Coroas de zircônia pura

As coroas dentárias são próteses indicadas para restauração e reabilitação odontológica em pessoas que, por algum motivo, tiveram danos em um ou mais dentes, inclusive por bruxismo. A reabilitação com coroas dentárias visa a recuperação estética e funcional do sorriso. Porém, alguns materiais utilizados para confecção de coroas dentárias não possuem resistência suficiente para serem utilizados em pacientes que sofrem de bruxismo. 

Como se sabe, o bruxismo é um transtorno dos movimentos da funcionalidade oral, mais caracterizado pelo ranger ou apertamento involuntário dos dentes que ocorre principalmente durante o sono. Essa carga excessiva sobre os dentes e estruturas musculoesqueléticas da face pode causar problemas nos dentes e na correta oclusão de uma forma geral.

Embora a causa do bruxismo não seja muito bem esclarecida, é certo que essa condição acometa com mais frequência as pessoas que sofrem de algum problema emocional, como estresse, ansiedade e preocupação excessiva. Da mesma forma que a força excessiva gerada pelo bruxismo pode desgastar os dentes, também é possível que ela danifique próteses dentárias confeccionadas em determinados materiais.

Nesses casos, a nossa equipe tem a opção de indicar coroas em porcelana com estrutura interna de zircônia pura que são comprovadamente mais resistentes e suportam uma carga maior, mesmo em pacientes com bruxismo. A zircônia adquire essa resistência porque passa por um processo controlado chamado sinterização, que é o seu aquecimento em alta temperatura dentro de um forno especial.

Este processo modifica suas partículas tornando, criando uma peça protética sólida e muito forte. Outras propriedades das coroas com estrutura em zircônia pura: 

  • Coroa livre de metal (Metal free)
  • Translucidez – mesmo em ambientes muito iluminados
  • Biocompatibilidade – sem risco de rejeição
  • Não há condutividade de frio e calor 

Como saber se eu posso ter uma coroa com zircônia pura mesmo tendo bruxismo?

Primeiramente, é importante avaliar o grau de comprometimento oral que o bruxismo já causou até o momento. Se você tem bruxismo não tratado por muitos anos, pode haver um desgaste avançado das coroas dentárias e/ou fraturas de raízes, portanto, antes de receber coroas protéticas para reabilitar e restaurar o seu sorriso, provavelmente será necessário que você passe por um tratamento para correção desses defeitos (por exemplo: tratamentos de canal, aumento da dimensão vertical, aumento de coroa clínica).

O controle do bruxismo é essencial para evitar problemas futuros e as coroas em porcelana com estrutura em zircônia pura poderão ser indicadas. A ImplArt Odontologia possui laboratório de prótese dentária próprio com os Sistema Cerec 3D e Trios 3Shape que agilizam a confecção das coroas com zircônia pura, em alguns casos, até mesmo em poucas horas em atendimento Day Clinic. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

{loadmoduleid 190}  

Leia mais:

{loadmoduleid 152}

bruxismo, como, coroa, coroas, dentárias, dentes, essa, estrutura, excessiva, indicadas, mais, mesmo, muito, não, oral, para, pelo, pode, pura, zircônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583
Endereço
Rua Cincinato Braga, 37 - 11º andar - cj. 112
Bela Vista - São Paulo/SP CEP 01333-011
Telefones
Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.