A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de manutenção do tratamento com implantes dentários, próteses dentárias e saúde bucal de uma forma geral. Dessa forma, ao concluir um tratamento odontológico, o paciente deve ter sempre em mente que o acompanhamento é muito importante para acompanhar todos os ganhos de tratamento, e eventualmente fazer eventuais manutenções necessárias. Por isso, vamos acompanhar abaixo mais pontos sobre a importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

Cuidados básicos com limpeza após a conclusão de tratamento

Todos sabemos que escovar os dentes após as refeições, e o uso regular de fio dental e enxaguantes bucais são fundamentais para manter a saúde dos dentes e gengivas, e manter a doença periodontal longe.

Inegavelmente, esses são os recursos diários mais simples que dispomos para remover partículas de alimentos que ficam aderidos nos dentes, além de gengivas e língua.

O fumo pode prejudicar meus implantes?

Importante ter em mente sempre que o hábito de fumar, além de comprometer a saúde como um todo, tem efeito importante na região bucal, pela alta temperatura da fumaça e pelos agentes químicos do fumo. Além de causar manchas escuras nos dentes remanescentes e próteses, podem vir a prejudicar significativamente os implantes dentários.

Profilaxia em consultório. Limpeza profissional de implantes e próteses

Entretanto, os dentistas indicam a limpeza profissional no consultório, também chamada de profilaxia dentária, geralmente a cada 6 meses como forma de garantir uma limpeza mais eficiente. Decerto, esta recomendação vale para todos os pacientes.

Tal procedimento é essencial para remoção do biofilme, placa e tártaro que tendem a se formar nos locais em que as pessoas tem mais dificuldade de higienizar no dia a dia.

A limpeza profissional é indicada para todas as pessoas, sejam aquelas que possuem dentes naturais, como também para quem têm implantes dentários, prótese dentária fixa e prótese dentária móvel (dentadura).

Profilaxia dentária para dentes naturais

Como citado anteriormente, a limpeza profissional a cada 6 meses é indicada para manter a boa saúde bucal. Mesmo com todos os cuidados de higiene bucal, escovando e usando fio dental, algumas áreas da dentição podem acumular biofilme e placa bacteriana.

Isso é bastante comum nas áreas menos visíveis no momento em que escovamos os dentes, como por exemplo, a parte interna da arcada, nos dentes posteriores (dentes de trás). Ainda, em casos mais severos, pode ser recomendada uma limpeza profunda, ou raspagem periodontal.

Limpeza profissional dos dentes: um dos procedimentos é a aplicação de jato de bicarbonato para remoção de placa bacteriana e tártaro.
Em casos de tártaro endurecido, a limpeza é feita com a raspagem e/ou aplicação de ponta de vibração ultrassônica.
A ponta com vibração ultrassônica não dói e retira o tártaro endurecido. É uma das etapas da limpeza em consultório
A seguir, é realizado o polimento do esmalte dentário com uma escovinha rotativa e pasta profilática.
Profilaxia dental com raspagem e alisamento radicular é uma limpeza profunda com intuito de retirar tártaro ao nível gengival (abaixo da gengiva).

Com o tempo, a placa bacteriana fica endurecida (tártaro), e fica cada vez mais difícil de ser removida apenas com os recursos que possuímos em casa.

A profilaxia então tem o principal objetivo de remover esses pontos de acumulo, que são focos de bactérias, antes que se tornem um problema mais sério, como por exemplo a gengivite, periodontite, dentes moles e mau hálito.

Profilaxia para implantes dentários

Muitas pessoas que passam pela reabilitação com implantes dentários relatam terem suas vidas transformadas positivamente, obtendo muito mais qualidade de vida e melhora da autoestima.

No entanto, é preciso ter em mente de que o implante dentário precisa de manutenção para que os benefícios sejam duradouros. Nesse sentido, a profilaxia dentária tem papel fundamental nesse processo.

