Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2021%2F02%2Fcoroa aparafusada zirconia teste

Prótese fixa sobre implante aparafusada ou cimentada

A melhor estratégia de reconstrução de dentes perdidos, ocorre por meio implantes dentários. Os implantes dentários permitem a reconquista da função mastigatória e estética do paciente. A cirurgia de implante dentario atualmente é tranquila para o paciente, e há diversos tipos de implantes disponíveis para que o tempo de cicatrização possa ser encurtado.

Além dos tradicionais implantes em titânio, atualmente existem os implantes cerâmicos, opção para quem quer um tratamento sem metais. Mesmo na linha de titânio, há diversos tipos de implante, desde os implantes cone morse, até os mais antigos, chamados de hexágono externo. Nos implantes cone morse, devemos citar os implantes suíços Straumann, que são aqueles que permitem mais rápida cicatrização.

Coroas sobre implantes repõem dentes perdidos e melhora a estética do sorriso

As coroas dentárias (próteses dentárias), que são afixadas aos implantes dentais podem ser classificadas entre as próteses dentárias como cimentadas e aparafusadas. Você sabia que existem estas duas opções?

Basicamente a diferença está na forma com que será feita a instalação desta coroa. No caso da aparafusada, a coroa dentária e implante dentário são unidos por um parafuso de fixação. Por outro lado, as coroas cimentadas, são instaladas com material que une as duas peças por contato.

Então veja a seguir as vantagens, desvantagens e diferenças entre uma coroa cimentada ou aparafusada para implante odontológico. Preparamos algumas informações que vão ajudar a compreender as opções possíveis.

Nesta imagem vemos dois tipos de próteses dentárias produzidas para o mesmo paciente. As próteses aparafusadas tem um orifício na parte superior para que o parafuso passante seja inserido. Posteriormente o furinho será fechado. Já nas coroas cimentadas não há o orifício e a anatomia fica preservada.

Conceitualmente as principais funções de uma prótese fixa sobre implante (coroa protética) são suprir a ausência de dentes perdidos, restabelecer a mastigação, melhorar a estética e a oclusão.

Tanto as coroas cimentadas ou parafusadas podem cumprir as mesmas funções dentárias estéticas ou funcionais indistintamente, com escolha da cor da coroa mais harmônica para cada paciente.

Mas se a coroa sobre implante pode ser fixada aparafusada ou cimentada, qual é a melhor?

Para ser mais detalhista, existem três maneiras de fixar a coroa sobre o implante: a forma cimentada (colada), a forma aparafusada, ou uma forma mista com parte da coroa aparafusada e outra cimentada.

Aparafusadas ou cimentadas, as próteses dentais possuem vantagens e desvantagens, e a técnica a ser escolhida para cada pessoa deve ser bem avaliada pelo dentista na fase de planejamento do tratamento.

Basicamente a escolha do tipo da coroa dentária depende de vários critérios, sendo os mais comuns:

A qualidade da cirurgia é determinante para escolher a utilização de uma coroa colada ou parafusada

Pode parecer estranho exigir um correto posicionamento do implante, pois isso deveria ocorrer sempre. Entretanto há fatores de variação que podem interferir no posicionamento cirúrgico do implante dental de forma intencional pelos implantodontistas ou mesmo por acidente.

Também podem haver limitações locais do osso como seu formato, altura e espessura óssea que podem necessitar de adaptações na colocação dos implantes. Deve ser considerada no plano de tratamento a necessidade da reversibilidade e a facilidade de manutenção das coroas dentárias nos casos de possíveis intercorrências, pois são fatores que variam de acordo com cada modelo.

Há pequenas diferenças nas posições de inserção de implantes para coroas aparafusadas e cimentadas:

coroa parafusada x coroa cimentada
Na forma aparafusa, a coroa é presa no topo do implante por meio de um parafuso. Por esse motivo a coroa possui uma furação central. Já em coroas cimentadas, a coroa é cimentada (colada) sobre um pilar, que pode ser metálico ou de zircônia branca. O pilar é o único componente que é aparafusado, servindo de interface entre coroa protética e implante.

Prótese fixa ou coroa dentária sobre implante aparafusada

A principal característica da prótese aparafusada é que esta possui uma furação em seu centro que permite a passagem de um pequeno parafuso fica responsável por fixa-la ao implante. Após a instalação da coroa, o furo é fechado com uma resina na mesma cor do dente.

