Substituição de coroa metalocerâmica por coroa de zircônia
Com o avanço das técnicas modernas para confecção de proteses dentarias, alguns materiais foram sendo superados por outros. É o caso da substituição da coroa metalocerâmica por coroa de zirconia.
Certamente a Coroa Zirconia Pura apresenta melhor resultado estético, mais precisão e rapidez na execução, e dessa forma superou a antiga coroa de metaloceramica.
Dado que, a coroa em metalocerâmica tem a tendência, de apresentar problemas estéticos com o tempo, como por exemplo desgaste da camada de cerâmica ou retração da gengiva (expondo parte do metal interno), ela aos poucos vem sendo substituída pela Zirconia e Porcelana.
Isto se aplica certamente, tanto quando falamos em implantes dentários, quanto em coroas dentárias sobre raízes existentes.
Então substituir a coroa metalocerâmica antiga por coroa de zircônia soluciona ao mesmo tempo problemas estéticos e na gengiva, ocasionados por este antigo tipo de próteses dentárias. A Clínica odontológica ImplArt é especializada em tratamentos com Zircônia. Tem know how em seu laboratório digital para executar tanto a Coroa de Zircônia para dentes individuais, quanto a Prótese Protocolo em Zircônia.
Por Roberto Markarian – Dentista graduado com doutorado em Implantodontia e especializado próteses dentárias pela USP e Diretor da ImplArt Odontologia em São Paulo.
Por que substituir coroa metalocerâmica por zircônia?
A coroa metalocerâmica é um dente artificial que substitui um elemento dentário parcialmente ou totalmente perdido. Quando o dente está parcialmente perdido, a coroa é instalada sobre o remanescente dental preparado e tratado. Já quando ocorre a perda total de um dente, a coroa é fixada sobre um implante dentário previamente inserido cirurgicamente no osso.
Esse modelo de coroa é composto basicamente por dois materiais: o metal da estrutura interna e uma camada estética de cerâmica que a caracteriza com cor e textura de um dente natural.
Entretanto, com o passar do tempo a camada de cerâmica pode sofrer desgastes, com exposição de pontos do metal e gerando comprometimento estético para o sorriso (o metal fica escuro perto da gengiva).
A retração da gengiva, que a recessão do tecido gengival também pode levar à exposição do metal, caracterizado pelo surgimento de uma linha escurecida entre a coroa e a gengiva.
Quando uma coroa é planejada, ela é concebida para se ajustar a um determinado formato ósseo e gengival. Entretendo, todos nós sofremos modificações dos tecidos conforme envelhecemos. Em algumas pessoas essas modificações acontecem de forma acelerada, e a coroa que até então era bem ajustada, pode ficar desadaptada aos tecidos.
Outra razão que pode levar à necessidade da troca de uma coroa metalocerâmica por coroa de zircônia é quando a pessoa, em algum momento, apresenta sinais de alergia a componentes metálicos utilizados em odontologia.
Qual é a diferença de uma coroa metaloceramica para a coroa de zircônia?
Como citado anteriormente, a coroa metalocerâmica é constituída por uma estrutura interna de liga metálica coberta por uma camada de cerâmica estética, também chamada de porcelana dental.
Já a coroa de zircônia possui estrutura interna fabricada em óxido de zircônio com tonalidade branca, que é muito mais semelhante ao interior de um dente natural. O avanço tecnológico dos materiais para fabricação de coroa de zircônia oferece muita resistência e resultados estéticos excelentes.
Além disso, coroas de zircônia são fabricadas por modernos sistemas digitais, com processos mais rápidos, confortáveis e previsíveis para melhorar a saúde bucal. A estrutura interna em zircônia é clara, portanto, a coroa não contem material escuro e inestético.
Coroa de zircônia pura une estética avançada e alta resistência
A zircônia pura é uma técnica que se diferencia da coroa zircônia + cerâmica pela ausência camada de cerâmica aplicada, ou seja, a coroa de zircônia pura translúcida é construída com apenas uma camada.
Dessa forma, a excelência estética da zircônia pura é alcançada graças aos materiais e processos que reproduzem transparências, gradientes e texturas dos dentes naturais humanos. A técnica de coroa de zircônia pura pode ser, dessa maneira, aplicada para dentes unitários, pontes e até mesmo prótese total fixa.
Cuidados permanentes com coroas dentárias são fundamentais
Pessoas com coroa dentária devem manter um cronograma de cuidados permanentes para manter sua beleza e funcionalidade, o que inclui cuidados em casa com a higienização e alimentação, como também com retornos periódicos ao consultório para revisão anual.
Essas consultas são importantes para avaliar o contato dos dentes, possíveis infiltrações, retração da gengiva e cáries no remanescente dental, ou até mesmo avaliar a necessidade de troca da coroa dentária antiga para manter a saúde oral.
A troca de coroa metalocerâmica antiga é um procedimento comum quando apresenta linha escurecida próximo a linha gengiva, ou está mal adaptada, com retração gengival, perda óssea, infiltração ou cárie.
Por que a coroa fixa é melhor do que coroa adesiva?
É comum que algumas pessoas optem por uma coroa adesiva para repor um dente perdido. A coroa adesiva é do tipo que é suportada nos dentes vizinhos. Esse modelo é recorrentemente escolhido por dois principais motivos: o desejo por um procedimento mais rápido ou então por um tratamento mais barato.
Entretanto a coroa adesiva pode necessitar de troca antecipada se ela se soltar. Há também outro inconveniente. Como esse modelo de coroa não é capaz de paralisar a absorção óssea, a gengiva pode sofrer alterações, gerando um espaço entre coroa e gengiva, o que não é bom nem para função mastigatória, nem para a estética do sorriso.
Coroa fixa sobre implante é a melhor alternativa para repor um dente
Quem deseja durabilidade, resistência e alto padrão em estética deve considerar substituir seu dente perdido por uma coroa fixa sobre implante dentário. Essa coroa não sai, pois apenas o dentista consegue retira-la em consultório com instrumentos adequados.
O implante dentário funciona como a raiz de um dente, e os modelos mais modernos impedem a perda óssea. Em resumo, a coroa fixa sobre implante é a melhor opção para a função mastigatória e traz melhores resultados estéticos, comparáveis aos dentes naturais.
A cirurgia de um implante é muito tranquila, rápida e indolor. Saiba mais clicando aqui.
Se você ficou com alguma dúvida sobre coroas de zircônia e implantes dentários, entre em contato conosco ou então agende uma consulta e conheça a Clínica Dentária ImplArt. Ficaremos felizes em recebe-lo!
Deixe um comentário