Técnica de Summers e Implante dentário e enxerto ósseo na mesma cirurgia

Em algumas situações é possível fazer um implante dentário com o enxerto ósseo ao mesmo tempo com a técnica de Summers. Essa técnica permite reduzir o tempo de espera para a cicatrização tanto do implante dental quanto do enxerto ósseo dentário.

O que é a técnica de levantamento enxerto e implante simultâneo?

Uma dúvida muito frequente é se é possível colocar implante dentário e enxerto ósseo na mesma cirurgia. Vamos então entender como funcionam as principais técnicas de enxerto ósseo com colocação de implante simultaneamente.

Implante dental e enxerto juntos para a arcada superior

A perda de dentes da região maxilar superior posterior leva a perda óssea e um fenômeno chamado pneumatização do seio maxilar (o seio maxilar aumenta de tamanho). O seio maxilar ou sinos é uma cavidade no osso maxilar superior que funciona em conjunto com o nariz para a respiração.

Se houver a redução do volume ósseo vertical na região, muitas vezes a colocação de implantes dentários osseointegrados é dificultada. Nesse caso, pode ser indicada a técnica de elevação do seio maxilar (Sinus Lift) com enxerto ósseo para ganhar volume ósseo e dessa maneira viabilizar a colocação dos implantes em pessoas com perda óssea.

Como é realizada a técnica de levantamento de seio maxilar?

O levantamento do assoalho do seio maxilar tradicional é feito através de uma “janela” aberta no osso maxilar. Com um instrumento cirúrgico específico, a delicada membrana do seio maxilar é deslocada e levantada.

O espaço que surge é então preenchido com material de enxerto ósseo em pó. O local é fechado e fica alguns meses aguardando uma regeneração óssea. Após o período de formação óssea, uma segunda cirurgia é marcada para colocação dos implantes.

Enxerto do osso maxilar pela técnica de janela. Esse tipo de enxerto do sinos requer um tempo de cicatrização de 6 meses.

Enxerto ósseo com a técnica de Summers

O diferencial da técnica de Summers para o Sinus Lift, é que ao invés de abrir uma janela na maxila para permitir o acesso do instrumento para realizar a elevação da membrana do seio maxilar e a colocação de pó de enxerto ósseo, as vias de acesso para realizar esses mesmos procedimentos são os orifícios obtidos pelas incisões em que serão colocados os implantes.

Ou seja, são realizadas as aberturas progressivas e localizadas no osso com osteótomos para colocação dos implantes, e através desses orifícios é que são feitos o levantamento da membrada e a injeção do material de enxerto ósseo particulado. Isto torna o procedimento de implantes mais simples, rápido e menos invasivo.

Enxerto ósseo colocado pelo mesmo orifício do furinho dos implantes. A técnica de Summers permite a colocação de implante e enxerto ao mesmo tempo.

Após a acomodação do material de enxerto, os implantes então são colocados e cicatrizam ao mesmo tempo em que ocorre a regeneração óssea. Por esse motivo essa técnica também é reconhecida como elevação atraumática (menos invasiva), pois permite a colocação de implante dentário e enxerto ósseo em uma única cirurgia, portanto diminui o tempo de tratamento com menos cirurgias.

Quem pode se beneficiar com a técnica de enxerto ósseo com implante rápido?

É indicada para pessoas que tiveram perda dentária no maxilar e que ao longo do tempo tiveram perda óssea e o rebaixamento do seio maxilar. No entanto, cada caso é estudado com critério para avaliar qual técnica seria a mais indicada e a que tem uma perspectiva de melhores resultados.

Leia mais: implantes sem enxerto

Diferença entre enxerto estrutural x enxerto estético (preenchimento)

Para recomposição óssea, as técnicas de enxertos podem ser do tipo estrutural e não estrutural (enxerto de preenchimento estético não estrutural). Os enxertos estruturais são utilizados para correção óssea após grandes perdas, sendo dessa forma a técnica de enxerto com capacidade de reconstrução estrutural para corrigir maiores defeitos ósseos. Os enxertos não estruturais são geralmente utilizados para preenchimento cavitário.

Especialidade na técnica de Summers

O Dr Roberto Markarian, diretor clínico da ImplArt Odontologia, é experiente nas mais variadas técnicas de enxerto ósseo para implantes. Agende sua consulta e obtenha um plano de tratamento adequado as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011