Extrair um dente e colocar implante dentário no mesmo dia

Quanto tempo depois de extrair um dente posso colocar implante dentário?

A indicação do dentista para extração de um dente e logo depois colocar implante dentário pode ser uma notícia desagradável para qualquer pessoa, principalmente quando está localizado na região anterior (parte mais visível). Mas muitas vezes a extração é a melhor conduta para manter a saúde bucal, a boa funcionalidade e a estética do sorriso.

A indicação normalmente ocorre quando o dentista identifica que não há mais tratamentos alternativos para manter o dente. Dente deteriorado pela cárie, doença periodontal avançada (quando há muita perda óssea e inflamação gengival) e fraturas, são os principais motivos que leva a indicação de extração.

Neste momento surgem dúvidas como: Quanto tempo depois de extrair um dente posso colocar implante? É possível extrair dente e colocar implante no mesmo dia? Após extrair um dente quanto tempo posso colocar prótese? Da para colocar implante imediato após extração? Quanto tempo demora para fazer um implante dentário? A boa notícia é que, em muitos casos, é possível colocar implante imediato após a extração.

Pré-requisitos para extrair um dente e colocar implante dentário no mesmo dia

Cada caso deve ser avaliado individualmente em consulta com dentista. Durante a consulta, o paciente será perguntado sobre o estado de saúde em geral, sobre uso de medicamentos, hábitos, etc. Pessoas com diabetes, osteoporose, doença periodontal e fumantes a princípio não podem receber está técnica. A saúde bucal de dentes, mucosas e ossos também serão avaliados através de exames clínico e radiológico.

A ImplArt Odontologia possui toda estrutura para atendimento desses casos, em que o paciente pode realizar desde o exame radiológico até a execução do dente em um mesmo lugar pelo Day Clinic Spa Odontológico. A extração e implante imediato é indicada principalmente quando o paciente não apresenta infecção ativa, doença periodontal descontrolada, inflamação na gengiva, fratura ou pouco volume ósseo.

Como é a cirurgia para colocar implante dentário?

Após esta avaliação criteriosa, a cirurgia de extração é realizada com cautela a fim de preservar ao máximo a estrutura óssea e não gerar pequenas fraturas. A área então é preparada e o implante dentário é fixado, algumas vezes complementado com um enxerto ósseo. A gengiva é fechada e sobre ela é colocada uma prótese provisória. Aguarda-se um período de cicatrização (varia de 1 a 6 meses) para fixação de uma prótese definitiva. Vantagens de colocar implante logo após a extração:

  • Poupa o paciente de constrangimentos sociais pela ausência de dente
  • Mantém a função mastigatória, a fala, a oclusão e a estética do sorriso
  • O paciente passa por apenas um procedimento cirúrgico em apenas um dia e recuperação dos tecidos torna-se mais rápida.
  • O paciente utiliza medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos apenas uma vez.
  • Evita perda óssea e retração gengival

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.

Comentários (42)

  • Maria José Rocha Santos

    Boa tarde, extrair os meus dentes superiores a quase três meses ,com quanto tempo posso fazer implante ?

    • Olá, Em geral após 3 meses pode ser feita uma nova tomografia para ver se o osso se regenerou e se pode ser feito um novo implante.

  • Olá, tenho dois dentes de leite, vou extrair pra fazer implante, mas tenho caninos pra nascer, meu dentista pretende extrair eles tambm, pra poder fazer os implantes, minha pergunt é o seguinte, é possível fazer todo esse procedimentos num dia só? Não ah nenhum risco?

    • Em geral vc pode fazer extrações de dentes de leite e implantes no mesmo dia sem problemas.
      Porém o caso deve ser analisado pelo implantodontista para verificar seu caso.

  • Maria

    Boa tarde!Hj fiz um procedimento onde tirei uma raiz,irei fazer um implante.mas ñ foi dado pontos e ja coloquei uma protese orovisoria tem algum problema?

    • Em alguns casos nos quais não são dados pontos, o implante tem que fechar o orifício da inserção completamente.
      A prótese provisória não poderia pressionar nem machucar a região da implantação do dente.

  • Felipe Alexandre de lima

    Ola , boa noite, eu tinha um pivô na parte superior da frente mas o msm caiu e qbrou a raiz do meu dente, tenho q arrancar o restante do dente q sobrou para começar fazer o procedimentodo implante no osso
    tenho como colocar um implante no msm dia?

    • Felipe em geral colocaremos o parafuso do implante no mesmo dia da extração.
      Porém a conduta correta irá depender da saúde da gengiva ao redor, bem como da integridade do osso
      EM sua consulta com o cirurgião-dentista iremos solicitar os exames necessários e lhe mostrar como devemos proceder em seu caso.

  • Lucia

    Tenho oito dentes pra extrair fui em uma clínica e querem arrancar e por os pinos no mesmo dia da cirurgia estou com medo são dentes inferiores

    • Algumas vezes é indicado remover dentes para instalar alguns implantes dentais. Para esta indicação, os dentes devem estar comprometidos e irrecuperáveis. O procedimento pode ser feito para os dentes inferiores ou superiores.

