Skip to main content
harmonizaçao facial

Na Febre da Harmonização Facial, Pacientes Estão Esquecendo de Cuidar de Seus Dentes

Nos últimos anos, a busca pela harmonização facial tem se tornado uma verdadeira febre entre os brasileiros. Influenciados por celebridades e pelas redes sociais, muitos pacientes têm recorrido a procedimentos estéticos para melhorar a aparência do rosto, como preenchimento labial, botox. No entanto, essa tendência crescente tem trazido à tona uma preocupação entre os profissionais da saúde bucal: a negligência com os cuidados dentários.

Claro que a preocupação com a estética facial é importante, entretanto, devemos ter em mente que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Portanto, primeiramente, antes de realizar um procedimento de harmonização facial, procure deixar sua saúde bucal em dia! Dessa maneira, os resultados dos procedimentos estéticos faciais serão um complemento da estética de seu sorriso.

A Harmonização Facial em Alta

A harmonização facial abrange uma série de procedimentos estéticos com o intuito de melhorar a simetria e a harmonia do rosto. Entre os tratamentos mais populares realizados pelos cirurgiões dentistas estão a aplicação de ácido hialurônico para preenchimento de rugas e sulcos, a toxina botulínica (botox) para suavizar linhas de expressão. Esses procedimentos são relativamente rápidos, com pouco tempo de recuperação, o que os torna ainda mais atraentes para quem busca resultados rápidos e eficazes.

A toxina botulínica também é utilizada para fins terapêuticos na odontologia, auxiliando pacientes que sofrem com bruxismo, ou mesmo aqueles que tem sorriso gengival.

Bruxismo é uma condição atualmente muito comum. É caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, pode causar diversos sintomas incômodos e afetar negativamente a saúde bucal.

*Leia mais sobre Bruxismo: Bruxismo e implantes: sintomas, impactos e novos tratamentos

BRUXISMO E IMPLANTES
Bruxismo pode ser combatido com uso de toxina botulínica: botox

Sorriso gengival é quando o paciente apresenta tamanho ou exposição exagerada das gengivas em relação ao tamanho dos dentes. Dessa maneira, o botox atua para restringir à exposição da gengiva ao sorrir, melhorando a estética do sorriso.

*Leia mais sobre sorriso gengival: Aspecto do sorriso gengival

Dentistas podem fazer harmonização facial?

A harmonização orofacial é uma especialidade odontológica regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 198/2019), permitindo ao cirurgião dentista especializado realizar procedimentos estéticos e funcionais nas regiões anatômicas de sua área de atuação. Portanto, na Clínica ImplArt a harmonização facial é vista em conjunto com a estética do sorriso e com a saúde bucal do paciente. Ambas especialidades andam juntas, de modo a oferecer os melhores resultados aos pacientes.

*Leia mais sobre botox para fins terapeuticos: Toxina botulínica para fins terapêuticos odontológicos

A Negligência com a Saúde Bucal

Certamente, a preocupação excessiva com a aparência estética do rosto pode levar muitos pacientes a esquecerem de cuidar da saúde bucal. Segundo o Dr. Roberto Markarian, especialista em implantes dentários, “temos observado um aumento significativo no número de pacientes que chegam ao consultório com problemas dentários avançados, como cáries profundas, doenças gengivais e perda dentária, muitas vezes porque priorizaram os procedimentos estéticos em detrimento dos cuidados básicos com os dentes”.

*Leia mais sobre a importância de realizar profilaxia para a saúde bucal: A importância da limpeza profissional para manutenção de implantes dentarios, próteses dentárias e da saúde bucal

Consequências da Negligência com a saúde bucal

A negligência com a saúde bucal pode ter consequências graves. Doenças periodontais, por exemplo, podem levar à perda de dentes e afetar a saúde geral, uma vez que bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea. Além disso, problemas dentários não tratados podem resultar em dores severas e a necessidade de tratamentos mais invasivos no futuro como o implante dentario. E certamente caso haja comprometimento de diversos dentes, a perda dental severa leva à necessidade do tratamento com implante total e prótese protocolo.

