Skip to main content
ponte fixa sobre implantes 50kb 2e0a459c

Ponte dentária fixa para completar o sorriso

A ponte dentária é um recurso bastante útil para reabilitação oral em pessoas que perderam alguns dentes, e que por alguma razão não podem realizar implante dentario. Portanto, este tipo de tratamento atua restabelecendo a mastigação e a estética do sorriso. O modelo da ponte pode variar em material de composição ou no formato. Atualmente há materiais muito modernos para a realização da prótese fixa. Entre estes materiais podemos citar a moderna Zircônia Translúcida, planejada em sistema computadorizado, e executado via impressão digital.


Vamos entender melhor a seguir como funciona o tratamento com protese fixa e quais materiais e soluções estão disponíveis.

O que é uma ponte fixa no dente e quais os modelos disponíveis?

A ponte dentária de um dente é um dispositivo protético indicado para preencher o espaço de um dente ausente, e dessa forma, utiliza dentes vizinhos como pilares de apoio. Também é conhecida como prótese parcial fixa, dente pôntico ou ponte dentária fixa. Esse modelo é do tipo fixo, porque é cimentado ou aparafusado de forma que somente o dentista pode remover. Além de a ponte ser apoiada em dentes vizinhos, há também a maneira de fixação da ponte com implantes dentários.

ponte dentaria cantilever 48kb

Ponte fixa tipo Cantilever é caracterizada por conter uma coroa fixa e outra suspensa, que indicada para preencher o espaço de um dente perdido. A coroa fixa pode utilizar um dente vizinho como pilar de apoio, que precisa ser preparado, ou seja, desgastado para acomoda-la, ou então instalada sobre um implante dentário.

Ponte dentária fixa sobre dentes

Prótese dentaria parcial fixa – necessidade de prótese dentária

A ponte dentária parcial fixa é o modelo mais convencional e é caracterizada por utilizar dois dentes vizinhos como pilar de apoio, porém os dentes precisam ser desgastados para adaptação e cimentação das coroas. As coroas geralmente são fabricadas com cerâmica, porcelana com zircônia ou metal no interior, sendo este último o sistema mais antigo, e cada vez menos utilizado.

ponte de zirconia sem metal posterior 50kb
Ponte dentária de porcelana com estrutura de zircônia
ponte metaloceramica 49kb
Ponte de porcelana com estrutura metálica

A ponte fabricada com coroas metal free são as mais modernas por não conter metal na composição, e por isso oferecem resultados estéticos superiores. Elas são planejadas com modernos sistemas de computação gráfica e impressoras 3D. Esta moderna tecnologia é a mesma utilizada inclusive quando a prótese fixa é realizada sobre implantes dentarios.

Projetando ponte dentária fixa em computador

Além disso, esses materiais foram concebidos para produção Cad/Cam, que vai desde uma moldagem digital (escaneamento intraoral), passa pelo projeto computadorizado, e chega até a produção em impressoras 3D.

Ponte parcial fixa em implantes para preencher o espaço de três dentes perdidos.

Outros recursos para preencher espaço de alguns dentes perdidos

ponte grampos metalicos 49kb

Prótese parcial removível com grampos

Possui a vantagem de ser um dos recursos financeiramente mais acessíveis para preencher o espaço de um ou alguns dentes perdidos. A desvantagem é o fato de conter ganchos metálicos que são presos nos dentes remanescentes, o que não deixa o sorriso natural, e em algum momento pode ser incômodo e machucar. Não oferece a mesma estabilidade que uma ponte fixa e com a modificação natural dos tecidos ao longo do tempo, especialmente a perda óssea, pode se tornar uma peça desadaptada.

A prótese parcial flexível sem grampos ou ponte dentária de silicone é um tipo de ponte dentária removível que surgiu como alternativa ao dispositivo com grampos metálicos. Apresenta uma estética e conforto melhor por não conter metais, se adaptando melhor aos tecidos. Porem com o tempo poderá ficar desadaptada devido a mudança dos tecidos, principalmente a perda óssea pela falta de dentes.

Ponte do tipo adesiva é um dispositivo protético fixado por meio de aletas cimentadas nos dentes vizinhos sem a necessidade de desgastes acentuados. As aletas são cimentadas na parte interna e, portanto, ficam escondidas. Geralmente são indicadas para a região anterior da arcada, que é quando a pessoa perde um dente da frente. Estes sistema é utilizado na maioria das vezes em tratamentos com implante dentario, dessa forma, é fixado o provisório com aletas enquanto se aguarda a cicatrização do implante. Pode portanto, ser fabricada em resina, cerâmica, porcelana, zircônia e metal.

Entretanto, na ocorrência da perda de um ou mais dentes da frente, a melhor opção continua sendo o implante dentário com coroa dentaria fixa. Este modelo é o que oferece melhor estética e funcionalidade, melhor adaptação dos tecidos, impede a perda óssea e sobretudo mais segurança. É dessa forma, um dispositivo fixo que não sai, apenas um dentista com instrumentos específicos consegue remover.

Quanto tempo demora para fazer uma ponte dentária? / prótese dentária quanto tempo ?

Isso vai depender da complexidade de cada caso. Mas a boa notícia que na grande maioria dos casos, o paciente não fica sem dente durante o tratamento, pois ele utilizará uma prótese provisória enquanto a ponte dentária definitiva é produzida. A outra grande notícia é que na clínica odontológica ImplArt esse tratamento é realizado de forma ágil, graças ao laboratório de prótese dentária próprio que fica dentro da clínica. O fato da clínica ser completa, agiliza a comunicação entre o cirurgião dentista e técnicos de próteses. Dessa maneira, todo o processo é feito por sistemas computadorizados, desde a moldagem, até a produção.

Quais tipos de pontes dentarias podem ser indicadas para meu caso?

Cada caso precisa ser avaliado com cautela. Uma ponte fixa para 1 dente é certamente diferente de uma ponte fixa 4 dentes da frente. Em uma consulta em clinica dentaria, o dentista precisa avaliar muitos aspectos, como por exemplo, quantos dentes estão faltando, qual região da arcada, o volume e a qualidade óssea.

Além disso é preciso avaliar a saúde bucal e geral, e até mesmo hábitos do paciente. Por esse motivo não é possível responder sobre qual o valor de uma ponte dentária sem a realização de uma consulta antes. A consulta pode ser presencial ou online por TeleOdontologia.

Se você gostaria de saber qual ponte dentária é melhor para seu caso, agende uma consulta com a nossa equipe clicando no botão abaixo. Agende por Whatsapp. Atendemos por consulta presencial ou Online.

Ficaremos felizes em transformar o seu sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *