• Início
  • Implantodontia . Conheça as novas técnicas e tipos de materiais

Blackspace dental: tratamento para melhorar a estética

Blackspace ou buraco negro dental é um espaço escuro entre os dentes com formato triangular invertido que surge especialmente na linha da gengiva. Em casos moderados, temos o tratamento de preenchimento com ácido hialurônico.

O que é blackspace dental e como ele pode afetar a estética do seu sorriso

Entre as principais causa para o surgimento de um blackspace dental estão:  aumento gengival, pouca espessura de rebordo ósseo, retração gengival, perda óssea e/ou gengival e ausência de papila interdental.

Outras causas que podem levar ao blackspace são: má posição dentária, formato dos dentes, maus hábitos de higiene bucal, doença periodontal, restaurações mal adaptadas e uso de força excessiva durante a escovação.

O blackspace dental não é um problema grave, mas é capaz de gerar um prejuízo estético para o sorriso e eventualmente causar problemas fonéticos e retenção de alimentos.

Blackspace, um espaço escuro que surgiu entre os dentes incisivos centrais superiores devido a retração da gengiva e perda da papila interdental.

O blackspace dental não é a mesma coisa que o diastema. O blackspace é um espaço negro de forma triangular invertida. O diastema é um espaço retangular entre os dentes com praticamente a mesma largura tanto em toda extensão vertical.

As causas do diastema também são distintas do blackspace. O diastema pode existir pela ausência de um ou mais dentes. Em pessoas com freio labial longo, devido ao hábito de chupar chupeta ou dedo na infância, pressão da língua, agenesia ou doença periodontal.

Diferença entre blackspace e diastema

Tratamento do blackspace dental com ácido hialurônico. Como recuperar papila gengival?

Na consulta são avaliados principalmente os motivos do blackspace e o grau da perda da papila interdental, para dessa maneira indicar o tratamento mais adequado.

O preenchimento com ácido hialurônico se mostra muito eficiente para recuperar o volume bem como a forma da papila entre dentes. O ácido hialurônico é um biomaterial utilizado para preenchimento de sulcos e depressões em vários tratamentos estéticos faciais. É muito seguro, com pouco potencial alergênico e não causa rejeição.

Fechamento de blackspace

Neste procedimento, o objetivo é realizar pequenas modificações no dente e não da gengiva. O contato entre os dentes fique mais próximo a linha da papila.

Na maioria dos casos o fechamento é realizado com resina composta na mesma cor natura do dente, mas existem casos que podem ser solucionados com coroas de porcelana mais fechadas na gengiva, facetas de porcelana ou até mesmo as lentes de contato dentais para cobrir o espaço.

Há os casos em que há um espaço escuro devido à má posição dentária, quando existe uma inclinação excessiva das raízes somada a um determinado formato do dente (especialmente dentes triangulares) que então favorece o surgimento do espaço.

Neste caso, o problema pode ser resolvido ao corrigir a posição dos dentes por meio de tratamento ortodôntico. Com o reposicionamento, a gengiva certamente se acomodará entre os dentes.

Se ficou com a alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe especializada em estética dental e harmonização orofacial.

Troca de dentadura por prótese fixa em implantes (fotos antes e depois)

O tratamento para troca de dentadura por prótese fixa em implantes dentários melhora a mastigação e a fala, além de proporcionar mais conforto e segurança para sorrir sem medo.

Troca de dentadura por implantes com prótese fixa é uma opção para a maioria das pessoas

Não é raro ouvir de uma pessoa que precisa usar dentadura, relatos de períodos sentindo desconforto, incômodos ou até mesmo vivência de experiências constrangedoras, como por exemplo prótese dentária que cai. 

A prótese móvel é uma alternativa para pessoas que perderam todos os dentes de uma arcada, porém muitos modelos feitos em acrílico apresentam estética limitada (aparência de plástico) e resistência razoável.

Entretanto as queixas mais comuns sobre prótese móvel são: dentadura machucando a gengiva, dentadura folgada, frouxa ou caindo, prótese dentária céu da boca machucando, dentadura doendo, entre outros.

