Retenção dos dentes de leite

Os dentes de leite são os primeiros a nascer na boca ajudando no crescimento do osso, responsável por dar suporte aos dentes. Eles são muito importantes para ajudar as crianças na articulação das palavras e na mastigação. É normal que esses dentes caiam para a chegada dos dentes permanentes que vão acompanhar a pessoa para o resto da vida.

A ausência de dentes pode causar um desequilíbrio funcional e estético no sorriso

A troca só acontece quando o dente permanente está no local para substituir, ou seja, os dentes de leite só caem quando seu substituto já está posicionado. Conforme o dente permanente se forma, a raiz do dente de leite é reabsorvida até que ele fique totalmente sem suporte. Por consequência, ele fica mole e cai.

Por que o dente de leite não cai?

Quando o dente permanente não está pronto para realizar essa substituição, o processo natural que ocorre dentro do osso fica interrompido e não há a absorção da raiz dos dentes de leite. Dessa forma, o dente fica retido e não cai.

Entretanto, a presença desse dente no meio da arcada permanente atrapalha não só a estética, como também a mordida também fica comprometida. Caso a retenção do dente ocorra em uma criança, procure um odontopediatra para orientação e verificação. As vezes os dentes de leite permanecem na boca até a idade adulta do paciente, principalmente se o permanente não existir (agenesia dentária).

Existe algum tratamento para esse caso?

Cada caso com dentes de leite que não caem deve ser avaliado individualmente porque é necessário examinar o posicionamento do dente, mas em geral os dentes de leite que não romperam devem ser substituídos por um dente artificial.

Ele é retirado cirurgicamente e logo em seguida um implante dentário é colocado em seu lugar para deixar a arcada uniforme e melhorar a mordida.

Conheça a ImplArt Odontologia

Se você ficou com alguma dúvida sobre implante dentário e coroa para substituir dentes, entre em contato com a nossa equipe ou agende uma consulta através do nosso WhatsApp clicando no botão abaixo. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes, próteses e da saúde bucal

A limpeza profissional (profilaxia) a cada 6 meses é muito importante e faz parte do plano de…

Tratamento sem metais – Implante cerâmico e coroa pura em zircônia 3D

Uso de implante de cerâmico e coroa pura em zircônia 3D é a combinação completa para reabilit…

Coroa de porcelana fixa sobre implante – caso

Reposição rápida de um ou mais dentes perdidos A coroa de porcelana fixa sobre implante de…

Coroas Metal Free com planejamento digital

As coroas metal free, também conhecidas como coroas de porcelana pura, juntamente com a Zirco…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583