Agenesia: diagnóstico precoce é a melhor prevenção

A agenesia é caracterizada pela ausência de um ou mais dentes e pode se apresentar de duas formas: ausência de poucos dentes (hipodontia) ou total de dentes (anodontia). O problema não acontece com muita regularidade mas, quando ocorre, afeta principalmente os terceiros molares (sisos), nos incisivos laterais superiores e pré-molares, da fala.

Segundo estudos, a agenesia dentária afeta cerca de 7% da população mundial. Fatores infecciosos, nutricionais ou traumáticos podem estar relacionados com as causas. Entretanto, a principal responsável é a hereditariedade, o que torna difícil qualquer manobra de prevenção. O diagnóstico é baseado em radiografia e exames clínicos.

O tratamento para o problema é a reposição do dente ausente através do implante dentário ou de um aparelho odontológico. Os casos são muito variáveis e o dentista precisa encontrar a melhor forma de tratar cada paciente.

Em alguns, somente com o aparelho é possível chegar ao resultado desejado. Em situações mais graves, o implante também é utilizado. Uma das peças chaves para o tratamento da agenesia é o diagnóstico precoce. O tratamento pode ser feito em pessoas com qualquer idade, mas tudo fica mais fácil com as crianças, que ainda não possuem a formação dentária completa e a mobilidade é maior.

{loadmoduleid 190}

 

Leia mais:

{loadmoduleid 140}

afeta, agenesia, aparelho, ausência, dentária, dentes, diagnóstico, implante, mais, melhor, molares, não, odontológico, para, pode, precoce, prevenção, problema, qualquer, tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583

Endereço

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112 (11º andar) - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01333-011

Atendimento

Seg. a Sex. 08:30 - 19:30

Sábado 08:00 - 13:00

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.