imagem 3d de tomografia computadorizada para planejamento de implante dentário

A importância da tomografia para implantes

Diagnóstico e planejamento da cirurgia de implantes dentários

Quando se planeja a colocação de implantes dentários, um dos exames que é importante realizar é a tomografia computadorizada (TC). Saiba porque o exame de tomografia é tão importante para o sucesso dos implantes. A tomografia computadorizada é um exame radiográfico de grande confiabilidade e bastante útil na odontologia, principalmente para o planejamento de implantes dentários.

Nesse caso, a principal vantagem da TC sobre uma radiografia panorâmica, por exemplo, é que as imagens são tridimensionais (3D) e capturadas em “fatias”, permitindo a visualização dos tecidos de forma distinta. Enquanto que nas radiografias panorâmicas as imagens dos tecidos ficam sobrepostas (2D).

Planejamento e segurança

As imagens mais precisas da TC facilitam ao cirurgião implantodontista conhecer com exatidão a espessura óssea do paciente e dessa forma, identificar se há altura e largura suficiente para fixação dos implantes ou sobretudo se há necessidade de enxerto ósseo para complementação. A boa espessura óssea do maxilar e mandíbula do paciente é em suma, o requisito básico para colocação e estabilização dos implantes dentários com ou sem enxerto.

A TC também permite que o cirurgião conheça e dessa forma preservar estruturas delicadas, como por exemplo o trajeto de nervos. As imagens de tomografia computadorizada são com toda a certeza versáteis, porque podem ser transferidas para um computador e manipuladas pelo cirurgião através de um software de planejamento.

Ele faz então o planejamento virtual das posições dos implantes conforme a disponibilidade óssea do paciente, e até mesmo encomendar uma guia cirúrgica que funciona como um gabarito e dessa maneira indicar o local exato em que as perfurações devem ser feitas.

Isso certamente contribui para que os implantes sejam colocados corretamente, bem como para escolha dos melhores tamanhos de implantes, aumentando o sucesso do procedimento, reduzindo consideravelmente a probabilidade de perda dos implantes, de tal forma que a cirurgia ocorra de maneira minimamente invasiva.

Aprenda mais sobre o antes e depois com implante dentário

A tomografia computadorizada é um exame obrigatório para colocação de implantes dentários?

Sim. Hoje em dia considera-se que a tomografia computadorizada é uma exame obrigatório para a realização de implantes dentários. Na maioria dos casos, a tomografia computadorizada auxilia ao cirurgião dentista no planejamento dos implantes. Porém em casos em que a existência de osso é muito evidente, logo após análise clínica e por meio de radiografias comuns, o implantodontista pode dispensar a realização de uma TC. Mas para maior segurança e conforto, é primordialmente recomendada a realização da tomografia para o planejamento dos implantes dentários.

ImplArt Odontologia

Embora a TC seja um exame muito preciso e fácil de ser visualizado, é preciso conhecimento e habilidade do cirurgião implantodontista para interpretar as informações. A equipe da ImplArt Odontologia é capacitada e treinada para analisar as imagens e planejar dos implantes dentários. Para sua comodidade, possuímos um Centro Radiológico Digital próprio para realização desse e outros exames. Agende uma consulta e saiba se o seu sorriso e bem estar podem ser melhorados com implantes dentários. Nossa equipe está pronta para atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011