Dentaduras com problemas atrapalham a mastigação, a alimentação e por consequência a correta nutrição, interferência na fonação, experiências que causam estresse e prejudica o bem estar e a saúde. Além disso, uma prótese móvel com limitações estéticas compromete a beleza do sorriso e a autoestima.

A prótese total fixa sobre implantes então surge como uma excelente alternativa para melhorar a vida de quem precisa repor os dentes perdidos.

Quais são as vantagens de uma prótese dentária fixa em relação a prótese móvel?

Quando o uso da prótese móvel traz algum desconforto, seja funcional, estético ou sensorial, há então a oportunidade de substituí-la por uma versão fixa. Implantes com prótese fixa vantagens:

  • Não movimenta e não precisa de adesivos para fixação
  • Não cai, evitando experiências constrangedoras
  • Os materiais da prótese são mais bonitos e resistentes, especialmente as próteses de zircônia livre de metais.
  • Não machuca gengiva e mucosas
  • Mais segurança para mastigar, sorrir e beijar
  • Melhora a dicção
  • Não possui céu da boca acrílico, melhorando a fala e a experimentação dos alimentos
  • Aumenta o suporte labial, melhorando o aspecto de boca murcha e lábio fino.

Leia mais: Quanto tempo dura uma prótese dentária

Quando devo trocar a prótese dentária móvel por uma prótese fixa?

Você deve estar se perguntando: como saber se eu posso fazer a troca de dentadura por implantes com prótese fixa? O primeiro passo é agendar uma consulta com o Dr. Roberto Markarian, que primeiramente fará uma avaliação minuciosa da saúde bucal e geral e conhecer hábitos do paciente. Também será necessário realizar um exame radiográfico, que é a tomografia computadorizada, para visualização do volume ósseo bem como sua qualidade. Isso é primordial para planejar a quantidade de implantes que serão colocados no osso.

Pessoas que usam dentadura há muitos anos apresentam grande perda óssea no maxilar e isso é uma preocupação comum nas pessoas que gostariam de colocar implantes para usar uma prótese fixa. Como alternativas, realizamos diversas técnicas de enxerto ósseo, ou então a utilização de implantes curtos concebidos para quem com reabsorção óssea.

Outra questão importante é a escolha do material da prótese, que será decidida durante a consulta após a avaliação do paciente para então indicar quais seriam os modelos mais adequados para as necessidades e hábitos de cada pessoa.

Os principais materiais de prótese dentária para implantes são:

  • Resina – material plástico utilizado para confecção de prótese total. O protocolo de Branemark é uma prótese total com estrutura metálica e dentes e gengiva em resina. Saiba mais.
  • Metalocerâmico – Prótese com estrutura metálica (barra metálica) e dentes caracterizados em porcelana dental. Saiba mais.
  • Zircônia e porcelana – Prótese com estrutura interna em zircônia e dentes caracterizados em porcelana dental. Sem dúvida é a opção mais estética e semelhante aos dentes naturais. Fabricada por sistemas computadorizados. Saiba mais.

Um outro aspecto a ser observado é que dependendo do recuo ósseo e gengival, se é leve ou muito grande, vai guiar a confecção de prótese fixa sem ou com camada de gengiva para recompor o desenho natural da gengiva. Saiba mais aqui.

Fotos de antes e depois de um tratamento de troca de dentadura por prótese dentária fixa com implantes

troca de dentadura velha por uma prótese total de zircônia fixa sobre implantes
Prótese móvel x prótese estética de zircônia fixa em 6 implantes dentários
troca dentadura por protese fixa de zirconia
Tratamento realizado na ImplArt Odontologia para troca de prótese móvel (dentadura acrílica) por uma moderna prótese de zircônia fixa em implantes dentários. Observe a extraordinária mudança no sorriso, que ficou mais aberto e bonito por causa do aumento do suporte labial.

Quantos implantes são suficientes para segurar a prótese dentária fixa?

A quantidade de implantes dentários geralmente varia de 2 (Overdenture dentadura semi fixa), 4 e 6 por arcada. Mas ressaltamos que, tanto o número ideal de implantes distribuídos pela a arcada, como também a escolha do melhor material da prótese dentária fixa, só podem ser decididos após uma avaliação do implantodontista experiente e de uma boa conversa entre dentista e paciente.

