impressora 3D dental

Nova impressora 3D de dentes na ImplArt

impressora 3D dental

Impressora de dentes em 3D: versatilidade na odontologia

A ImplArt está sempre investindo em tecnologias que tornam os tratamentos odontológicos não apenas mais rápidos, como também precisos. Agora está com mais uma novidade arrasadora. Trata-se da impressora 3D Anycubic Photon para impressão de dentes e diversos trabalhos no nosso laboratório de prótese próprio. Veja alguns trabalhos que podem ser realizados nessa impressora 3D dental:

  • Placas miorrelaxantes – indicadas principalmente para tratamento de bruxismo. Tem como objetivo diminuir a intensidade a força e frequência da tensão muscular no momento em que ocorre apertamento ou ranger dos dentes. Também protege os dentes de desgastes e fraturas.
  • Impressão de modelos odontológicos em resina semelhantes aos modelos de gesso
  • Simulação de gengiva artificial e protótipos
  • Impressões de modelos de estudo
  • Impressão de dentes 3D biocompatíveis para provisórios
  • Impressão de guias cirúrgicas para utilização em cirurgias de implantes dentários guiados
  • Modelos 3D para posterior fundição
  • Aparelhos alinhadores ortodônticos 

A fabricação de dentes por 3D é a nova tecnologia

A impressão tridimensional (3D de dentes) é uma técnica de fabricação relativamente nova. As impressoras 3D odontológicas usam um programa de computador para endurecer finas camadas de material, como plástico líquido, até que um dente ou uma prótese ou aparelho dental seja construído.

Essa tecnologia 3D já está em funcionamento em muitos setores, desde permitir que os astronautas imprimam ferramentas no espaço até ajudar arquitetos a criar modelos. Além disso, as aplicações da impressão 3D no atendimento odontológico incluem dentes impressos em 3D personalizados, dentaduras e uma variedade de outras ferramentas para pacientes e profissionais.

Dentaduras impressas em 3D

dentadura impressa
Dentaduras Impressas em 3D: Cada parte é impressa separadamente e no final são unidas.

As próteses totais convencionais (dentaduras) também são usadas para substituir todos os dentes em um arco (toda a parte superior ou inferior da boca). Em uma dentadura, uma base de acrílico se encaixa no topo das gengivas e dentes artificiais são presos à base.

Tradicionalmente, os pacientes precisam visitar seus dentistas cinco ou mais vezes para obter moldes de gengivas, registrar seus padrões de mordida e alinhamento da mandíbula, decidir formatos de dentes e se adaptar a essas dentaduras.

Mesmo depois de todo o trabalho e personalização, as próteses ainda podem ser desconfortáveis ​​e volumosas, ou podem haver erros de fabricação, distorcendo as dentaduras. Entretanto a impressão 3D de dentaduras permite acelerar o processo de fabricação.

Usando a tecnologia CAD / CAM (ou projeto e fabricação auxiliados por computador), um dentista pode moldar ou realizar um escaneamento da boca do paciente.

Em seguida essa informação virtual é usada para fazer o projeto e impressão rapidamente um conjunto de dentes em um número potencialmente menor visitas.

Além disso a impressão de dentaduras também aumenta a precisão, além de permitir por exemplo que o paciente faça uma clonagem de uma prótese antiga que ele goste.

Dentes impressos em 3D

Dentes individuais também podem ser impressos em 3D. Quando o dente natural de um paciente precisa ser extraído, o dentista pode escanear sua forma e tamanho e imprimir uma cópia exata de materiais como resinas provisórias, titânio, porcelana ou zircônia.

Além disso, a escolha do material depende da fase do case e da presencia do dentista e  fornece uma alternativa completamente personalizada aos implantes dentários tradicionais.

A Impressão 3D de dentes já está em uso na Europa e nos Estados Unidos, e está disponível na Clínica ImplArt!

Partes de dentes, restaurações, blocos e coroas dentárias também podem ser impressas de forma personalizada.

Guias cirúrgicos para Implantes

Com a tecnologia de impressão 3D, os cirurgiões orais podem ainda projetar e construir modelos reais de maxilares e outras estruturas para serem usados como guias cirúrgicos.

Esses modelos podem tornar os procedimentos cirúrgicos, como a colocação de implantes, mais previsíveis, mais rápidas e menos invasivas.

Além disso, a tecnologia atual pode até permitir a impressão de modelos de ossos para  para cirurgia reconstrutiva por meio de enxertos ósseos impressos em 3D.

Aparelhos Ortodônticos Impressos em 3D

Os aparelhos de contenção ou estabilizadores são frequentemente usados para manter a posição alinhada dos dentes após a remoção dos aparelhos ortodônticos. Entretanto tradicionalmente, os ortodontistas fazem um molde dos dentes, pedem que um laboratório de prótese dentária crie um aparelho com base na impressão e faça com que o paciente retorne para experimentar e pegar a contenção final.

Com a impressão 3D, esses mesmos aparelhos retentores podem ser feitos em poucas horas. Além disso existem aparelhos alinhadores modernos que se baseiam em Moldagens computadorizadas (escaneamentos intra-orais), planejamento digital e aparelhos praticamente invisíveis e muito confortáveis.

Os melhores alinhadores do mundo hoje são da marca Invisalign, e são realizados em parceria com nossa clínica

Novas técnicas de impressão de dentes

Pesquisadores no mundo todo ainda estão expandindo a variedade de materiais disponíveis para material de impressão, enquanto que nós na clínica ImplArt estamos acompanhando essas evoluções e continuamente trazendo-as a nossos pacientes.

Se você estiver interessado em dentes impressos em 3D e outras opções inovadoras, fale conosco para saber mais. Se você ficou com alguma dúvida, então entre em contato conosco através de um dos canais abaixo:

artificial, biocompatível, como, dentes, está, estudo, gengiva, implart, impressão, impressora, impressora 3D de dentes, mais, modelos, nova, odontológicos, para, protótipos, resina, simulação, também, trabalhos

Comentários (2)

  • Suetonio de Albuquerque Sarmento

    Parabéns Dr. Roberto Markarian.
    A Implart através de sua equipe, especialmente de sua pessoa tem trazido para odontologia e especialmente a implantologia as melhores técnicas para conforto dos pacientes.

    • Grande Sr Suetonio, muito obrigado !

      Disponha e continua contando com nossos serviços. Quando estiver em SP venha à nova sede da clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583

Endereço

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112 (11º andar) - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01333-011

Atendimento

Seg. a Sex. 08:30 - 19:30

Sábado 08:00 - 13:00

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.