Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=file%3Dwp content%252Fuploads%252F2023%252F02%252Fcoroas zirconia multilayer 50kb

Quais diferenças entre implante dentário e um dente natural?

Os implantes dentários são os recursos mais eficientes para repor um ou mais dentes naturais ausentes. A falta de dentes pode ocorrer por diferentes motivos, sendo os principais: cáries, doença periodontal, acidentes ou então simplesmente pelo de não nascerem corretamente (agenesia). Felizmente, na grande maioria dos casos, a cirurgia de implante dentário é rápida e simples. Certamente, os diversos tipos de implantes existentes permitem tratamentos mais curtos, com o uso de implantes rápidos, como o implante Slactive da marca suíça Straumann. Além disso, recursos como o Guia Cirúrgico para a cirurgia de implantes, permitem a realização de cirurgia de implante dentario sem cortes, muito mais amena ao paciente, e com rápida recuperação. Mas qual a diferença entre implante dentário e um dente natural?

Apesar de cumprir muito bem a função dos dentes naturais ausentes, os implantes dentarios apresentam diferenças quando comparados aos dentes naturais. O implante dentario possui características particulares que merecem atenção. As questões comparativas mais comuns entre os dois são: diferenças de anatomia, a forma de higienização, disposição e formas ósseas e gengivais, o formato e a estética dental, sensação durante a mastigação, perda óssea, entre outros.

Diferenças anatômicas entre dentes naturais e implantes dentários

O dente humano pode ter uma, duas ou até três raízes, dependendo de sua anatomia. Mas na falta de qualquer um deles, apenas um implante é suficiente para suportar a coroa protética. Com os implantes, a função mastigatória e estética são reestabelecidas.

odontograma anatomia dos dentes 50kb

Na ausência de três dentes sequenciais, na maioria dos casos dois implantes são suficientes para suportar três coroas, sendo a central suspensa (em ponte).

comparacao entre implante e dente natural 49kb
1 – Dente natural, formado de raiz e coroa; 2 – Implante dentário osseointegrado; 3 – Coroa protética sobre implante, que pode ser cimentada ou aparafusada.

Observe que ao redor da raiz dentária existe um tecido. Ele é chamado ligamento periodontal que são fibras elásticas que funcionam como uma camada amortecedora entre o dente e o osso, aliviando a carga da mordida, da mastigação e a pressão do bruxismo, por exemplo. Essa camada também é importante pela transmissão de sensibilidade e conforto durante a mastigação.

Por esse motivo paramos imediatamente de mastigar quando mordemos algo muito duro, como por exemplo uma pedrinha em meio ao alimento. Ao contrário do que o ocorre com dentes naturais, ao redor dos implantes dentários não há essa camada de fibras havendo contato direto entre a superfície do implante e o osso (por isso são chamados implantes osseointegráveis). Portanto, a distribuição de carga sobre implantes precisa ser bem calculada para não haver estresse biomecânico. Essa é uma das diferenças entre implante dentário e um dente natural.

Existes diferenças anatômicas entre coroa dentária e coroa protética para implantes?

A coroa protética, quando bem elaborada, reproduz as características anatômicas e funcionais dos dentes naturais, tais como cúspides, incisais, sulcos e cristas. Os materiais modernos utilizados para produção digital são os mais realísticos. Dessa forma, com esta moderna tecnologia 3D, a estética do implante dentário e um dente natural, são muito parecidas.

1 – Projeto computadorizado de coroa protética para instalação sobre implante dentário. 2 – Coroa finalizada metal free. Ela foi fabricada em cerâmica E.max (dissilicato de lítio) na impressora 3D Cerec Primemill.

A fresadora Cerec Primemill é a versão mais atualizada do sistema e realiza trabalhos mais rápidos e precisos.

E com relação à estética do implante dentario e de um dente natural, há diferença?

Podemos afirmar que a tecnologia avançou muito na busca por próteses cada vez mais realistas. Os materiais e as técnicas de fabricação reproduzem os mínimos detalhes dos dentes, como formatos, tonalidades, texturas e resistência. Quando bem executadas, a mal podemos distinguir o que é um dente natural e uma coroa protética. Portanto, visualmente a coroa sobre implante dentário e dente natural, serão muito parecidos.

Compare na imagem acima, a diferença entre a região com implante dentario e um dente natural. A coroa protética sobre implante dentario foi realizada com a mesma estética do dente natural ao lado.

