A prótese de porcelana é mais pesada que a resina?

Alguns dentistas afirmam que a próteses dentárias de porcelana seriam pesadas e que, portanto, seriam pouco indicada para implantes dentários. Este conceito é antigo e já está ultrapassado, na verdade as porcelanas são os melhores materiais para próteses dentárias fixas para implantes dentários. Confira conosco os motivos:

Sua prótese dentária de porcelana pode ser leve e resistente

Quando se fala em porcelana dental, é comum que venha à nossa mente a percepção de um material mais pesado do que uma resina (plástico das dentaduras), pois associamos sua densidade a de objetos de porcelana que temos em casa.

O fato é que a porcelana dental é um material completamente diferente da porcelana que habitualmente conhecemos. Além disso, a prótese dentária de porcelana sobre implantes não é 100% composta por esse material. Vamos entender melhor a seguir.

A prótese dentária de porcelana para implantes é concebida basicamente de duas formas: a com estrutura metálica e dentes de porcelana, e a de estrutura de zircônia com dentes de porcelana.

90 % dos nossos trabalhos são de próteses dentárias de porcelana e de zircônia

Temos milhares de próteses dentárias em experiência na seleção do material ideal, realização e acompanhamento.

Prótese fixa de porcelana com estrutura metálica

Também conhecida como prótese metalocerâmica, é uma modalidade de prótese dentária em que os dentes de porcelana são aplicados sobre uma estrutura metálica de sustentação.

O material metálico utilizado como reforço no protocolo cerâmico é uma liga de cromo cobalto, que apresenta alta resistência.

Além disso uma prótese dentária protocolo cerâmico apresenta inúmeras vantagem à sua concorrente a protocolo de branemark como estética, brilho, durabilidade, eficiente mastigatória.

Observe o caso abaixo de uma prótese total superior sobre implantes dentários. Este tratamento foi realizado na Clínica ImplArt Odontologia, e a primeira imagem representa a fase de prova da estrutura metálica, em que a ela é fixada aos implantes cicatrizados para verificar o perfeito encaixe.

A segunda imagem demonstra a finalização do tratamento, já com a aplicação dos dentes de porcelana e uma camada de gengiva artificial caracterizada com a tonalidade idêntica à mucosa natural da paciente. O resultado é uma prótese bonita, confortável por ser fixa em implantes e com céu da boca livre.

Prótese de porcelana com estrutura de zircônia

A prótese dentária fixa com dentes de porcelana aplicados sobre uma estrutura de zircônia fresada é altamente resistente e possui grandes vantagens estéticas (translucidez, gradiente de cores).

O peso da zircônia é praticamente o mesmo de uma prótese com estrutura metálica, mas a vantagem estética é um diferencial bastante atrativo, pois torna q prótese dentária mais translúcida e natural.

Além disso, a zircônia é uma opção para pessoas alérgicas a metais.

Esta é prótese que foi realizada com auxílio de sistemas computadorizados na ImplArt Odontologia. A primeira imagem mostra a prova da estrutura de zircônia sobre os implantes cicatrizados, e a segunda mostra a prótese finalizada com os dentes de porcelana e discreta caracterização de gengiva.

Porque o peso da prótese é relevante ou irrelevante?

Mas com essas estruturas internas de metal ou zircônia, a prótese não vai ficar pesada?

De fato uma prótese em metalocerâmica pesa por volta de 35 gramas, enquanto que uma prótese de resina (protocolo de branemark) pesa por volta de 20 gramas e também contém metal como estruturação.

Para comparação, um pão de queijo inteiro pesa 20 gramas, o mesmo peso de um pãozinho infantil (bisnaguinha), e nem por isso ficamos com a cabeça pesada ao comê-los.

Uma diferença de 15 gramas entre os dois modelos de próteses não interfere na funcionalidade da boca, nem deixa a boca pesada. Os músculos da boca e face rapidamente se acomodarão a qualquer prótese instalada na boca do paciente.

Outro fator importante a se saber é que cada pino de implante é capaz de suportar por volta de 100kg de força sobre eles, ou seja em ordem de grandeza o peso da prótese instalada é insignificante e nem é sentido pelo implante, e por isso a prótese em si não lhe faz mal algum.

O que sim pode fazer mal a implantes são sobrecargas de forças como em pacientes com bruxismo ou em implantes com carga imediata. Essas situações transferem forças muito elevadas aos implantes e podem prejudicar-los no longo prazo.

Outro mito difundido pelos dentistas mais antigos é de que a prótese de porcelana vai fazer barulho ao mastigar. Na prática isto ocorre somente quando a oclusão (mordida) fica desalinhada, enquanto que em uma mordida normal não há ruídos anormais.

Por que as pessoas acreditam que a prótese de porcelana é pesada e que prejudicaria os implantes?

Algumas pessoas, e até mesmo alguns profissionais dentistas, acreditam que porcelana é um material muito mais pesado em relação à resina, e que isso incidiria mais força sobre os implantes, prejudicando sua cicatrização ou fixação no osso.

Acreditamos que estes conceitos vem de épocas nas quais as próteses disponíveis eram apenas removíveis e nesse caso sim o peso importava. Uma prótese pesada seria mais instável na boca do paciente e poderia cair ou se soltar.

Porém isto não ocorre com as próteses dentárias para implantes que são aparafusadas e portanto não tem a menor chance de se soltarem

O avanço tecnológico de materiais para produção em CAD/CAM nos oferece muitas opções de alto desempenho, combinando resistência e leveza. Ao mesmo tempo, aumenta a versatilidade e a facilidade na resolução de casos que antes apresentavam dificuldades.

Se você gostaria de colocar implantes dentários para utilizar uma prótese fixa que é mais confortável e bonita, agende uma consulta com a nossa equipe especializada para saber qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blackspace dental: tratamento para melhorar a estética

Blackspace ou buraco negro dental é um espaço escuro entre os dentes com formato triangular i…

Troca de dentadura por prótese fixa em implantes (fotos antes e depois)

O tratamento para troca de dentadura por prótese fixa em implantes dentários melhora a mastigação…

Estética nos dentes para mudar o sorriso antes/depois

Estética nos dentes é uma especialidade odontológica que realiza procedimentos para correção …

Blackspace dental: tratamento para melhorar a estética

Blackspace ou buraco negro dental é um espaço escuro entre os dentes com formato triangular i…

Troca de dentadura por prótese fixa em implantes (fotos antes e depois)

O tratamento para troca de dentadura por prótese fixa em implantes dentários melhora a mastigação…

Estética nos dentes para mudar o sorriso antes/depois

Estética nos dentes é uma especialidade odontológica que realiza procedimentos para correção …

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583