
Novos materiais dentários evitam alergias
Algumas pessoas podem manifestar alergias ao contato com algum material utilizado em tratamentos odontológicos, ou simplesmente evitam buscar o tratamento porque acredita que não existam alternativas de materiais para pacientes alérgicos.
Novos materiais dentários evitam alergias em tratamentos dentários
As alergias mais comuns são a alguns metais, como níquel, ao látex e resinas, e alergias medicamentosas, como reação a alguns componentes de anestésicos. A boa notícia é que atualmente existem alternativas de materiais para praticamente todos os casos de alérgenos em odontologia. Veja alguns exemplos:
Implante e prótese dentária sem metal
Pessoas que necessitam de reabilitação oral com implantes dentários e apresentam alergia a algum tipo de metal podem se beneficiar de implantes de zircônia, um material cerâmico branco e muito resistente. Próteses dentárias também podem ser feitas sem metais na composição, fabricadas em cerâmicas especiais ou mesmo em zircônia pura.
Coroa para reconstrução dental com sem metal: estrutura interna em zircônia com acabamento em cerâmica Prótese para reconstrução dental com estrutura interna em metal – vista por dentro
Aparelho ortodôntico sem metal
Pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico e tem alergia ao látex dos elásticos podem utilizar aparelhos autoligados que não necessitam de elásticos, alinhadores transparentes em forma de placa, ou aparelhos convencionais com elásticos de silicone.
Já aqueles que apresentam alergia a algum metal do aparelho ortodôntico têm como alternativa os aparelhos estéticos com bráquetes de cerâmica ou policarbonato ou os alinhadores transparentes livres de metais.
Elástico ortodôntico em silicone para quem tem alergia ao látex Alinhador ortodôntico transparente sem peças metálicas Aparelho autoligado não precisa de elásticos, para quem alérgico ao látex
Pessoas com alergia ao látex normalmente têm conhecimento desta condição antes de ir a um dentista, porque provavelmente já teve contato com o material desde a infância (chupeta, bico de mamadeira, elásticos, etc).
Portanto pode solicitar ao dentista para utilizar luvas de outro material que não seja de látex (luva nitrílica, por exemplo).
Restaurações e próteses sem metais
As restaurações metálicas de amálgama contêm componentes com potencial alérgeno, como o mercúrio, prata, estanho, cobre, zinco, ouro ou índio. As alternativas são as resinas ou porcelana dental, com a vantagem de serem da cor dos dentes e não escuro.
As próteses de estrutura metálica (liga de cromo e cobalto) podem ser substituídas por próteses estéticas com estrutura de zircônia.
Já as pessoas que eventualmente apresentem alergia a resina acrílica ou resina composta podem utilizar as modernas restaurações de cerâmica dental.
Implante cerâmico, ultra resistente, biocompatível e antialérgico Implantes convencionais são feitos de metal – ligas metálicas Implantes e componentes protéticos em cerâmica
Fique tranquilo com a sua alergia bucal!
Antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o dentista conversa com o paciente (anamnese) com intuito de identificar potenciais alérgenos durante o tratamento. É importante que o paciente seja franco e informe qualquer sintoma que já teve na vida, mesmo que pareça irrelevante.
O dentista pode solicitar ao paciente, por exemplo, exames laboratoriais para teste alérgico como parte do planejamento do tratamento odontológico. Venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes e recebê-lo.
Deixe um comentário