*Leia mais sobre implante dentario: Implante dentário: Saiba tudo sobre implantes dentarios neste guia

Por isso, aqui na Clinica ImplArt consideramos a harmonização facial como a última etapa do tratamento odontológico, após o paciente realizar todos os procedimentos dentários que necessita. Dessa forma, o paciente fica reabilitado por completo e a estética é planejada em conjunto! Portanto, cuidamos do paciente para implante dentario, coroa dentaria, lente de contato ou prótese fixa e em conjunto planejamos a harmonização facial. Afinal, estar com o rosto impecável, mas com a saúde bucal comprometida é algo que não combina, principalmente com quem quer ter um estilo de vida saudável e se preocupa com sua saúde!

A Importância de um Cuidado Integral com a saúde bucal

É essencial que os pacientes entendam a importância de um cuidado integral, que abrange tanto a estética facial quanto a saúde bucal. “A beleza do sorriso deve ser conduzida em conjunto com a função mastigatória e com a saúde bucal”, ressalta Dr. Markarian. “Um sorriso saudável e bem cuidado complementa qualquer tratamento estético e contribui para uma aparência mais jovem e atraente”.

Certamente os dentistas têm um papel crucial em educar seus pacientes sobre a importância da manutenção regular dos cuidados dentários. Visitas periódicas ao dentista, higienização adequada e tratamentos preventivos são fundamentais para garantir a saúde dos dentes e gengivas.

*Caso precise fazer um implante, saiba tudo sobre implante dentario: Implante dentário de um dente | unitário | individual

Conscientização e Educação

Campanhas de conscientização e educação sobre a saúde bucal podem ajudar a reverter essa tendência preocupante. “Precisamos enfatizar que a saúde começa pela boca”, conclui Dr. Markarian. “Não adianta ter um rosto harmonioso se a saúde bucal está comprometida. Um cuidado equilibrado e integral é a chave para uma beleza duradoura e uma vida saudável”.

Em suma, enquanto a harmonização facial pode oferecer resultados estéticos desejáveis, é crucial que os pacientes não negligenciem a saúde de seus dentes. Um sorriso saudável não só complementa a aparência facial, mas também é fundamental para o bem-estar geral e a qualidade de vida.

Saiba mais sobre os tratamentos da Clinica ImplArt

Para saber mais sobre os tratamentos da Clinica Dentaria ImplArt, acesse as imagens de nossos tratamentos no Instagram https://www.instagram.com/clinicaimplart/
Nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/@ImplArtImplanteseestetica
Veja nossa página no Pinterest: https://br.pinterest.com/implante/

Para ver nossa galeria de fotos de nossos tratamentos, clique aqui!
Fale conosco pelo WhatsApp (11) 3262-4750

Dr. Roberto Markarian, implantodontista

Texto escrito por DR. ROBERTO MARKARIAN – CRO-SP 73.583
Idealizador e Diretor da Clínica Odontológica ImplArt. – Perfil do Linkedin do Dr. Roberto

DR. ROBERTO MARKARIAN IMPLANTODONTISTA

Dr. Roberto Markarian é referência em implante dentario e próteses dentárias computadorizadas no Brasil. Além de ter experiencia de mais de 10.000 implantes instalados, é pesquisador, e produz conhecimento que vai para o mundo todo publicado em renomadas revistas científicas na área da Odontologia. Responsável por fomentar conhecimento e alta tecnologia aplicado em todos os tratamentos oferecidos pela Clínica ImplArt.

  • Pós-Doutor em Implantodontia – Univ SL Mandic (Campinas-SP) – 2020
  • PhD em Implantodontia – Doutor em Implantodontia pela Univ SL Mandic – 2017
  • Dr Roberto Markarian Especialista em Implantes Dentários pela USP (Implantodontista) – 2008
  • Especialista em Prótese Dentária (Protesista) pelo CFO – 2006
  • Mestre em Prótese Dentária pela USP – 2005
  • Graduado Cirurgião-Dentista pela USP (São Paulo) – 2001
  • Membro do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

AGENDE PELO TELEFONE ou WHATSAPP SUA CONSULTA NA CLINICA IMPLART

como é feito um implante dentario

📲(11) 3262-4750

📲WhatsApp (11) 3262-4750

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *