Projeto digital de próteses dentárias

Agora é possível ver e aperfeiçoar na tela do computador o resultado do tratamento antes do término

O avanço da tecnologia nos últimos anos já permite a realização de projeto digital de próteses dentárias. Essas tecnologias certamente estão tornando os tratamentos cada vez mais rápidos, precisos e com melhor previsibilidade dos resultados. A ImplArt está continuamente investindo na aquisição das principais tecnologias desenvolvidas neste setor.

Elas permitem a realização do que chamamos de projeto digital do sorriso, ou seja, realizamos em computador desde o desenho de um ou mais dentes (escolhendo sua forma e tonalidade) até o planejamento de cirurgias de implantes.

Além disso há uma variedade de trabalhos disponíveis para a realização como coroas, blocos, próteses fixas com ponticos, lentes dentais, próteses sobre implante.

Fotografias do paciente e softwares são utilizados para planejar e realizar modificações funcionais e estéticas no sorriso, como ajuste de oclusão, o formato e a tonalidade dos dentes. 

Exemplo de um projeto digital de lentes de contato dentais 

Cerec 3D e Ceramill Motion II

Sistemas desenvolvidos para laboratórios de próteses dentárias em que podemos fazer o projeto digital de próteses, planejar e a executar dentes por meio de impressoras 3D. A técnica empregada no projeto digital do sorriso é denominada CAD/CAM (sigla em inglês que significa desenho assistido por computador). São compostos por 4 fases:

  • Scanner Intraoral – Trata-se de uma câmera de alta precisão utilizada para captar imagens no interior da boca do paciente. São imagens tão reais que mostram detalhes minuciosos, como tonalidade e textura das gengivas e dentes.
  • Software de processamento – As imagens captadas pela câmera são enviadas para um software especializado que cria um molde digital tridimensional. Nesta fase de processamento, nossa equipe tem a liberdade de realizar ajustes, como alteração de forma e tonalidade, para dessa maneira deixar a peça com as características que mais combinem com as necessidades do paciente. O projeto computadorizado pode ser sobreposto as fotografias do paciente para facilitar a compreensão do tratamento proposto.
  • Fresagem – Equipamento com funcionamento semelhante as impressoras 3D. Ele recebe informações do projeto e o executa de acordo com esses dados. Esse compartimento possui braços robóticos que fazem a fresagem de blocos brutos de cerâmica, até que eles cheguem ao formato da peça projetada.
  • Forno de cerâmica – A peça projetada é levada a um forno de alta temperatura para passar por um processo chamado sinterização da cerâmica. Essa fase é o que dá resistência, brilho e tonalidade à peça para que ela fique com características muito próximas dos dentes naturais. 

As principais vantagens do planejamento digital do sorriso são:

  • Precisão – o projeto de cada dente é feito de acordo com as necessidades do paciente. Logo depois da finalização, ele fica com dimensões e tonalidades iguais ao desenhado no projeto original. A adaptação costuma ser excelente.
  • Previsibilidade – o software utilizado é bastante sensível para que criemos o molde tridimensional do paciente com riqueza de detalhes. Tanto nossos profissionais, como o paciente, podem visualizar o projeto na tela do computador, conseguindo assim, prever o resultado do tratamento com bastante fidelidade.
  • Rapidez – esse sistema permite pular etapas que antigamente só poderiam ser feitas manualmente, ou seja, com ele os trabalhos protéticos tornaram-se mais rápidos. Conseguimos executar dentes em poucos dias ou até mesmo em algumas horas pelo Day Clinic*.
  • Capacidade de repetição – O sistema permite realizar repetições de trabalhos, e até mesmo a cópia idêntica de uma prótese ou um dente. 

A instalação de um provisório feito com planejamento digital do sorriso permite ao paciente visualizar concretamente como ficará seu tratamento antes que comece a realizar os procedimentos mais invasivos em boca. É o chamado test-drive do sorriso ou Mockup digital. Tratamentos que podem ser planejados em computador:

*Em pacientes com condições clínicas favoráveis.

 

 

Comments (2)

  • OSMAILTO DO NASCIMENTO CALDEIRA

    [12/5 08:33] Osmailton Caldeira: Bom dia
    Me chamo Osmailto Caldeira
    Tenho seis implantes na parte superior e seis na inferior
    Uso duas próteses total inferior e superior
    Gostaria de refazelas em 3D e o material seria a zircônia…
    Poderia me passar o valor,qual tempo estimado depois da primeira consulta e formas de pagamento.
    Grato
    No aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011