
Carga imediata – Indicações e planejamento
Como é realizada a cirurgia de carga imediata com implante dental?
Realiza-se uma cirurgia para instalar os implantes dentários no osso do maxilar. A cirurgia deve transcorrer como uma cirurgia convencional de implante dental. Previamente à cirurgia é feito um planejamento para uma prótese provisória imediata, para que o paciente nunca fique sem os dentes. Existem pré-requisitos para seja possível utilizar o implante instalado:
- Torque (aperto) suficiente (maior do que 35 N.cm)
- Implante longo (maior do que 11 mm)
- Implante com diâmetro suficiente: Maior do que 3,75 mm
- Planejamento de uma prótese compatível com a capacidade de suportar forças do implante
- Número de implantes suficiente
- Boa distribuição dos implantes na arcada
- Paciente sem sintomas de bruxismo
- Pessoas sem sintomas de doenças que comprometam a cicatrização tecidual e óssea (ex: diabetes)
- Paciente não fumante (fumar prejudica muito a chance de sucesso do implante)

Isto significa que nem todos os casos são bons para carga imediata. Algumas vezes, somente durante a instalação do implante poderemos dizer se ele cumpriu os requisitos para a carga imediata. Sendo assim, em alguns casos a carga imediata pode ser abortada para permitir a cicatrização do implante de forma convencional (entre 3 e 6 meses).
Caso a cirurgia transcorra bem, pode-se então iniciar a prótese provisória ou mesmo definitiva, que exige moldes e medidas da arcada. Normalmente realiza-se a carga imediata com uma prótese provisória e ao final do tempo de cicatrização dos implantes e da gengiva (entre 3 e 6 meses), realizamos a prótese definitiva.
Apesar de ser possível realizar o tratamento com o material definitivo inicialmente, consideramos melhor fazer uma prótese provisória, pois a gengiva deve desinchar e osso muda de formato durante os três meses iniciais de cicatrização após a cirurgia. Se você ficou com alguma dúvida, então entre em contato com a nossa equipe.
Deixe um comentário