Resultados previsíveis com planejamento digital do sorriso

A utilização de programas computadorizados tem em suma ajudado no planejamento e simulação de diversos tratamentos odontológicos.

O planejamento digital do sorriso possibilita a projeção de tratamentos completamente personalizados. Permitem a compreensão do paciente com relação às etapas de seu tratamento, desse modo alinhando suas expectativas com o tratamento proposto, e acima de tudo: permitem ao dentista ter uma maior previsibilidade dos resultados.

Dessa forma, com o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos, o dentista consegue desenhar coroas, restaurações, tratamentos estéticos, lentes de contato dentais e planejar a colocação de implantes dentários. O objetivo do planejamento digital do sorriso é criar um tratamento personalizado, buscando a harmonia do sorriso e também evitar procedimentos desnecessários. Por conseqüência, também torna o tratamento mais rápido, cômodo e preciso. 

Estética Dental (Smile Design)

Um grande recurso dos programas computadorizados para planejamento de tratamentos odontológicos é a sobreposição de imagens. Trata-se do posicionamento do planejamento digital sobre a foto do paciente, facilitando, por exemplo, a compreensão do paciente com relação ao seu tratamento antes que inicie.

Em síntese, o projeto digital do sorriso começa com a captação das imagens orais do paciente através de um scanner intraoral. Essas imagens em seguida são transformadas em um molde 3D computadorizado das arcadas dentárias. O dentista então visualiza o estado inicial e projeta coroas, restaurações ou lentes de contato dentais com o intuito de resolver diversos problemas que comprometem a estética e a harmonia do sorriso

Escaneamento intraoral

 
 

Alguns casos que, por exemplo, podem ser realizados com planejamento digital do sorriso:

  • Aumento do comprimento ou volume de um ou mais dentes.
  • Alinhamento de dentes assimétricos
  • Confecção de restaurações para dentes quebrados ou deteriorados
  • Confecção de lentes de contatos dental
  • Harmonização dos dentes com o biotipo facial
  • Harmonização da tonalidade dos dentes
  • Substituição de restaurações inestéticas por restaurações de porcelana
  • Confecção de pilares e próteses de zircônia metal free (livre de metais) 

Os tratamentos odontológicos planejados em computador também permitem a realização de muitos procedimentos em Day Clinic (modalidade de atendimento intensivo).  

Planejamento digital de implantes dentários

O planejamento digital de implantes dentários ajuda para que o resultado do tratamento seja adequado às necessidades do paciente. Também auxilia para que o tratamento seja eficiente, o menos invasivo possível e para evitar acidentes de cirurgia (como o atingimento de estruturas sensíveis). O planejamento começa com a realização de uma tomografia computadorizada.

Em seguida as imagens tridimensionais da tomografia permitem ao implantodontista conhecer detalhes como o volume e as dimensões ósseas, e dessa forma, determinar os melhores posicionamentos dos implantes, bem como a escolha de implantes com dimensões adequadas às necessidades de cada paciente. O dentista também tem a opção de encomendar uma guia cirúrgica, confeccionada com base nas informações da tomografia.

A guia cirúrgica funciona como um gabarito com as indicações exatas em que as incisões devem ser feitas, de tal forma que evita cortes e perfurações desnecessárias. Por conseqüência o tratamento se torna, por exemplo, menos invasivo e com recuperação mais rápida. 

Leia mais sobre medo de implante dentário

A cirurgia guiada possibilita:

  • O planejamento cirúrgico e protético prévio, resultando em um procedimento mais preciso;
  • A realização da cirurgia sem retalho com segurança e a possibilidade de carga imediata;
  • O respeito de estruturas ósseas e trajeto de nervos e vasos;
  • A redução da indicação de cirurgias de enxerto ósseo, por exigir planejamento prévio minucioso do caso;
  • Planejamento de procedimentos estéticos e funcionais;
  • Melhor recuperação no pós-operatório;
  • A melhor comunicação entre paciente e dentista, contribuindo para uma maior confiança durante o tratamento. 

A ImplArt Odontologia utiliza as principais tecnologias já desenvolvidas para o planejamento computadorizado de tratamentos odontológicos. Desde o escaneamento intraoral, até a execução de próteses, restaurações e lentes de contato dentais estéticas em impressoras 3D. Se você ficou com a alguma dúvida, entre em contato conosco ou venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes em recebe-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011