Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2022%2F10%2Fprotese protocolo de resina 50kb

Prótese total em resina sobre implantes com dentes importados ou nacionais: quais escolher?

A prótese total em resina, chamada de prótese protocolo, é um modelo de prótese dentária fixa em implantes dentarios. É portanto, um dispositivo muito melhor do que as antigas dentaduras (prótese móvel). Oferecem melhor estabilidade (por ser fixa) e mais conforto (com o céu da boca livre). A prótese em resina pode ser construída com dentes nacionais, ou dentes importados, com melhor estética e resistência.

Este tipo de tratamento de implante total, chamado também de implante de arcada completa, ou implante dentario de todos os dentes, possui não só a resina como opção para prótese, como também a Metalo-ceramica, a Zirconia convencional e a Zirconia Translúcida. Decerto, esta última opção, a Zircônia Pura, é a mais moderna solução para quem procura um tratamento de implante dentario total com alta resistência e resultado estético natural.

Além do material da protese fixa, é importante saber que os tipos de implantes que irão sustentar a prótese também podem ser escolhidos. Há versões de implantes nacionais e implantes dentarios importados suíços, como os de alto desempenho da Straumann. Estes implantes dentários importados permitem tratamentos mais rápidos, haja vista que o processo de osseointegração é acelerado, podendo ser de 2 meses para este tipo de tratamento de implante de arcada completa. Todavia, caso a opção de implantes seja a nacional, o prazo de cicatrização é normalmente de 4 meses.

Existem diferenças entre prótese total em resina com dentes importados e com dentes nacionais?

Quando uma pessoa precisa de reabilitação oral total, que consiste na reposição de todos os dentes, com reestabelecimento da capacidade de mastigação, de fala, e estética do sorriso, a prótese dentária total fixa em implantes certamente é o que existe de melhor para cumprir esta tarefa. Isto ocorre pelo envelhecimento dental, doença periodontal, ou demais fatores de cuidados bucais.

Entretanto existem diferentes materiais utilizados para composição de uma prótese dentária total. Resumidamente podemos dividi-las em três categorias: resina, metalocerâmica e zircônia. Então é comum que o paciente se sinta confuso no momento de escolher o material da sua prótese, porém estamos dispostos a ajuda-lo nesta escolha, apresentando as vantagens de cada material.

Quando falamos em próteses de resina sobre implantes, elas podem ser concebidas com dentes acrílicos de fabricação nacional ou com dentes importados. Caso queira saber sobre as etapas do tratamento com implante total, acesse aqui.

Quais são os melhores dentes para prótese total?

Certamente, o melhor material disponível atualmente para realizar a prótese total sobre implante dentario é a Zircônia Translúcida, em segundo lugar a Metalo-ceramica ( porcelana ) e em terceiro lugar a Resina com dentes importados.

Diferenças entre materiais como Zircônia e Metalo-ceramica, Porcelana

Quando falamos em escolha de tipos de dentes, estamos falando unicamente da prótese em Resina. Inegavelmente uma das características deste material é sua tendência a adquirir pigmentação e a sofrer desgaste com o passar dos anos. Por isso, ao optar pela opção em Resina, devemos levar em consideração os dentes de melhor qualidade para que o resultado seja mais duradouro.
Caso você opte por realizar tratamento com Zircônia ou Metalo-ceramica ( porcelana ) você não terá a preocupação com desgaste dos dentes ou seu amarelamento, pois elas permanecerão sempre iguais ao longo dos anos. Dessa forma, estas opções são as mais escolhidas para quem quer resultados de longo prazo e com estéticas superiores.

Para a resina, embora estejamos falando de dentes artificiais, a escolha de materiais de qualidade para compor a prótese pode ser decisivo para atingir resultados mais naturais, com maior durabilidade e estética.

Dentes importados ou nacionais para a prótese protocolo em Resina?

Os dentes importados são considerados melhores se comparados aos dentes de fabricação nacional. As duas características que colocam os dentes importados em um patamar superior são: maior resistência ao desgaste e manchas, e a reprodução mais detalhada das características naturais dos dentes, graças as técnicas de fabricação estratificadas.

A técnica de estratificação consiste portanto, na fabricação por camadas que reproduzem as texturas na superfície e as diferentes nuances que compõe um mesmo dente (normalmente mais escuro na borda da gengiva e transparente na ponta) de maneira idêntica aos dentes naturais.

dente acrilico heraeus kulzer 50kb

Ainda que os dentes importados continuem sendo referência em qualidade e excelência técnica, algumas marcas de dentes nacionais têm se destacado nos últimos anos, inclusive exportando seus produtos para países da América Latina e Europa.

As grandes marcas de dentes acrílicos possuem uma grande variedade de formatos (dentes grandes, pequenos, triangulares, quadrados, arredondados), de forma que atenda as diferentes necessidades não apenas a estética, como também funcionais dos pacientes.

Por que dentes importados são mais resistentes do que dentes nacionais?

Os dentes importados mais modernos são fabricados com partículas no seu interior que dão resistência e evitam desgaste excessivo. Já os dentes de resina com baixa carga – como ocorre em muitas marcas de dentes nacionais – eventualmente podem apresentar marcas de desgaste e manchas de forma prematura. Sinais de desgastes e manchas deixam a prótese com aspecto “velho” mais rapidamente e exigir sua troca.

Principais marcas de dentes importados e nacionais de qualidade

Elencamos abaixo algumas opções de marcas de dentes de resina para prótese total para implantes (prótese protocolo):

dente acrilico heraeus kulzer 49kb

Dentes importados Heraeus-Kulzer – Alemães

  • Fabricado com resina de 1ª linha de qualidade
  • Estabilidade de cores
  • Com 4 camadas que caracterizam os dentes com aparência semelhante aos dentes naturais
  • Totalmente calcinável
dente acrilico ivoclar 50kb

Dentes importados Ivoclar – Alemanha

  • Formatos triangular, quadrada e ovalada
  • Estratificação – método de 3 camadas que reproduzem aspectos dos dentes naturais
  • Resistência à abrasão e placa bacteriana
dente acrilico vip dent 50kb

Dentes nacionais VIPI

  • Opções de prensagem de 2 ou 3 camadas (caracterizando aspectos naturais)
  • Matrizes de aço feitas por método CAD/CAM (maior simetria e detalhes)
  • Fabricados com matérias primas selecionadas
  • Fluorescência, alta estabilidade de cores e cores mais naturais (pigmentos biocompatíveis)

Algumas próteses em resina para implantes realizadas no laboratório da ImplArt

O tratamento com implante dentario é inegavelmente reabilitador, além disso os resultados são excelentes do ponto de vista do conforto e estética. Dessa forma, não há porque ter medo de implante dentario. O tratamento é cada vez mais simples e rápido com as modernas tecnologias de scanner 3D possíveis com a Zirconia Translúcida. Certamente o tratamento com implante total irá promover uma revolução em sua vida, promovendo qualidade na forma de se alimentar, e de sorrir. Você conseguirá se livrar da antiga dentadura, e terá muito mais conforto!

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *