• Início

Prótese dentária fixa com dentes um a um – individuais

A prótese fixa de zircônia com dentes um a um (individuais) é a técnica que fixa as coroas sobre cada um dos dentes de forma individualizada, ou seja, as coroas são separadas e não unidas.

A prótese dentária com coroas fixas permite a passagem do fio dental. Em outros tipos de Próteses dentárias fixas não é possível utilizar o fio dental para limpeza, pois os dentes são feitos juntos (unidos).

Conheça nosso novo modelo de prótese dental fixa com dentes separados um a um, realizados por técnicas computadorizadas. É a nossa melhor prótese dentária, feita com os melhores materiais e técnicas, confira!

Lançamento ImplArt Odontologia Digital 2020

Nova Prótese fixa em zircônia com dentes um a um (individuais) traz grande satisfação pela naturalidade

A principal indicação da técnica de prótese fixa com dentes um a um é para recomposição dos dentes perdidos por todo um trecho contínuo, ou para todos os dentes da boca.

Porém a prótese dental fixa com dentes individuais não é indicada para quem perdeu apenas um dente, ou dentes em posições alternadas.

O procedimento para individualizar mais os dentes com uma prótese dentária fixa consiste em introduzir pinos de implantes dentários no osso. Em seguida, a coroa de zircônia é fixada sobre uma estrutura, que por sua vez é presa nos implantes dentais.

Entretanto a indicação da prótese fixa com dentes um a um (individual) precisa ser examinada pelo implantodontista.

O especialista em implante dentário deve determinar se o caso preenche os requisitos para receber as coroas de zircônia individualizadas ou coroas de porcelana dental unitárias sobre uma prótese fixa.

Na prótese fixa com dentes um a um, existe uma estrutura de reforço, e depois cada Coroa de zircônia individualizada de apenas um dente é cimentada sobre essa estrutura.

Posso fazer uma prótese fixa mais individualizada, na qual os dentes pareçam mais naturais?

Em princípio, os requisitos básicos para fazer prótese de zircônia fixa com dentes individualizados são:

  • Possibilidade de realizar implantes dentários: O osso deve permitir realizar os pinos de implante necessários. Porém caso o osso não seja suficiente, poderá ser feito o enxerto de osso na região.
  • Pequeno volume ósseo: A prótese fixa com dentes mais separados precisa de um grande volume de componentes. Por isso em casos de grande perda óssea ou quando o paciente perdeu os dentes há muito tempo se torna mais fácil.
Prótese dentária fixa com coroas de zircônia individualizadas de vários dentes (os dentes são separados) desmontada. Na parte estrutural é aplicada uma camada de gengiva da mesma cor da gengiva original do paciente. Cada dente precisa ser instalado separado durante a fixação da prótese.

Principais vantagens de uma prótese fixa com dentes um a um:

A prótese dental fixa com dentes separados oferece um resultado extremamente natural e confortável.

O trabalho protético de prótese dentária com dentes separados pode ser feito com quais materiais?

Para a estrutura: o principal material utilizado hoje para a estrutura desse tipo de prótese dentária fixa é a zircônia dental translúcida. Entretanto também podemos utilizar como material de reforço um metal bem resistente (prótese híbrida), e já há resinas mais tecnológicas (PEEK) que permitem fazer próteses fixas.

Para as coroas dentárias: para fazer as coroas individuais (uma a uma), podemos utilizar qualquer material que se utilize para esse fim como em coroas de porcelana comuns. Todavia preferencialmente iremos utilizar a zircônia dental translúcida, um material extremamente resistente e estético. Outros materiais que podem ser utilizados para fazer os dentes da prótese são: porcelana pura (emax, porcelanas feldspáticas comuns), ou mesmo a velha coroa metalocerâmica (porém a estética não é tão boa).

Durante a fase de provisórios, as coroas são feitas de resina para que possamos verificar a estética junto com o paciente e fazer as correções necessárias antes de finalizar a prótese dentária individualizada e customizada.

Leia mais sobre próteses dentárias

Caso tenha ficado com dúvidas sobre prótese fixa com dentes individuais sobre o valor, preço ou passo a passo, entre em contato com a nossa equipe ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Retratamento de canal

Retratamento de canal: o que é e para que serve

O tratamento endodôntico, popularmente chamado de tratamento de canal é um procedimento alternativo muito importante para tentar preservar um dente com problemas na polpa ou raiz, ao invés de extraí-lo. Entretanto, em algum momento depois desse tratamento, pode haver a necessidade de fazer um retratamento de canal, caso o primeiro procedimento não tenha tido o resultado esperado.

