Prótese fixa de zircônia translúcida une beleza e resistência

Reabilitar sorrisos é a nossa especialidade

O Dr. Markarian e toda equipe da ImplArt Odontologia estão muito felizes em finalizar com sucesso mais um tratamento com implantes dentários e prótese fixa de zircônia pura translúcida 3D.

Nossa querida paciente nos procurou com problemas periodontais que a afligiam há anos, apresentando perda óssea, retração gengival, mobilidade e falta de alguns dentes.

Foi proposta uma reabilitação oral completa, com a extração dos dentes remanescentes que estavam comprometidos, visando recuperar a mastigação, além do conforto e estética.

Entre as opções apresentadas, a paciente optou pela prótese fixa em zircônia translúcida, pois buscava um resultado esteticamente natural, e com alta durabilidade.

A forma de execução da prótese, planejada com computação gráfica, que torna o tratamento mais confortável para o paciente (não sendo necessário o uso das antigas massas de moldagem) também foi um dos fatores que a paciente valorizou em sua escolha.

Etapas de um tratamento do implante de zircônia

Como a paciente apresentava intensa perda óssea em algumas regiões da arcada, em decorrência de ausência dentária já há anos, houve a necessidade de realização de enxerto ósseo, antes da etapa cirúrgica de inserção dos implantes dentários.

Em primeiro lugar foi realizada a cirurgia de extração dos dentes comprometidos e a colocação de enxerto ósseo em bloco. Após a cirurgia, a paciente usou uma prótese provisória para continuar sua rotina até a completa cicatrização do enxerto.

Após a cicatrização do enxerto, uma segunda cirurgia foi realizada para colocação de 6 implantes dentários distribuídos em toda arcada dentária superior.

No entanto, a quantidade de implantes para suportar uma prótese total depende muito de cada caso, que deve ser avaliado em consulta e com exames (radiografia panorâmica, e tomografia computadorizada) e a escolha é em decorrência da estrutura óssea do paciente.

Usualmente são colocados de 4 a 6 implantes para um tratamento com prótese total, podendo ser colocados inclusive mais, se o caso assim necessitar.

A terceira etapa do tratamento envolveu a reabertura dos implantes e fixação da primeira prótese provisória já nos implantes uma vez cicatrizados.

Na sequência, foram realizadas algumas sessões para refinamento do formato da prótese e dos dentes com o objetivo de adequá-la a todas as necessidades da paciente e tomar uma base para confecção da prótese definitiva com o mesmo formato.

São os chamados protótipos, que irão culminar na prótese Prótese fixa de zircônia translúcida final. A etapa final é a instalação da prótese definitiva fixa em zircônia translúcida sobre os implantes.

O que é zirconia dental?

O material de composição dessa prótese é a zircônia translúcida.

prótese de zircônia pura, chamada de translúcida, é fabricada em óxido de zircônio de alta translucidez, e sustentada por implantes dentários em um tratamento de implante total.

A zircônia é realizada mediante um método de produção extremamente avançado. Com base em moldagem intraoral digital, a prótese de zircônia é planejada em computador e fabricada em impressoras 3D. Ou seja, o disco de zircônia colocado na impressora 3D é fresado no formato do projeto computadorizado.

A estrutura da prótese em zircônia e os dentes formam uma peça única, e por isso ela também é chamada de Zircônia monolítica. A ausência do metal em sua estrutura, é um dos fatores que merece destaque quando comparamos a prótese Zircônia com a prótese chamada de metalo-cerâmica ( Porcelana ).

Se por um lado temos a barra metálica presente nas próteses metalo-cerâmicas, por outro lado, na zircônia a estrutura possui tonalidade extremamente estética por ser clara, e ainda com resistência superior a qualquer outro material.

estrutura de prótese dentária fabricada em zircônia
Estrutura de zircônia para prótese sobre implantes
coroas dentárias de porcelana
Coroas de porcelanavista interna

Observe a região incisal, esta parte do dente responsável por cortar os alimentos: a translucidez da zircônia é totalmente comparável aos dentes naturais!

prótese de zircônia com destaque para a alta translucidez

O processo de produção desta prótese é inovador. As moldagens são realizadas com escâneres intraorais e o projeto da prótese é computadorizado. Tanto estrutura de zircônia, como os dentes são fabricados em impressoras 3D. Por fim, eventualmente, podem ser aplicadas finas camadas de cerâmica para acentuar alguma nuance de tonalidade desejada nos dentes.

Dúvidas frequentes:

Quanto tempo demora para terminar um tratamento como este?

Isso vai depender de cada caso, pois as condições ósseas e gengivais são relevantes para responder essa pergunta. Em condições favoráveis, o tratamento pode ser realizado em tempo reduzido pelo Day Clinic da ImplArt. Mas na maioria dos casos a média é de 6 a 12 meses.

Qual a prótese dentária mais resistente? Qual é melhor, emax ou zircônia?

O material para próteses mais resistente na atualidade é a Zircônia. Sobretudo, é preciso avaliar individualmente as necessidades e os hábitos do paciente para dessa maneira indicar os materiais que respondam melhor a esses aspectos.

A zircônia e a porcelana dental (emax), elaboradas com tecnologia 3D, computação gráfica, utilizadas na ImplArt são as mais modernas do mercado e altamente resistentes (tecnologias americana, alemã e austríaca).

Importante lembrar sempre que, ao concluir o tratamento, visitar o dentista a cada 6 meses para realização de sua profilaxia e acompanhamento dos resultados do tratamento.

Existe prótese removível em zircônia?

Até o momento não, a zircônia é um material para produção exclusiva de coroas e estruturas de próteses sobre implantes.

Qual o valor da prótese de zircônia / Prótese protocolo de porcelana preço / Qual o preço do implante dentário?

Os valores de tratamento odontológicos só podem ser fornecidos mediante consulta com o cirurgião dentista, presencial ou online por teleodontologia, pois há a necessidade de avaliar cada caso para indicar o tratamento mais adequado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre reabilitação oral com prótese de zircônia translúcida sobre implantes de zircônia, entre em contato com a nossa equipe ou então agende uma consulta. Venha conhecer o nosso trabalho, ficaremos felizes em recebê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583