Enxerto ósseo levantamento do seio maxilar – sinus lift

Procedimento simples para enxerto ósseo

A cirurgia de sinus lift ou levantamento do seio maxilar é um procedimento utilizado para enxerto ósseo quando não há osso na parte posterior do maxilar superior. O objetivo do enxerto ósseo dentário é aumentar a quantidade óssea em altura para permitir a colocação de um implante dentário mais longo. O procedimento é realizado com uma pequena abertura na gengiva na região lateral do defeito ósseo.

No interior dessa abertura é colocado uma quantidade variável de material precursor de regeneração óssea. A cirurgia é rápida e normalmente não demora mais que 30 minutos com um cirurgião experiente. Deve-se esperar um tempo entre 4 a 9 meses (a ser avaliado pelo cirurgião), para colocação dos implantes, porém pode-se realizar exames radiográficos antes para verificar o andamento da regeneração óssea.

enxerto osseo dentario para implantes dentarios levantamento de seio maxilar
1, 2, 3 – Após a perda dentária, o osso maxilar é gradativamente reabsorvido, ou seja, ocorre uma perda óssea e o seio maxilar cede. Esta condição de pouca disponibilidade óssea vertical inviabiliza a colocação de implantes dentários. 4, 5, 6 – O procedimento de levantamento do seio maxilar para enxerto ósseo é indicado para aumentar o volume ósseo. Uma pequena abertura óssea é realizada, e a membrana sinusal é delicadamente levantada. 7 – O espaço obtido é preenchido com enxerto ósseo. 8, 9 – Após o período de recuperação e regeneração óssea, a cirurgia de implante dentário é realizada.

Materiais utilizados em enxerto

Nos dias de hoje temos uma variedade de materiais que podem ser utilizados para enxertia do seio maxilar:

Estudos mostram que todos os materiais são favoráveis para este tipo de enxerto, dependendo acima de tudo da preferência do cirurgião.

enxerto osseo dentario para colocar implantes dentarios
Exemplo clínico: foi extraído um dente com grande perda óssea e a realizado enxerto com osso liofilizado bovino (imagem após 2 meses de pós operatório)

Perda óssea: causas

A perda óssea pode ocorrer por alguns motivos, mas o mais comum é a perda ou extração dentária sem reposição imediata. Quando uma pessoa perde os dentes, o organismo reabsorve o osso da maxila ou da mandíbula, porque entende que aquele osso não tem mais função (que era dar suporte para os dentes). Essa perda é progressiva e com o passar dos anos a pessoa fica com pouco volume ósseo em altura e largura, o que a princípio dificulta a colocação de implantes dentários. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como essas 10 bebidas podem afetar os seus dentes?

O efeito que as bebidas exercem sobre os dentes depende de vários fatores, mas o principal co…

Efeito da bulimia nos dentes e saúde bucal

A bulimia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a comer de forma compulsiva, seguido por…

Precisa fazer desgaste dos dentes para lentes de contato dentais?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão em busca de melhorar a estética dos dentes …

Quais as chances de sucesso de um implante dentario?

Vários estudos sugerem que as chances de sucesso de um implante dentario giram em torno de 92…

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583