Motivos que levam a necessidade de retratamento de canal

Existem diferentes razões que levam à necessidade de um retratamento de canal. Um dos sinais clássicos é quando o paciente continua relatando sintomas depois do tratamento de canal, como por exemplo dores ou sensibilidade. Mas nem sempre a necessidade de retratamento é uma constatado por sintomas de dor. Exames radiológicos de acompanhamento podem mostrar uma lesão ou cisto que surgiu depois do tratamento de canal, ou seja, existe uma patologia ativa. Outra razão é quando o primeiro tratamento de canal foi realizado de forma insuficiente ou foi mal executado, seja pela dificuldade anatômica natural do dente, por falha na obturação dos canais ou falha na desinfecção.

A decisão por um retratamento de canal leva em consideração alguns critérios, especialmente se existe expectativa de que esse retratamento ainda é capaz de preservar o dente ao invés em extraí-lo. Para isso são avaliados quais são os limite para trabalho do tratamento, ou seja, até que ponto os canais podem ser explorados sem risco de perfuração ou danos às estruturas dentais. Outro ponto a ser observado é se há desvio ou obstrução no percurso do canal.

Como é feito o procedimento de retratamento de canal?

Em primeiro lugar é realizada reabertura para retirada de todo material aplicado no primeiro procedimento. Posteriormente é feita uma criteriosa desinfecção dos canais e preenchimento com nova obturação, finalizando com o fechamento. O paciente precisa estar consciente de que um retratamento de canal tem o objetivo de manter o dente, mas que no entanto tem uma taxa ligeiramente menor de sucesso do que um tratamento único bem realizado.

O tratamento de canal altera a anatomia dos canais tornando-os mais delicados, o que por consequência dificulta os trabalhos de um segundo tratamento. Cada caso deve ser estudado com critério comparando as dificuldade deste procedimento em contrapartida as expectativas de preservação do dente.

Dúvidas sobre o retratamento de canal

Estar com dor no dente com tratamento de canal, o que pode ser?

O dente com tratamento endodôntico não deve doer. A ocorrência de dor pode indicar que algo não está bem, quase sempre indicando a necessidade de um retratamento.

E se não sentir dor, significa que está tudo bem?

Nem sempre. Algumas vezes pode haver um problema escondido, como por exemplo uma lesão ou cisto na região periapical, ou falha de preenchimento dos canais que só podem ser visualizados em exames radiológicos. Por isso a necessidade de visitar o dentista regularmente.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em recebê-lo!

Qual o tratamento após o retratamento do canal?

Após o retratamento do canal o dente precisará ser reconstruído pois estará bem fragilizado e com seu interior oco. A sequencia mais comum de tratamento de reconstrução do dente é com um núcleo dentário (pino na raiz) e uma coroa dentária de porcelana.

Cópia de prótese dentária ou dentadura antiga por computador

A ImplArt inova mais uma vez apresentando um lançamento mundial para a produção copia de próteses dentárias pré-existentes.

O que é uma cópia de prótese dentária (dentadura)?

A ferramenta Copy Denture é uma nova ferramenta do software CAD/CAM utilizado em nosso laboratório de prótese dentária, que serve para copiar dentadura antiga e criar dentaduras modernas.

Existem alguns motivos que exigem a troca da dentadura por uma prótese nova, entre eles dentadura desgastada e velha, dentadura folgada (dentadura mole), dentadura machucando, gengiva sangrando, entre outros. O próprio peso corporal da pessoa pode interferir na quantidade de gordura na face e na gengiva, deixando uma dentadura solta.

Porém sempre existe da parte do paciente a preocupação de ter que passar pelo período de adaptação com a nova dentadura. Principalmente os pacientes que usam prótese dental há mais tempo sabem que cada vez que se faz uma prótese ela fica diferente. Portanto, as diferenças na prótese podem estar tanto na sua retenção (fixação, justeza, firmeza), quanto na aparência dos dentes.

Ainda mais porque na maioria das vezes quem usa prótese NÃO quer que percebam a existência da prótese dentária. Portanto, ter dentes muito grandes, muito pequenos, ou simplesmente diferentes pode ser fatal.

Dessa maneira, a ferramenta para clonagem de dentadura acaba sendo muito útil, pois a nova dentadura mantém o formato e encaixe da dentadura antiga. Algumas vezes é necessário apenas fazer pequenos ajustes pelo protesista, pois ao longo do tempo a pessoa pode sofrer mudanças ósseas e gengivais.

