitos anos e gostaria de substitui-la por implante dentário, será necessário passar por uma avaliação profissional que identificará se há perda óssea avançada ou bruxismo. Em alguns casos, o enxerto ósseo pode ser uma solução para reconstruir o volume perdido. Saiba mais sobre enxerto ósseo.

O ideal é que a pessoa procure fazer essa substituição assim que possível para evitar perda óssea, porém em casos nos quais a gengiva não estiver saudável o procedimento pode estar contra indicado. Seria então necessário um tratamento periodontal prévio. Se você ficou com mais alguma dúvida a respeito desta técnica ou preços, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011