Materiais como cerâmica, porcelana e zircônia são bastante resistentes a alteração de cor e brilho. Resinas, assim como dentes naturais podem manchar, amarelar e fraturar com o tempo conforme a ingestão de alimentos e bebidas escuras, como por exemplo o café. Em razão disto, com o passar dos anos é possível que haja diferença de tonalidade e brilho entre a coroa fabricada com materiais resistentes e dentes naturais ou coroas de resina, exigindo polimento ou sua troca.

Há diferenças entre limpeza do implante dentário do que a realizada em dentes naturais?

Quem possui implantes dentários e prótese fixa deve ter atenção com sua higienização bucal quase da mesma maneira que as pessoas têm com dentes naturais. Mas os implantes dentários tem necessidades específicas de higiene oral, tanto em casa, como no consultório.

A periimplantite, infecção óssea em torno do implante, é uma das grandes causas de soltura do pino e ela pode ser evitada aos cuidados com a higiene bucal. A forma de limpeza está diretamente ligada ao tipo de implantação. Se é unitário, o uso de fio dental e principalmente a escova interdental são altamente recomendados para retirar restos alimentares entre dentes e ao nível do implante.

Próteses parciais ou total possuem outras necessidades de higienização, por exemplo a região entre prótese e mucosa. Escovas unitufos e irrigadores do tipo Waterpik são altamente recomendados para esta tarefa. Veja abaixo a limpeza de uma prótese protocolo.

limpeza protese protocolo escova unitufo 50kb

Além dos cuidados diários em casa, o portador de implantes dentários recebe orientação de retornar periodicamente ao consultório para manutenção preventiva. Isso faz parte do plano de tratamento e a durabilidade dos efeitos do tratamento dependem desse compromisso.

A frequência destas consultar variam de acordo com o tipo de implante e prótese. O cirurgião dentista vai determina-la. Um dos procedimentos realizado nessas consultas é a remoção da prótese para fazer uma limpeza profunda. A prótese só pode ser retirada pelo dentista em consultório.

Retrações ósseas posteriores a implante

A perda óssea após a colocação de implantes não é uma situação comum, mas pode ocorrer principalmente por dois motivos: sobrecarga ou deterioração infecciosa. Implantes submetidos a cargas excessivas transmitem essa força ao osso, causando reabsorção óssea ao seu redor. Para evitar este problema, o cirurgião precisa planejar o tratamento de modo que a carga seja bem distribuída, e para isso selecionar os melhores implantes dentários e executar a prótese mais adequada para cada situação.

A perda óssea por infecção pode estar relacionada com tratamento mal executado, especialmente a parte protética, mas também a negligencia quanto a higiene oral. Muitas pessoas tendem a achar que o implante é um dente inerte e que portanto não precisa dos mesmos cuidados que os dentes naturais. E isso não é verdade. Como citado anteriormente, os implantes precisam de atenção com a limpeza e os dispositivos

Implantes são melhores do que dentes?

Ainda que os implantes dentários sejam o melhor recurso para repor dentes perdidos, concluímos que em geral, a melhor conduta é manter dente sempre que possível e fazer uma coroa protética para restabelecer o formato. Manter o dente ao invés de extraí-lo, é uma decisão que certamente está condicionada ao grau de comprometimento. Portanto, o implantodontista, em sua consulta, munido de sua radiografia panoramica e tomografia computadorizada, irá orientá-lo sobre a melhor conduta para seu caso.

Vamos supor que o caso seja de um dente com cárie. Em geral, o tecido cariado é retirado e o dentista realiza o preparo do remanescente dental. Em muitos casos também é necessário realizar tratamento do canal para remover a polpa infeccionada.

coroa dental instalada sobre nucleo 50kb
1 – Dente cariado; 2 – Tecido cariado removido, preparo do dente realizado e cimentação da coroa fixa; 3 – Tratamento finalizado.

A coroa protética então é então cimentada sobre o dente para protege-lo e reconstruir a forma natural do dente.

Se você ficou com alguma dúvida em relação ao tratamento com implante dentário, coroa fixa e tratamento de canal, entre em contato com a nossa equipe ou agende sua consulta por Whatsapp clicando no botão abaixo. Ainda, para quem mora longe, podemos fazer uma consulta online preliminar e planejar sua cirurgia de implante dentario à distância. Nós, da clinica dentaria Implart, estaremos à disposição para atendê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *