Tratamento ortodôntico de dentes retidos

Dentes retidos são dentes que não surgem no local correto da gengiva, algumas vezes ficando deitados e presos dentro do osso. Muitas pessoas nem sentem que têm um dente retido e só o descobrem através de uma radiografia odontológica.

Quando e porque ocorrem dentes retidos e como isso afeta a sua dentição?

Os germes dentais dos dentes permanentes (estruturas embrionárias que dão início à formação dos dentes) ficam acima dos dentes de leite. Ao passo que os dentes permanentes se desenvolvem dentro do osso, eles devem se direcionar para erupção na gengiva, ao mesmo tempo que ocorre a reabsorção das raízes dos dentes de leite que amolecem e caem.

Espera-se que ocorra uma transição apropriada entre dentes de leite (dentição decídua) e a dentição permanente, fase chamada de dentição mista. Essa transição segue uma sequência que dura dos 6 aos 13 anos de idade (entre incisivos até os segundos molares) e dos 17 aos 21 anos de idade para os terceiros molares, até que se complete uma oclusão normal.

No entanto, podem ocorrer a impactação de um ou mais dentes permanentes por interferência no trajeto da erupção, levando a um quadro de dentes retidos (erupção ectópica).

Nessa condição, o dente permanente fica retido e o dente de leite permanece ao invés de cair, ou então há uma ausência completa desse tipo de elemento na posição de oclusão. Esta anormalidade pode ocorrer com qualquer um dos tipos de dentes permanentes, mas é bastante frequente com dentes caninos superiores e com os terceiros molares.

radiografia panoramica dentes impactados dentes inclusos canino terceiro molar
Radiografia de uma pessoa adulta que mostra dentes retidos, 1- dente canino permanente impactado e a retenção de um dente de leite; 2 – terceiro molar inferior.

Por esse motivo é muito importante levar a criança ao consultório dentário na fase de transição da dentição receber um acompanhamento profissional. Um dente retido pode afetar o equilíbrio, a harmonia, o alinhamento e a funcionalidade do arco dentário, e na maioria dos casos pode e deve ser tratado.

Causas frequentes para dentes retidos

Os dentes tortos tornam-se impactados por fatores locais e sistêmicos, podendo ocorrer devido a vários motivos, sendo os principais:

  • Falta de espaço no arco dentário
  • Perda precoce do dente decíduo correspondente
  • Cisto ou neoplasia que gere uma barreira no trajeto da erupção dental
  • Trauma, posição anormal ou rotação do germe dental
  • Pessoas com ausência de incisivo lateral (agenesia) ou com incisivos laterais diminuídos o que gera a falta de um guia para direcionamento dos caninos no sentido da erupção na gengiva (sem guia, os caninos podem se direcionar ao palato)
  • Discrepância entre o tamanho dos maxilares e dos dentes
  • Retenção prolongada de um dente de leite
  • Fissuras lábio-palatinas
  • Deficiências endócrinas (hipotireoidismo e hipopituitarismo)
  • Doenças febris
  • Irradiação
  • Causas genéticas ou hereditárias (por exemplo Síndrome de Down)
  • Resistência do tecido ósseo ou muscular

Tratamento ortodôntico de dentes retidos: quando é indicado?

Após a realização de um exame clínico e radiológico para determinar o exato posicionamento do dente retido, são avaliadas as alternativas para reposiciona-lo.

O tratamento combinado cirúrgico-ortodôntico é a conduta mais realizada para reposicionamento de um dente retido, técnica chamada tracionamento do dente retido.

Normalmente a primeira fase do tratamento é a colocação de um aparelho ortodôntico fixo em toda arcada para movimentar alguns dentes com o intuito de abrir um espaço para ser posteriormente ocupado pelo dente tracionado.

Em alguns casos os dentes que não nascem acabam sendo deixados dentro do osso, e podem ainda ser indicados implantes dentários, ou próteses dentárias para substituí-los.

Após essa fase, é realizada uma pequena cirurgia para expor a coroa do dente impactado em seguida fazer a colagem de um acessório ortodôntico, que é uma espécie de fio que será ligado ao aparelho ortodôntico.

O acesso à coroa depende do posicionamento do dente, podendo ser na frente da gengiva ou no céu da boca (palato).

É através deste fio que o ortodontista realizará ajustes graduais para tracionar o dente, ou seja, puxa-lo para a posição adequada. O tratamento de dentes impactados é, muitas vezes, uma tarefa complexa, que requer integração entre o ortodontista e outros especialistas.

O tempo de duração do tratamento depende muito da complexidade de cada caso, como por exemplo da posição do dente, da idade do paciente, do desenvolvimento da raiz, entre outros.

Uma preocupação frequente do paciente é se ele ficará sem dente durante o tratamento. A boa noticia é que em boa parte do tempo não, pois será utilizado um dente provisório adesivo para preencher o espaço.

Quando tratamento ortodôntico de dentes retidos não é indicado?

Nos casos em que o dente retido está localizado na posição horizontal entre as raízes de um dente vizinho. Nessa condição, o movimento de tração faria com que o dente impactado encoste e reabsorva a raiz de um dente que erupcionou corretamente e prejudica-lo.

Então a abordagem de tratamento para esses casos pode ser outra, como por exemplo, a indicação de sua extração e substituição por um implante dentário e coroa protética.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então venha nos fazer uma visita! Ficaremos felizes em recebe-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Substituição de coroa metalocerâmica por coroa de zircônia

Com o tempo, a coroa de metaloceramica antiga pode apresentar problemas estéticos, como por e…

Blackspace dental: tratamento para melhorar a estética

Blackspace ou buraco negro dental é um espaço escuro entre os dentes com formato triangular i…

Troca de dentadura por prótese fixa em implantes (fotos antes e depois)

O tratamento para troca de dentadura por prótese fixa em implantes dentários melhora a mastigação…

Substituição de coroa metalocerâmica por coroa de zircônia

Com o tempo, a coroa de metaloceramica antiga pode apresentar problemas estéticos, como por e…

Blackspace dental: tratamento para melhorar a estética

Blackspace ou buraco negro dental é um espaço escuro entre os dentes com formato triangular i…

Troca de dentadura por prótese fixa em implantes (fotos antes e depois)

O tratamento para troca de dentadura por prótese fixa em implantes dentários melhora a mastigação…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583