Como é copiar dentadura antiga (clonagem de dentadura digital)

Em nosso laboratório de prótese digital próprio, possuímos um scanner de última geração que digitaliza sua dentadura. Veja abaixo:

Scanner de laboratório para copiar dentadura antiga

Em suma, em nosso software é criado um molde digital (CAD/CAM) da sua dentadura. Nesse momento são realizados pequenos ajustes e aperfeiçoamentos no desenho, mas o Design mantém ao máximo as características originais da prótese antiga.

Dentadura digitalizada

Por último, a nova dentadura é confeccionada por Impressoras 3D dentais em nosso laboratório de Prótese dentária interno e entregue ao paciente. A adaptação com a prótese copiada (cópia de prótese dentária/dentadura clonada) é comparável à uma dentadura confortável e uma dentadura que não machuca.

Outra grande vantagem de copiar dentadura antiga é que esse recurso reduz etapas do tratamento, ou seja, quase sempre não é necessário realizar novas moldagens para confeccionar uma nova prótese dentária, tornando dessa maneira o tratamento muito mais rápido.

Mais uma vantagem extra para a dentadura digital 3D impressa:

Caso você precise repetir sua prótese dentária futuramente, por exemplo em caso de perda, fratura acidental, ou mesmo para mudar a cor dos dentes, será agora mais fácil. Teremos os arquivos do projetos de sua prótese guardados na clínica (por algum tempo), em backup e portanto bastará clicar em PLAY e rodar uma nova versão! São as vantagens das modernidades chegando na odontologia digital.

Venha conhecer nosso trabalho personalizado e Tecnológico em Próteses Dentárias. Estamos localizados em São Paulo na região da Avenida Paulista, com fácil acesso de automóvel e metrô, ou mesmo para quem vem de outras cidades.

E para aqueles que querem transformar sua dentadura móvel em uma dentadura fixa há a opção da fixação com implantes dentários totais no osso.

Leia mais:

As principais causas de erro do dentista no tratamento dentário

O que fazer quando uma pessoa sente que houve erro em um tratamento odontológico?

Será que o dentista errou meu tratamento?

Quando um dentista especialista presta um atendimento, utiliza-se de sua formação e conhecimentos adquiridos para de alcançar os melhores resultados estéticos e funcionais dentro das possibilidades de cada caso. Portanto, o cirurgião-dentista deve avaliar bem o paciente clinicamente e ouvir seu histórico para ajudar no diagnóstico e suas expectativas com relação ao resultado do tratamento, e dessa forma oferecer um tratamento adequando e para que o paciente sinta confiança em sua proposta.

Relação de confiança entre dentista e paciente

A avaliação criteriosa é importante para mostrar de forma clara as alternativas de tratamentos que alcancem resultados mais próximos, rápidos e possíveis do esperado (pelo dentista e pelo paciente). No entanto, como em tratamentos médicos, procedimentos odontológicos também podem passar por intercorrências ou não alcançarem o resultado esperado.

Algumas vezes por falha técnicas profissionais, porém na maioria das outras vezes ocorrem reações que fogem do controle profissional, mesmo aplicando as melhores técnicas. A frustração com o resultado obtido ou então com intercorrências podem desgastar o relacionamento médico-paciente, esgarçando a relação de confiança.

Como evitar erros em um tratamento odontológico?

Acredite, os problemas que surgem durante ou após um tratamento odontológico mal sucedido não são desejados por ninguém, nem pelo dentista e principalmente pelo paciente. O fato é que dentista investiu tempo e dinheiro em sua formação e aperfeiçoamento e jamais trabalharia para prejudicar deliberadamente ao paciente, e por consequência sua carreira profissional.

Uma boa dica seria que o paciente procure sempre uma clínica odontológica com dentistas especialistas!

Muitos ainda não sabem que a odontologia evoluiu muito nos últimos anos, tornando-se similarmente à medicina, na qual cada profissional só pratica uma ou poucas especialidades. Este raciocínio é melhor e mais eficiente pois, inegavelmente, ninguém consegue ser bom em tudo, e a odontologia exige muito conhecimento e treinamento! Conheça a seguir as principais especialidades da Odontologia e alguns potenciais problemas envolvidos nos tratamentos.

Os principais erros em Endodontia (canais)

O endodontista faz o tratamento e controle das alterações dos canais dentários e seus nervos. Realizar na maioria dos casos tratamentos de canal, retratamentos e consertos de fraturas dentarias. Os erros em tratamentos de canal podem acontecer por falta de técnica profissional ou também porque muitos dentes são difíceis de tratar ou tem trincas internas intratáveis que indicam o implante dentário.