É fundamental avaliar bem o paciente – sua saúde, hábitos e expectativas – para então planejar o tratamento com a melhor expectativa de resultado e durabilidade, algo que realmente vai mudar a vida para melhor.

Sempre recebemos perguntas sobre o preço de prótese dentária, quanto custa uma prótese fixa total, preço de uma prótese fixa e implante dentário valor. Mas a amplitude de opções de materiais de prótese e quantidade de implantes interferem diretamente no valor do tratamento. Por isso a importância de realizar uma consulta com um profissional experiente.

Saiba tudo sobre os tratamentos com implantes dentários realizados na ImplArt:

Se você gostaria de trocar sua dentadura que machuca e instável por uma prótese total fixa, agende uma consulta para avaliação clicando no link abaixo:

Estética nos dentes para mudar o sorriso antes/depois

Estética nos dentes é uma especialidade odontológica que realiza procedimentos para correção de problemas estéticos dos dentes e gengivas, melhorando a aparência dos dentes e proporcionando um sorriso mais bonito e harmônico.

O que é estética dental? O que fazer para melhorar a estética dos dentes?

No caso apresentado, o sorriso apresentava leve diastema nos dentes incisivos centrais superiores, restaurações de resina manchadas, arranhadas e com perda de brilho, excesso de gengiva em alguns dentes, falta de dentes por cárie avançada, assimetria de volume dos dentes, dentes curtos e dentes amarelados.

Foi proposta uma reabilitação estética completa com a instalação de coroas de cerâmica e.max com núcleo estético de zircônia, lentes de contato dental de porcelana para fechar espaço, aumentar o tamanho e igualar o volume dos dentes incisivos, plástica gengival para retirar excesso de gengiva e a troca de restaurações antigas.

Você duvida que as lentes de contato dental são capazes de transformar o sorriso?

Tipos de tratamento dentário estético e procedimentos que melhoram a estética do sorriso:

Coroas estéticas livre de metais:

As coroas realizadas em cerâmica e.max com núcleo estético, isentas de metal. A produção de coroas em e.max é feita por métodos computadorizados, começando com uma moldagem digital por meio de scanner intraoral, projeto computadorizado e execução em impressora 3D Cerec.

Saiba mais:

planejamento digital do sorriso e tratamento finalizado
Planejamento computadorizado de coras e lentes dentaisComputação gráfica na odontologia

Lentes de contato dental

É um moderno recurso para estética nos dentes. Facetas de porcelana ultrafinas para aplicação sobre os dentes. Funciona como uma capa para os dentes que cobre imperfeições como por exemplo manchas, lascas, assimetria de volume. Também fecha espaços entre dentes, aumenta dentes curtos, e em alguns casos alinha os dentes.

Muitas pessoas se preocupam se precisar desgastar os dentes para colocar lentes dentais. Isso vai depender de cada caso que precisa ser avaliado individualmente. Em geral, as lentes precisam de pouco ou nenhum desgaste considerável. As facetas de porcelana são mais espessas do que as lentes, e portanto exigem desgaste maior dos dentes.

Saiba mais:

Gengivectomia ou plástica gengival

Procedimento indicado para remover excesso de tecido gengival sobre um ou mais dentes (que os deixam com aparência de dentes curtos e aspecto de sorriso gengival). Também corrige problemas de anatomia gengival, como por exemplo defeito gengival e a perda de formato natural de arcos.

Saiba mais:

Restaurações: estética dental com resina

Com o passar do tempo, as restaurações em resina podem arranhar e perder o polimento, fraturar, desajustar ou manchar (especialmente com o consumo de alimentos e bebidas pigmentadas, como por exemplo café e vinho).

Restaurações nessas condições destoam dos outros dentes e prejudica a harmonia do sorriso. Por isso precisam ser trocadas. As resinas compostas mais modernas possuem tecnologia nano que aumentam a resistência e a duração.

Saiba mais:

Clareamento dental a laser

Procedimento que retira pigmentos e manchas dos dentes por ação de um gel clareador, geralmente a base de peróxido de hidrogênio, que é aplicado sobre os dentes e ativado pela luz do laser. É sem dúvida o melhor procedimento para clarear e uniformizar a tonalidade dos dentes. Dessa forma, é possível obter um sorriso mais branquinho e bonito.

