Fotos de problemas estéticos de prótese em metal e porcelana

Prótese em metal, ou seja, com reforço metálico (coping) e revestida por resina ou porcelana pode apresentar problemas estéticos depois de algum tempo, por exemplo: retração gengival e exposição da terminação em metal, fratura de revestimento estético e manchas.

A exposição da linha escura perto da gengiva ocorre de forma mais freqüente em pessoas com problemas gengivais ou periodontais, ou pessoas com gengivas delicadas e transparentes. Os novos materiais utilizados nas estruturas das próteses são livres de metal (metal free), como a zircônia. Porém como estas porcelanas são muito brancas e opacas, sobre elas é aplicada uma porcelana estética. Veja um exemplo:

protese de zirconia porcelana sem metais
Prótese com estrutura interna em zircônia revestida com porcelana. Estética superior e alta resistência.

Próteses e coroas metal free são caracterizadas pela ausência de metais em sua estrutura interna, que é fabricada em zircônia. Trata-se de um material cerâmico branco e resistente, portanto oferece um resultado muito mais estético e parecido com dentes naturais. Outros pontos positivos desta tecnologia são: melhora estética, alta durabilidade, translucidez e nenhuma possibilidade do surgimento de manchas cinzas na área da gengiva, como na prótese em metal.

Tipos e materiais de coroa de porcelana

Existem diferentes tipos de materiais utilizados para a elaboração de coroas de porcelana: os materiais mais antigos utilizam metal e os mais modernos não contém metal.

As coroas de porcelana com estruturas internas metálicas são chamadas de metalocerâmicas e as coroas com estrutura branca como no caso da zircônia são chamadas de metal-free, ou seja, livres de metais.

Existem ainda as coroas que não utilizam estruturas internas, e são elaboradas por métodos computadorizados. Além disso cobrir um dente natural destruído com a coroa de cerâmica é fundamental para a saúde bucal pois irá restabelecer a mastigação do paciente.

A vantagem da coroa de porcelana metal free é que ela é mais estética, já que a porcelana pura é um material branco. Dessa forma, a estrutura não é visível dentro da coroa mesmo em ambientes muito iluminados.

As novas gerações de coroas de porcelana são elaboradas por métodos cad/cam de acordo com projetos computadorizados. São realizados em um material único (monolítico). São as coroas de porcelanas digitais, metal free que como principais vantagens oferecem estética e rapidez na elaboração.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato ou então agende uma consulta conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583