    • Se o tratamento estiver bem indicado pode ser feito dessa maneira, extraindo os oito dentes e colocando os pinos de implantes dentários

  • Isabela

    Tenho dois dente que nao tem como arrumar tem como eu arrancar e ja fazer o implantes?

  • Thais

    Quantas extrações e implantes podem ser feitos no mesmo dia?

    • Thais, em tese poderiam ser extraídos todos os dentes superiores e inferiores de um paciente na mesma cirurgia, com colocação simultânea de implantes, desde que bem indicado e que o paciente tenha boa saúde.
      Porém, o mais comum é que o procedimento seja separado por segmentos, de forma que não seja tão incômodo para o paciente. Por exemplo, pode-se realizar todos os implantes no lado esquerdo da boca primeiro, para que o lado direito possa mastigar. OU ainda primeiro uma arcada e depois a outra. Enfim , é uma questão a ser planejada e planificada entre o paciente e o implantodontista.

  • Rodnei

    Boa noite.
    Fis implante de 8 pinos.
    7 ja esta tudo oquei.
    Mais 1 Que foi arrancado e colocado o pino no mesmo dia ta meio dolorido ainda.
    Isso e normal?

    • Um pouco de dor até algumas semanas após um implante é bastante normal.
      Nessa região que foi extraído o dente e colocado o pino no mesmo dia há mais trauma e pode acontecer.
      Porém se a dor for muito intensa ou durar muitos meses vale a pena mostrar ao especialista para que examine.

  • Crislaine

    Boa noite
    Posso extrair um dente torto e por um implante perfeito.

    • Teoricamente você pode extrair um dente torto e por um implante perfeito, em casos nos quais o dente tenha indicação de extração.
      O dente torto por si não indica a extração do dente, nem tampouco o implante dentário seria melhor do que ter o dente natural.
      Em caso de dentes tortos em boas condições, o ideal é usar aparelho.

  • Cristina Barreto

    Boa noite… tenho um siso pra extrair e a dentista indicou fazer um implante no mesmo . Isso é possível? Visto que sempre ouvir dizer que a extração do siso é delicada. ( o implante se faz necessário porque só tem um dente ao lado desse siso, os outros já foram extraídos e não foi colocado implante.

    • O implante na posição do dente do siso é incomum mas pode ocorrer a depender principalmente se o dente oposto requer um contato do antagonista e se faz sentido ter um dente do siso.

  • Fabiana

    Preciso extrair 11 dentes, sendo 2 disso. Tenho 84 anos e estou com perda óssea nos dentes. Posso retirar todos no mesmo dia e colocar uma a prótese no mesmo dia??

    • Caso sua saúde esteja controlada e se o osso atual de sua boca comportar, pode ser feito sim.
      A idade não é uma restrição para fazer um implante dentário.

  • Rafaela

    Olá, eu gostaria de saber se corre o risco de os outros dentes entortarem durante esses 3 meses de aguardo para colocar um implante. Fiz a extração do meu primeiro molar superior e agora estou aguardando para colocar o implante, então me surgiu esta dúvida.

  • Vall gomes

    Eu gostaria de fazer o implante no mesmo dia, isso é possível

  • Giselle do Nascimento Monteiro

    Tenho 2 pinos de imolantes em uma localização superior e ainda não coloquei a prótese. Posso 1 implante dessa localidade para colocar o implante protocolo e utilizar esse pino para pôr em outra parte?

  • Anabela Tigueiro

    Boa tarde, O Dr. responsável por o meu tratamento dentário indicou-me fazer “coroa” , contudo todos os “dentes” estão restaurados em ponto extremo, alguns fraturados devido a acidentes por causa de problemas de sustentação colocaram suporte com um “pino”, já tenho ausencia de 3 dentes desde os 16 anos de idade, e pretendía fazer primeiro os 3 implantes no mesmo dia, eles querem fazer coroa e depois fazer os implantes em duas sessões, ( dois dos espaços dos dentes ausentes estão a par), devido à minha sensibilidade gengival. Gostaría de um conselho externo.

  • Rita Paula de Mello

    Boa tarde, estou com furca no dente e foi indicado a extracao do dente e no mesmo dia colicar o.pino implante e provisorio e aguardR 3 meses para definitivo!Isso eh possivel?Estou com perda ossea e tenho osteoporose! estou preocupada? posso fazer canal nesse dente com furca e tentar recupera lo sem extracao? aguardo retorno obrigada

  • Rita Paula de Mello

    O que eh furca? Da pra salvar o dente com canal qd tem furca

    • Furca é a região que corresponde à bifurcação das raízes dos molares e pré molares.
      Quase todos os dentes molares e pré molares tem furca.
      O problema existe quando há uma lesão de furca por motivo periodontal, gerando periodontite. Este problema é considerado intratável indicando a extração do dente.
      Poderia haver também uma cárie na região de furca, que também indica a extração do dente mas nesse caso por enfraquecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011