O clareamento dental a laser precisa de 2 a 3 sessões em consultório. O paciente pode sentir os dentes sensíveis logo após o procedimento, mas essa sensação diminui e desaparece em algumas horas.

Saiba mais:

fotos de antes e depois de coroas sobre implantes dentarios lentes dentais
Reabilitação estética dos dentes com instalação de implantes nas regiões com ausência dentária, instalação de coroas fixas e lentes de contato dentais

Quanto custa um tratamento de estética dentária? Estética dental preço e estética dental valor.

Essas questões somente podem ser respondidas mediante consulta odontológica, que pode ser presencial ou então por TeleOdontologia. Isso porque tratamentos odontológicos só podem ser indicados depois de uma avaliação criteriosa do paciente. Existem inúmeros fatores que influenciam no planejamento de um tratamento, materiais e técnicas, profissionais envolvidos, que influenciam no valor do orçamento.

Nós da ImplArt acreditamos que um tratamento de estética nos dentes vai muito além de um simples valor monetário. Existem fatores importantes que influenciam em um custo benefício, como a saúde e bem estar que uma dentição saudável proporciona, a melhora da autoestima, e sobretudo o conforto do paciente durante os procedimentos.

Acima de tudo, a relação de confiança entre paciente e dentista, a nossa empatia pelo paciente, que muitas vezes trazem consigo ansiedades, expectativas, medos e até mesmo traumas por experiências anteriores. E para você, quanto vale seu sorriso?

Em casos de dúvida sobre procedimentos para estética nos dentes, entre em contato conosco ou então agende sua consulta de avaliação. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Dente artificial para o dente da frente fica bom?

Umas das situações mais constrangedoras dentre todos os problemas que podem ocorrer com os dentes, sem dúvida nenhuma é a perda de um ou mais dentes na parte da frente e a necessidade de ter um dente artificial.

Por se tratar da parte mais visível, essa é uma das situações que exige ação rápida para solucionar o problema e a pessoa sofrer o menor tempo possível.

Por quais motivos se perde o dente da frente?

A falta de dentes da frente está quase sempre relacionada com acidentes, cáries, doenças gengivais e problemas endodônticos (canal).

A destruição do dente pode também ser caracterizada como completa ou incompleta. Dependendo da situação haverá uma conduta diferente para a reconstrução do dente com uma prótese artificial.

O que fazer quando se perde um dente da frente?

É normal que haja uma preocupação excessiva nessa ocasião, levando a pessoa a pensar: perdi o dente da frente e agora, como resolver isso rápido?

projeto computadorizado de coroas dentarias para repor dentes da frente
Exemplo de prótese dentária projetada em 3D no computador, elaborada em nosso laboratório de prótese dentária interno.

Primeiramente, é preciso avaliar cada caso, observando-se a extensão do problema. Por exemplo se o dente se fraturou abaixo do nível ósseo e gengival, em geral não há reconstrução possível.

Para reconstruir um dente precisamos um apoio forte para colocar uma coroa (dente artificial).

Entretanto em casos que indiquem a extração precisamos analisar ainda o estado da região ao redor.

Precisamos saber por exemplo se há fratura ou defeito ósseo, a quantidade de gengiva e como estão os dentes vizinhos, para dessa forma indicar o tratamento mais adequado.

A partir do diagnóstico, as opções vão desde ponte fixa ou ponte móvel (alternativas mais econômicas), ou até tratamentos mais eficientes como implante dentário com coroa fixa artificial.

A perda de dentes na frente pode levar pessoas a procurar por um disfarce provisório improvisado para falta de dente, mas isso não é adequado, além de trazer outros problemas a longo prazo, como por exemplo a perda óssea e prejuízo da estética.

A melhor conduta é procurar uma clínica odontológica com aparato que possibilita a resolução rápida e bem planejada desses casos.

A ImplArt Odontologia possui estrutura completa para planejar e tratar rapidamente a falta de dentes da frente. Você realiza o exame radiológico, o implante dentário e a coroa definitiva em um mesmo lugar.

Quais são as melhores coroas para dentes da frente?

Existem algumas opções de coroas artificiais para dentes da frente, e a indicação de cada modelo está condicionada ao estado dos tecidos.

