Skip to main content
Carga imediata All on 4 50kb 2ff52e65

Técnica de implantes All on four ou All on 4

All on four é uma técnica para reabilitação oral de arcada completa, ou seja, devolver a dentição completa para quem perdeu todos os dentes de uma arcada. É uma opção muito mais confortável e segura do que uma prótese móvel (dentadura), pois a protese fixa fica presa em 4 implantes dentarios distribuídos pela arcada, como uma prótese protocolo. A técnica é mais econômica, se comparada à prótese protocolo, e tem características diferentes. Conheça melhor a técnica realizada na Clinica Dentaria ImplArt a seguir e saiba se ela é indicada para atender o seu caso.

Como funciona a técnica All on 4? Essa técnica pode ser indicada para mim?

O protocolo All on 4 consiste na colocação cirúrgica de 4 pinos de implantes estrategicamente distribuídos pela arcada, e logo após é feita a fixação de uma prótese dentária completa.

A técnica geralmente é indicada para pessoas que perderam todos os dentes em uma arcada total, superior ou inferior. Muitas delas usam de prótese dentária móvel (dentadura) e apresentam reabsorção óssea avançada (pouco volume ósseo), ou seja, possuem perda óssea e limitação para colocar vários implantes dentários pela arcada.

Dessa forma, podemos então definir a técnica All on 4 como uma alternativa de implante dentário para pessoas com pouco volume ósseo. Portanto sem a necessidade de realizar enxertos ósseos.

Outra opção para quem tem pouco volume ósseo é a utilização de implantes curtos ou mais finos, muitas vezes evitando procedimentos de enxertos ósseos.

Reabilitacao total do maxilar inferior com 4 implantes All 5246734305 l

A escolha de qual a melhor técnica para atender o seu caso deve ser abordada entre paciente e cirurgião dentista, em consulta, após avaliação clínica e radiológica. Saiba mais sobre implantes dentários menores aqui.

Já a técnica de carga imediata pode ser definida como aquela em que a fixação da prótese é feita de maneira mais rápida após a colocação dos implantes. Na maioria das vezes, no mesmo dia.

Uma das maiores preocupações de quem vai se submeter a reabilitação de arcada completa com implantes dentários é se ele vai ficar sem dentes em alguma fase do tratamento. Com a técnica de carga imediata, o paciente não fica sem dentição enquanto se recupera.

Qual a diferença entre a técnica All on four e a técnica tradicional de prótese protocolo?

Na técnica convencional, geralmente são utilizados 6 pinos de implantes dentários em toda arcada para suportar a prótese dentária tipo prótese protocolo.

Já com a técnica All on four, são utilizados 4 implantes dentarios, sendo os dois posteriores mais longos. Eles são colocados de forma mais inclinada do que a convencional, cerca de 45°. O comprimento maior do pino é intencional para aumentar a área de contato entre superfície do implante e o osso. Isso reduz a necessidade de recriar um aumento de osso vertical por meio de cirurgia de enxerto de osso.

all on four 4 50kb
1 – Prótese total para arcada inferior; 2 – Radiografia mostrando 4 implantes dentários distribuídos pela arcada. Os dois implantes da região posterior são colocados de forma inclinada (ângulo de 45°).

Além de aumentar a área de contato, o uso de implantes mais longos e inclinados permitem que sejam colocados em uma porção mais forte do osso, de maneira que eles fiquem bem presos.

Eventualmente alguém pode perguntar se essa técnica teria menos eficiência do que a convencional, imaginando que a distribuição de carga sobre 4 implantes seria maior do que 6 pinos, por exemplo.

Estudos biomecânicos revelam que os implantes inclinados, quando fazem parte do suporte protético, não sofrem efeito negativo com relação à distribuição de carga. A inclinação de implantes tem sido utilizada na prática clínica há mais de uma década e tem apresentado resultados favoráveis.

Vantagens da prótese total em implantes All-on-4 em relação a dentadura:

  • A prótese dentária é estável, pois fica presa nos implantes. Dessa forma, gera mais conforto e segurança para falar e mastigar. Com a prótese móvel, o usuário eventualmente pode sentir sua prótese instável.
  • Os implantes dentários tem, na maioria dos casos, capacidade de manter o volume ósseo. Em contraste com a prótese sobre implantes, a prótese móvel não é capaz de impedir a perda óssea e por conseqüência o osso pode ficar cada vez mais fino e menor. Esse é, inclusive, um dos fatores que deixa a dentadura frouxa por desadaptação.
  • A estética da prótese para reabilitação em é sem dúvida muito melhor do que uma prótese móvel. A cerâmica, zircônia aplicada e zircônia pura são materiais de tecnologia avançada que reproduzem com mais fidelidade as características dos dentes humanos, por exemplo, resistência, brilho, translucidez, tonalidades, texturas, enquanto que a prótese móvel é fabricada em acrílico ou resina, materiais que arranham, fraturam e mancham com mais facilidade.

Implantes guiados por computador para cirurgia menos invasiva e com recuperação mais rápida

A reabilitação com implantes All on 4 é melhor executada por meio de planejamento computadorizado, mais conhecido como cirurgia guiada de implantes.

Devido a limitação de volume ósseo, realizamos uma tomografia computadorizada para fazer a medição precisa da largura e da altura óssea disponível. Em posse dessas informações, fica muito mais tranquilo escolher os implantes com diâmetro e comprimentos adequados ao volume, além disso, para escolher as áreas que disponham de melhor condição para inserção.

implante cirurgia guiada total 50kb
Planejamento de guia cirúrgico de implantes

Definidas as medidas dos implantes bem como as posições em que os implantes serão colocados, confeccionamos uma guia plástica que servirá de gabarito cirúrgico.

A cirurgia guiada para implantes favorece procedimentos minimamente invasivos, sem a realização de cortes extensos na gengiva pois o acesso cirúrgico é através de pequenos furinhos na gengiva. A guia cirúrgica assegura a colocação guiada e exata dos implantes osseointegráveis.

Os tipos de próteses para implantes All on 4

As soluções protéticas definitivas para o All on four:

  • Dentaduras fixas com revestimento em acrílico
  • Próteses protocolo cerâmicas (porcelanas)
  • Reabilitações totais em zircônia aplicada
  • Prótese estética em zircônia pura translúcida
  • Próteses removíveis, sobredentaduras em acrílico ou Overdentures são possíveis, mas muito menos usadas.

Caso queira mais informações sobre a técnica All on four, entre em contato conosco. Nós, da Clínica Odontológica ImplArt, estaremos à disposição para atender você.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *