Acidentes esportivos ou de automóvel podem causar a perda inesperada de dentes por trauma em crianças. E nesses casos a realização de um implante dentário em uma criança ou adolescente é recomendada?
A forma ideal de lidar com um dente que caiu – arrancado ou avulsionado, como os dentistas os chamam – é conservar o dente em solução salina (leite pode servir) compatível com o corpo humano.
NÂO LIMPE O DENTE SE ELE CAIU NO CHÃO, O DENTISTA FARÁ ISSO DA FORMA CORRETA AO CHEGAR À CLINICA.
Traga o dente à Clínica ImplArt o mais rápido possível para aumentar as chances de uma reimplantação bem-sucedida.
Se o dente avulsionado não puder ser reimplantado, seu próximo pensamento pode ser um implante dentário.
Seria esta opção segura para seu filho? E se não, quais alternativas você tem?
Antigamente uma vez que um dente foi perdido, ele seria perdido para sempre. Porém, nos dias de hoje, não é esse o caso. Os implantes dentários são uma opção de odontologia restauradora que permite que os pacientes substituam os dentes perdidos por outros que parecem, tem sensibilidade e funcionam como dentes naturais.
Os implantes odontológicos são a opção mais eficaz, previsível e duradoura para substituir um ou vários dentes perdidos. Se um dente for perdido, os pacientes devem considerar implantes dentários em vez de uma ponte dentária removível. Uma ponte dentária móvel pode substituir vários dentes que faltam em sequencia, mas os implantes dentários substituem pontualmente um dente, vários dentes ou mesmo todos os dentes da boca.
Quando um dente foi arrancado e não pode ser reposicionado, os implantes dentários podem ser necessários para restaurar o sorriso de uma pessoa. Primeiro, todos os pedaços remanescentes do dente antigo são removidas da cavidade dentária.
A área é limpa e preparada para receber um parafuso de implante dental. Esse parafuso será colocado no osso da mandíbula, onde se cicatrizará. Após a cicatrização o paciente terá um dente feito sob medida e encaixado em cima do parafuso do implante odontológico.
Embora os implantes dentários sejam a forma padrão de substituir dentes permanentes ausentes em adultos, eles não são a opção certa para crianças.
Isso ocorre porque os implantes dentários só podem ser colocados em pacientes cuja mandíbula terminou seu crescimento e desenvolvimento. Isso acontece quando os pacientes estão entre o fim da adolescência e o início da idade adulta.
Se um implante dentário for colocado em um paciente jovem, ele pode impedir o crescimento da mandíbula e impedir que outros dentes apareçam naturalmente.
Os implantes dentários são colocados diretamente no osso e não têm um ligamento periodontal funcional, portanto, eles não se movem tão facilmente quanto os dentes naturais.
O implante dentário também não se movimentará com o uso do aparelho dentário por isso tem que ser colocado no lugar certo. As idades mínimas para implantes dentários são (pode variar a cada jovem):
A idade recomendada é diferente para cada sexo porque o crescimento ósseo nas meninas geralmente está completo antes do crescimento ósseo nos meninos.
Nessa idade, a mandíbula provavelmente terminou de crescer ou pelo menos atingiu o ponto em que os implantes dentários provavelmente não afetarão negativamente o crescimento futuro.
Por isso em caso de jovens adolescentes podemos solicitar a análise sobre o ritmo de crescimento a um médico ortopedista.
Em geral as crianças precisarão de um acompanhamento por dois especialistas o Ortodontista (especialista em aparelho dentário), e o Implantodontista (especialista em implante dentário) a fim de preparar a boca do paciente para receber um futuro implante.
Poucos adolescentes e pré-adolescentes querem viver sem um dente. Em vez de ficarem com uma lacuna no sorriso, eles podem buscar alternativas enquanto esperam para ter um implante dentário dentro de alguns anos. Aqui estão algumas dessas opções:
Seu filho pode cuidar muito bem dos dentes, mas há emergências odontológicas que acontecem em um piscar de olhos.
Uma emergência dentária, como um dente quebrado, rachado, lascado ou quebrado, pode acontecer com muito mais facilidade se os hábitos de higiene oral não forem suficientes. Escovar, passar fio dental e ir ao dentista são hábitos que podem ajudar seu filho a ter dentes fortes.
Para saber mais sobre a elegibilidade de seu filho para implantes dentários e as alternativas viáveis, entre em contato online conosco ou ligue para 11 3262-4750.
Deixe um comentário