Dente artificial colado sobre a raiz

Uma das situações é: meu dente caiu e ficou a raiz, o que fazer? Nesse caso, será avaliada a resistência estrutural e a integridade dessa raiz.

Caso a raiz seja resistente, pode-se realizar um tratamento de canal e instalar um pino em seu interior (núcleo dentário), e cimentar a coroa no pino. O núcleo dental pode ser um pino de metal ou em versões mais estéticas, já oferecemos o pino de zircônia ou pino de fibra de vidro.

Para que serve afinal o pino no dente? Para dar sustentação à coroa cimentada.

Exemplo de uma coroa cimentada sobre pino. O dente suporte que receberá a coroa deverá ser restaurado antes da colocação da coroa dentária.

A coroa dentária também pode ser cimentada sobre o remanescente de um dente que foi parcialmente deteriorado ou fraturado, popularmente conhecido como jaqueta dental (pivô, pivot, coroa).

Neste caso é feito um preparo do dente e a coroa é cimentada sobre ela (sem tratar o canal). O encaixe da coroa é perfeito, pois realizamos um escaneamento do dente preparado e a coroa é fabricada em impressora 3D com base nesta moldagem digital.

Moldagem digital de dente preparado para cimentação de coroa, uma facilidade que você encontra na ImplArt Odontologia

Dente artificial com implante

Meu dente caiu inteiro/ quebrou muito, o que fazer? A melhor solução, sem dúvida é a colocação de um implante dentário e fixar uma coroa sobre ele. Esse modelo é o que mais se aproxima de um dente natural.

Conceito de uma coroa fixa sobre implante

Na clínica odontológica ImplArt em muitos conseguimos realizar esse procedimento completo de implante dentário e coroa em um dia, pois trabalhamos com implantes de alta tecnologia para cicatrização rápida e fabricamos coroas por métodos computadorizados, o que torna tudo muito mais rápido. Essa possibilidade precisa ser avaliada caso a caso.

Os materiais estéticos são as melhores escolhas para materiais artificiais nessa região

A parte frontal das arcadas é a mais visível, por isso quando há perda de alguns dentes nesta região, é essencial realizar trabalhos refinados para obtermos os melhores resultados possíveis.

coroas de porcelana
Dentes artificiais para a região frontal em cerâmicas puras e translúcidas estão disponíveis em nossa clínica
Coroas de porcelana para fixar em implantes dentários e repor dentes da frente com boa estética

A escolha por materiais sem metais em sua composição é então uma questão a ser considerada. Hoje temos materiais altamente estéticos sem metais (metal free), como por exemplo os implantes de cerâmica pura que são implantes brancos, pinos de reforço feitos em zircônia ou fibra de vidro (materiais brancos), e coroas de porcelana e pilar zircônia livre de metal.

A reposição de dentes na frente quase sempre é feito com implantes de titânio e o resultado normalmente é bem satisfatório, no entanto implante de cerâmica pura e pilar branco são opções modernas para casos de alta necessidade estética.

Leia sobre implantes dos dentes da frente

Implante de cerâmica pura e componentes protéticos brancos trazem melhor estética e menor possibilidade de alergias
Planejamento computadorizado das coroas para dentes da frente

Perdi um dente permanente e não quero fazer implante, existe alternativa?

Neste caso, existe prótese dentária de um dente adesivo em resina, um dente artificial com aletas em ambos os lados.

As aletas são fixadas com resina nos dentes vizinhos, ao lado do espaço na boca. Esse método não exige preparo ou desgaste dos dentes laterais, ao contrário de uma ponte tradicional.

coroa dentaria adesiva

Se comparado ao implante e coroa fixa, a prótese adesiva possui algumas desvantagens, como por exemplo:

  • Pode se soltar em algum momento, pois o meio de retenção não é tão eficiente quanto de uma coroa fixa sobe implante.
  • A resina é um material menos resistente do que a porcelana, além disso pode arranhar e manchar ao longo do tempo.
  • A prótese adesiva não é capaz de impedir as modificações ósseas e gengivais que normalmente ocorrem depois de perder um dente. Isso significa que, em algum momento, poderá haver um comprometimento estético e funcional desta prótese, levando a necessidade de realizar sua troca.

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583