Tipos de próteses dentárias

Conheça os principais tipos de próteses dentárias

A perda dos dentes ocorre em virtude de vários fatores, por isso também existem vários tipos de próteses que podem ser indicadas para as necessidades de cada paciente. Resolvemos de uma forma bem simples explicar os tipos de próteses dentárias.

A grande notícia é que as próteses dentárias hoje em dia estão muito avançadas e se assemelham cada vez mais com dentes naturais, não apenas em aparência, como também em função.

A dentição é muito importante para a saúde, estética e bem estar. A ausência de dentes compromete a fala, mastigação, convivência social e até mesmo a saúde em geral.

A dificuldade de mastigação às vezes pode influir na má ingestão de nutrientes importantes. Conheça os principais tipos de próteses e as características de cada uma.

Classificação por tipos próteses . por tamanho

Prótese dentária tipo parcial ou múltipla – É uma prótese com forma de ponte e que portanto contém três elementos dentários, sendo o central suspenso sobre a gengiva. Dessa maneira, é utilizada para suprir dentes perdidos sequencialmente.
Tipo prótese parcial ou múltipla – É uma prótese com forma de ponte e que portanto contém três elementos dentários, sendo o central suspenso sobre a gengiva. Dessa maneira, é utilizada para suprir dentes perdidos sequencialmente.
Prótese dentária tipo total – Trata-se de uma prótese para reposição de todos os elementos dentários de uma arcada dentária quando a pessoa não possui mais dentes.

Descrição por tipos próteses . por fixação

Prótese tipo apoiada em gengiva – A prótese dentária total apoiada sobre a gengiva, fica retida pelo formato da prótese ou com auxílio de fixadores.
Apoiada em dentes – A prótese unitária ou parcial pode ser colada sobre dentes que ainda podem ser mantidos, normalmente com canal tratado e com parte da estrutura remanescente preparada. A prótese parcial também pode ser presa nos dentes laterais através de grampos metálicos, porém essa técnica possui algumas desvantagens, como metal aparente e um certo desconforto.
Prótese fixa tipo fixa em implante – As próteses unitárias, parciais ou totais podem ser fixas sobre implantes dentários instalados cirurgicamente no osso do maxilar ou mandíbula. No caso da prótese total, os implantes são estrategicamente distribuídos pela arcada.

Classificação por tipo de material da prótese dentária 

Prótese dentária de tipo resina – Material plástico utilizado para confecção de prótese unitária, parcial ou total, sobre gengiva ou sobre implante. O protocolo de Branemark é uma prótese total com estrutura metálica e dentes e gengiva em resina.
Prótese tipo metalocerâmica – É a prótese unitária, parcial ou total com estrutura metálica e dentes caracterizados em porcelana dental.
Prótese dentária de tipo zircônia – Prótese unitária, parcial ou total com estrutura interna em zircônia com dentes caracterizados em porcelana dental. Extremamente estética e semelhante aos dentes naturais.

Sobre o tipo de caracterização da gengiva 

Prótese com gengiva artificial – A prótese com gengiva artificial é indicada para pessoas que tiveram muita perda óssea vertical, casos em que há remodelamento da gengiva e portanto a perda do formado do arco, ou então perda de gengiva por outros motivos. Neste caso, a gengiva artificial imita o formato e a cor da gengiva natural de tal forma que a prótese fique com aspecto mais natural e para que os dentes não fiquem muito compridos.
Sem gengiva artificial (só dentes) – A prótese sem gengiva artificial é indicada para pessoas que mantém volume e o arco da gengiva natural (por exemplo, a pessoa que extrai um dente e coloca um implante dentário logo em seguida). Não é possível fazer uma prótese sem gengiva em todos os casos. Consulte-nos a respeito.

Tipo de moldagens e planejamento da prótese 

Moldagem tipo computadorizada – O avanço tecnológico nos permite realizar moldagens digitais com scanners intraorais e processos parte computadorizado, parte manual. Isso permite a realização de tipos de próteses mais rápidas, totalmente personalizadas, estéticas bem como excelente adaptação.
Moldagem tipo convencional – realizada com massa e a prótese fabricada por processos totalmente manuais. O resultado pode ficar excelente, porém o trabalho pode ser mais demorado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre os tipos de próteses, então entre em contato conosco ou agende sua consulta.

classificação, como, dentárias, dentários, dentes, forma, gengiva, mais, não, para, parcial, pode, podem, prótese, próteses, reposição, sobre, também, tipos, vários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011