Problemas nos tratamentos de gengiva

O periodontista estuda as doenças gengivais e periodontais (ao redor do dente). Realiza a prevenção e controle da gengivite e periodontite e também pode realizar procedimentos como o implante dental, enxertos ósseos e de gengiva. A periodontia é uma ciência odontológica com bastante grau de incerteza com relação ao resultado que pode se confundir com erro do periodontista. Isto porque não só basta o periodontista realizar o tratamento, mas também que o corpo assimile os resultados, dentro de um ambiente contaminado que é a boca humana.

gengiva sangrando
Gengiva sangrando é sinal de gengivite (não é normal)

A prótese dentária e seus problemas

A reabilitação oral estuda a recuperação de dentes comprometidos, e o preenchimento dos espaços vazios de forma estética e funcional por meio de peças elaboradas externamente (prótese dentária). O especialista em prótese dentária é o protesista. A prótese dentária é uma ciência complexa e exige grande conhecimento do dentista. Nas próteses dentárias podem haver erros em quesitos estéticos, mastigatórios (oclusão funcional), de encaixe da prótese, de durabilidade (fraturas ou desgastes), biológicos (aceitação pelo corpo humano).

Dica: para evitar erros em próteses dentárias prefira um tratamento com um especialista, de preferencia que utilize técnicas de ODONTOLOGIA DIGITAL. Além disso converse o tempo todo com o dentista sobre suas sensações para que o profissional receba um feedback. No final, se não der certo, uma nova prótese dentária normalmente pode ser feita.

Falhas em Ortodontia e aparelhos dentários

O Ortodontista corrige o posicionamento de dentes, melhorando o encaixe entre os arcos dentários, utilizando aparelhos ortodônticos que podem ser móveis (alinhadores invisíveis) ou fixos aos dentes. A maioria dos erros em tratamentos com aparelho que presenciamos tem a ver com algum dos fatores a seguir:

  • Uso de aparelhos de má qualidade ou piratas; tratamento feito por dentistas sem especialização em Ortodontia (Ortodontista);
  • Falta de análise prévia da qualidade das raízes que se apresentavam doenças gengivais ou periodontais;
  • Falta de acompanhamento por um protesista / implantodontista que poderá prever um futuro implante associado.

Dica: consulte sempre um dentista especializado e utilize aparelhos de boa marca e procedência.

erros em aparelho dentario
Aparelho dentário fixo com problemas de planejamento e execução

Problemas nos implantes dentários

O especialista que faz implantes de dentes chama-se Implantodontista. O Implantodontista projeta a substituição de dentes perdidos por meio de pinos instalados dentro do osso que servem de apoio fixo para uma prótese dentária. As próteses para implantes podem ser individuais, parciais, prótese totais (arcada toda – todos os dentes), próteses fixas ou próteses móveis. A atuação do especialista em implantes abrange tanto a parte da cirurgia de instalação dos implantes dentários ou enxertos ósseos dentários, como da elaboração dos dentes (próteses dentárias). Os principais problemas na implantodontia estão relacionados a um dos fatores a seguir:

Rejeição do implante dentário por fatores do paciente ou da técnica; Doenças pré existentes do paciente como diabetes; O hábito do fumo prejudica os implantes; próteses dentárias finais fora da expectativa do paciente; defeitos ou problemas ósseos e gengivais associados aos implantes; problemas funcionais de mastigação; falta de adaptação do paciente aos implantes.

Dica: os melhores implantes dentários e materiais para enxertos ou para as próteses dentárias finais podem custar um pouco mais financeiramente mas de fato garantem o acesso a uma melhor tecnologia com mais chance de sucesso e com mais estética!

implante dentario quebrado
Implante Dentário quebrado

Converse sempre com seu dentista!

Quando um paciente acredita que o dentista errou no seu tratamento, portanto a primeira conduta deve ser conversar com seu dentista pois na maioria dos casos, houve algum problema de comunicação entre o dentista-paciente. Além disso, sem dúvidas ele é a pessoa mais interessada em entender o que houve e buscar uma solução para o caso. Porém, na falta de segurança com este profissional, a pessoa pode também procurar a opinião de outro dentista, isso é perfeitamente normal e aceitável.

Portanto se precisar de uma segunda opinião sobre seu caso, fale conosco, teremos prazer em atendê-lo, sanar suas dúvidas e propor um plano de tratamento, valores e opções de orçamento.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou então agende sua consulta.

Agende sua consulta

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011