A limpeza profissional no consultório (profilaxia dentária) é muito importante para manter os resultados obtidos em tratamentos com implantes dentários e prótese dentária fixa. A frequência é especialmente importante para pessoas que com histórico ou predisposição a doença periodontal. A falta de cuidados pode comprometer a manutenção dos implantes, da prótese, bem como a saúde bucal.

Por mais que uma pessoa não possua seus dentes naturais, os implantes e próteses dentárias precisam ser tratados como dentes naturais, e devem receber higienização diária como os dentes naturais. O mesmo se faz presente em próteses protocolo, que também precisam de limpeza diária. Em torno do implante existem os mesmos tecidos ósseos e gengivais que circundam os dentes e por esse motivo precisam de cuidados.

A principal preocupação e evitar a periimplantite, que é a infecção e por consequência a perda óssea na região dos implantes. A perda óssea acentuada certamente comprometerá a fixação e sustentação do implante, que pode amolecer ou até sair.

Infecções bucais, entre elas a periimplantite, quase sempre são causadas por ação de bactérias que habitam a placa bacteriana e o tártaro aderidos em coroas e próteses fixas que não são suficientemente higienizadas, assim como ocorre nos dentes naturais.

A limpeza profissional no consultório a cada 6 meses é então recomendada para evitar o acumulo de placa e tártaro na prótese, componentes e implantes. Além disso, no caso de próteses sobre implantes, eventualmente pode ser necessária a troca de algum parafuso de fixação ou eventual ajuste na prótese. Dessa forma, a limpeza periódica tem medida profilática, e ajuda a manter as características da instalação da prótese e dos implantes.

Limpeza com remoção – profilaxia de prótese dentária fixa

Cada modelo de prótese possui um tipo de conduta de higienização. Dessa forma, após a finalização do tratamento, o dentista orienta quais são os cuidados diários necessários para manutenção de prótese sobre implante.

Mas a prótese fixa sobre implantes tem a particularidade de precisar ser removida em consultório para realizar a limpeza, pois somente o dentista possui instrumentos para remove-la.

Por todo o cuidado que o usuário de uma prótese fixa tenha com a higienização bucal diária, pode eventualmente haver impactação de resíduos alimentares em alguma área da prótese.

Limpeza profissional com remoção da prótese fixa é indicada a cada 6 meses para manutenção dos implantes. Apenas o dentista consegue remover a prótese fixa sobre implantes para realizar a profilaxia.

A limpeza com remoção nada mais é do que a retirada da prótese pelo cirurgião dentista para realizar a limpeza da prótese e conexões dos implantes. Tal procedimento consiste em retirar eventual tártaro acumulado e polimento da prótese, reduzindo significativamente os riscos para a saúde e integridade dos implantes que a suportam. Além de prevenir o mau hálito.

Dúvidas frequentes

É necessário mesmo fazer profilaxia periódica depois de colocar implantes?

Sim, a limpeza periódica faz parte do plano de tratamento e é uma medida preventiva para evitar problemas com implantes dentários, como a periimplantite. A falta de comprometimento do paciente em realiza-la pode prejudicar, dessa forma, a saúde e estabilidade dos implantes. Além de reduzir a durabilidade dos benefícios alcançados com o tratamento.

Limpeza de implante dentário preço

A limpeza com remoção não tem custo embutido no tratamento com implante, ou seja, possui custo a parte. Portanto o paciente precisa se programar a realiza-la a cada 6 meses, ou no período indicado pelo dentista.

Lembre-se de que ela é fundamental para manutenção dos efeitos do tratamento com implantes dentários.

Entra comida no implante dentário?

Se a cirurgia for bem realizada, não há como entrar alimentos no implante dentário. O que pode ocorrer embora, é impactação de alimentos entre a prótese e a gengiva. Entretanto, para evitar isso o dentista fornece orientações de como limpar essa região em casa. Nesse sentido, poderá indicar recursos que facilitam essa tarefa, como por exemplo o waterpik e escovinha interdental que ajuda na manutenção do protocolo dentário.

Profilaxia dental de quanto em quanto tempo

Geralmente a cada 6 meses, ou a critério do dentista observando algumas particularidades do paciente, como uma pré disposição a doença periodontal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583