Esse tipo de coroa é preferencialmente utilizado na região posterior (dentes do fundo), mas também pode ser usada na região frontal. Entretanto para dentes da frente, se o implante estiver fora de posição centralizada, a coroa dental aparafusada não seria indicada. Poderia haver um comprometimento estético do resultado com o orifício fora do lugar.

Portanto, a técnica de prótese aparafusada exige um planejamento minucioso para que o implante esteja muito bem posicionado e dessa maneira permitir a melhor adaptação da coroa e obter ótimos resultados estéticos e funcionais.

As coroas aparafusadas tem uma grande vantagem pois podem ser retiradas facilmente para manutenção. O parafuso de fixação está mais à mostra e permite desmontar o dente ou prótese a qualquer momento para uma manutenção ou uma limpeza minuciosa.

Hoje em dia temos ótimos recursos tecnológicos que permitem simular a cirurgia do implante antes de mesmo de realiza-la. O planejamento computadorizado (cirurgia guiada) ajuda a selecionar os melhores posicionamentos e ângulos dos implantes. Saiba mais sobre cirurgia de implantes computadorizada.

Outra vantagem da prótese aparafusada é a facilidade para remoção em casos de conserto, limpeza ou então quando há necessidade de troca da coroa.

Rapidez – próteses dentárias parafusadas também são mais rápidas de elaborar e portanto ideais para casos de dayclinic dental.

coroa aparafusada resina 50kb
Coroas com furação dos parafusos e resina aplicada na cor do dente

Leia mais: Materiais de próteses, quais duram mais?

Leia mais: Não quero fazer implante. Existe alternativa para repor um dente?

coroa dentaria aparafusada
Coroa unitária aparafusada para um dente da frente.

Prótese dentária fixa ou coroa sobre implante cimentada

O método de fixação da coroa cimentada sobre implante é um pouco diferente. Neste caso, o parafuso é utilizado para prender um pilar de interface no interior do implante, e em seguida a coroa dentária de porcelana é cimentada sobre o pilar (colada com cimento odontológico), ou seja, não há parafuso na coroa. Portanto, ela não tem nenhuma furação e é considerada mais estética.

É também o modelo de coroa mais utilizado em implantes na região frontal por se tratarem de dentes mais visíveis e anatomicamente mais finos, mas isso não é uma regra.

A grande vantagem da prótese dental cimentada é a estética do dente. Enquanto que a grande desvantagem é a dificuldade de manutenção pois o parafuso de remoção do dente se encontra escondido dentro do pilar da coroa e portanto invisível. Por isso em casos de soltura de parafusos, a coroa pode acabar sendo destruída para encontrar o parafuso interno.

Em geral as coroas cimentadas para implante são elaboradas sobre uma peça de apoio que se chama pilar (ou abutment). Essa peça intermediária vai fazer a conexão entre o implante e a coroa dentária.

implante pilar coroa conjunto em posicao
À direita vemos um conjunto completo de implante, pilar e a coroa que será colada sobre o pilar (peça intermediária). À esquerda o conjunto em posição.

Um bom planejamento e conhecimento técnico fazem toda a diferença

Os procedimentos com coroas cimentadas são considerados simples mas demandam mais materiais, peças e conhecimento técnico em relação as coroas aparafusadas.

A cola usada para fixar uma coroa dentária em um pilar é muito resistente, com grande durabilidade. Por isso se uma coroa se solta constantemente pode haver algum problema entre os encaixes, o que deve ser investigado pelo dentista.

coroas de porcelana
Coroa para cimentação com estrutura interna de zircônia estética
coroa cimentada 50kb
Coroa para cimentação com estrutura interna de zircônia estética – vista interna

Comparado com a coroa aparafusada, a remoção da coroa cimentada é um pouco mais complexa, porque o cimento odontológico possui alto poder de adesão. Portanto não é fácil remover a coroa, e quando há a necessidade de algum conserto pode ser necessário refazer a coroa praticamente desde o início.

As próteses parafusadas ou cimentadas sobre implante podem ser unitárias ou múltiplas.

Importante lembrar sempre que, ao concluir o tratamento, visitar o dentista a cada 6 meses para realização de sua profilaxia e acompanhamento dos resultados do tratamento.

Venha conhecer nosso trabalho e nossa clinica odontológica

Se ficou com dúvida sobre prótese fixa sobre implante, entre em contato com nossa clínica odontológica e agende sua consulta para avaliar o seu caso. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *