Importância da mastigação correta

Apesar de muitas pessoas não saberem, uma boa mastigação é muito importante para a digestão, já que na verdade é o primeiro passo do processo. A preocupação com a qualidade da alimentação também deve se estender a forma de mastigar o que é levado a boca e o tempo que é destinado a essa atividade.

Para que a mastigação realmente seja bem feita e possua bons efeitos, a arcada dentária deve estar em dia, sem problemas na posição dos dentes, sensibilidade e outros fatores que podem afetar os dentes e suas funções principais. Uma mastigação eficiente, lenta e compassada, com pausas entre cada deglutição, é muito importante para a digestão.

Leia mais: substituição de dentes perdidos por implante dentário

Em contrapartida, uma mastigação mal feita não fragmenta totalmente os alimentos, aumenta o tempo de digestão e sobrecarrega o sistema digestivo. Pessoas que se alimentam muito rápido possuem menos sensação de saciedade e acabam comendo mais, já que o cérebro não transmite os sinais de que está satisfeito rapidamente.

Outro problema é a perda do gosto dos alimentos, já que as papilas gustativas estão localizadas na cavidade bucal. A mastigação incorreta pode aumentar em até três vezes os riscos de gastrite e úlcera. Os benefícios de uma boa mastigação não são apenas para a boca e para os dentes. Todo o sistema digestivo ganha com hábitos melhores e mais saudáveis.

alimentos, boca, dentes, deve, digestão, digestivo, feita, importante, leia, mais, mastigação, muito, não, para, perda, pessoas, rápido, sistema, tempo, transmite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011