
Importância da boa oclusão e mordida dentária
A oclusão é a relação entre a arcada dentária superior e inferior e a forma como os os dentes se tocam (mordida).
A boa oclusão dentária é importante para a saúde e a estética do sorriso
A boa oclusão dentária traz benefícios para a saúde, para as articulações têmporo mandibulares, para a harmonia facial e para todas as funções orais (mastigação, a fala e estética do sorriso).
Dessa forma, a definição do termo oclusão dentária abrange as relações dinâmica, funcional e morfológica entre os componentes da boca. São essas: articulações temporomandibulares, dentes, esqueleto craniofacial, estrutura de suporte dos dentes e sistema neuromuscular.
A boa oclusão beneficia toda a saúde bucal não só a mandíbula, mas também para tratamentos restauradores e reabilitadores como a colocação de próteses, aparelhos ortodônticos, implantes dentários e outros procedimentos.
Em contrapartida, a má oclusão dentária pode trazer comprometimento dessas funções, como a disfunção têmporomandibular (ATM), bruxismo (apartamento dentário, bruxismo de apertamento (briquismo), problema no funcionamento músculo facial, problemas na saúde bucal em geral e alterações estéticas faciais.
Uma mordida afetada pode causar dor e ruídos nas articulações, desgaste de um ou mais dentes, dor nos músculos durante a mastigação, dores de cabeça e no pescoço, tensão, fadiga e travamento ao abrir ou fechar a boca, sintomas que podem afetar até mesmo a qualidade de vida. A falta de dentes pode interferir negativamente na oclusão, principalmente quando faltam os dentes do fundo da boca.

Tipos de oclusão (mordidas)
Como os movimentos da mandíbula estão ligados ao sistema neurológico, podem ocorrer algumas situações. Ela se desloca para um dos lados ou há mudança do eixo do corpo devido a contatos prematuros e interferências oclusais. Características da oclusão dentária:
- 1 classe: oclusão normal, na qual o arco dentário superior (maxila) encaixa-se perfeitamente com o arco dentário inferior (mandíbula).
- 2 classe: a maxila está muito à frente da mandíbula (o queixo parece pequeno)
- 3 classe: a maxila está muito atrás da mandíbula (o queixo parece grande)
- Tipo de mordida cruzada: a mandíbula cobre a maxila em alguma parte
- Mordida aberta: os dentes de cima e de baixo não se tocam
- Mordida profunda: a maxila cobre a mandíbula em demasia
- Apinhamento: falta de espaço para os dentes
Tratamentos para a mordida ruim
O tratamento é indicado nos casos em que os dentes estão fora da posição adequada e o paciente apresenta sintomas como dores, acúmulo de placa, dores músculofaciais ou alterações estéticas. Também dificuldade para mastigar e falar, entre outros que afetam sua qualidade de vida e a autoestima do portador.
Cada caso é avaliado individualmente, mas para o tratamento da má oclusão dentária podem ser indicados um tratamento ortodôntico com aparelho ou cirurgia ortognática para correção dos ossos da face.
Deixe um comentário