Tratamento de canal: quando, como e porque fazer

Quando o cirurgião dentista indica um tratamento de canal, é normal que o paciente tenha receio e muitas dúvidas, principalmente porque esse tratamento está quase sempre associado a um tratamento que dói e é incomodo.

Esses são mitos muito presentes no inconsciente coletivo, mas o fato é que em muitos casos, o tratamento de canal, quando bem realizado por um profissional especializado, acaba sendo o melhor recurso para salvar o dente e mantê-lo na sua boca.

Para demonstrar que o tratamento de canal é mais tranquilo do que se imagina, reunimos logo a seguir algumas questões muito comuns acerca do tratamento de canal.

1 – Quando é necessário fazer tratamento de canal?

O tratamento de canal é geralmente indicado para os casos em que a polpa dentária está doente ou morta, quase sempre por causa de cárie (buraco no dente) que permitiu a entrada de bactérias nessa região tão sensível que deveria estar protegida pelo esmalte e pela dentina íntegros.

Observe que na cárie moderada, há alguma exposição da dentina e nesta fase o paciente já sente dor e sensibilidade. Na fase de cárie profunda, há exposição da polpa, migração de bactérias, infecção e inflamação. Por ser uma área composta por terminações nervosas e vascularização, a dor de dente se torna mais frequente nesses quadros.

Outros problemas que afetam a saúde da polpa dentária são traumas no dente ou dente quebrado.

2 – Sintomas de dente com canal inflamado

Dor de dente e sensibilidade ao toque são os sintomas mais comuns, mas ainda podem ocorrer vermelhidão na região, supuração (formação de pus), abcesso, mau hálito, dificuldade para abrir a boca, desconforto para mastigar, inchaço de gânglios do pescoço, escurecimento do dente e febre.

4 – Como é feito um tratamento de canal?

Tratamento de canal passo a passo:

Antes de mais nada, muitas pessoas perguntam se precisa de anestesia para fazer canal? Sim, todo o procedimento é feito sob anestesia. O local é cuidadosamente anestesiado para que o paciente não sinta desconforto durante o procedimento.

O cirurgião dentista realiza uma abertura na coroa do dente para acessar a polpa dentária.

Por meio dessa abertura é retirada toda a polpa danificada, infeccionada ou morta, os canais são cuidadosamente limpos e alargados com uma lima endodôntica muito fina.

Após a limpeza e preparo, a abertura do dente é fechada com uma restauração temporária para proteger a região até a próxima consulta.

A última sessão do tratamento se dá com o preenchimento dos canais e da câmara pulpar, e da retirada da restauração provisória por uma restauração definitiva.

O preenchimento dos canais (obturação) é feito com pontas de Guta, mas quando há necessidade de reforço pode-se colocar pinos de metal ou pinos plásticos.

Após a completa obturação dos canais, é fundamental restaurar o formato e a cor do dente para obter um resultado natural e harmonioso.

A restauração do dente pode ser alcançada com a instalação de um onlay, inlay ou uma coroa completa quando o dente está seriamente destruído.

Na ImplArt Odontologia conseguimos realizar todas essas restaurações em porcelana em sistema CAD/CAM, o que favorece mais agilidade ao tratamento e o resultado estético

A coroa é cimentada sobre o dente para restabelecer sua forma natural. Entretanto, se o dente estiver fraturado ou muito comprometido, pode ser necessário colocar um pino no canal para dar reforço e sustentação à coroa.

6 – Quantas sessões para fazer um canal ou tratamento de canal completo?

A quantidade de sessões até a finalização do tratamento varia de caso para caso, dependendo da extensão da lesão, do grau de comprometimento da polpa e da quantidade de canais e raízes do dente.

O tratamento de canal é normalmente realizado em algumas etapas e exige que o compareça ao consultório em dias diferentes. Mas em alguns casos, a realização do tratamento de canal em uma sessão apenas pode ser considerada pelo regime em Day Clinic. Essa possibilidade precisa avaliada caso a caso.

5 – O que é melhor extrair o dente ou fazer canal? É possível fazer canal em um dia ou canal em sessão única?

Depende de cada caso. Em consulta é realizada uma avaliação clínica e também radiológica do dente para determinar a extensão do problema e se há condições de manter o dente realizando um tratamento de canal.

Quando a extração do dente é inevitável, não há motivo para desespero, pois existe a alternativa de extrair o dente e repor com implante dentário no mesmo dia.

7 – Tratamento de canal dói?

Tratamento de canal dói após primeira sessão? Essa é uma questão que preocupa as pessoas com indicação do procedimento. A resposta é que o dentista toma todos os cuidados para diminuir qualquer desconforto durante e após o procedimento.

Após a realização de tratamento de canal, o paciente não deve mais sentir dor ou sensibilidade neste dente porque com a remoção da polpa, também são retiradas as terminações nervosas e circulação sanguínea.

Se você acredita que o dente com canal tratado está doendo ou está com o dente com canal pulsando é preciso consultar o dentista para avaliar o que está ocorrendo.

8 – Quanto tempo demora para sarar um canal?

É esperado que em poucos dias, normalmente a partir de 3 dias, haja melhora dos sintomas.  A duração depende da extensão da lesão no dente. Em alguns casos, a recuperação pode demorar mais ou menos. É fundamental tomar a medicação prescrita de acordo com a orientação do dentista.

9 – Tratamento de canal especialidade

A especialidade odontológica que realiza o tratamento de canal é a Endodontia. Embora todos os dentistas possam realizar tratamentos de canais, sempre será melhor fazê-lo com um profissional especialista. A Clínica odontológica ImplArt possui experientes endodontistas para atendê-lo.

10 – Qual a durabilidade de um canal dentário?

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

11 – O dente com canal tratado é um dente mais fraco?

Sim, o dente com tratamento de canal tem mais probabilidade de quebrar ou fraturar do que um dente normal. Isso ocorre pela falta de hidratação, antes suprida pela polpa, e também porque a espessura do dente e das raízes são desgastadas durante o preparo do tratamento de canal.

Por esse motivo deve-se ter cautela ao mastigar alimentos ou objetos muito duros na área do dente tratado.

12 – Curativo de canal dura quanto tempo?

A duração do curativo colocado após o tratamento de canal é de aproximadamente 2 semanas. Acontece que algumas pessoas acham que o curativo (restauração provisória) é de longa duração, postergando o retorno ao consultório para finalizar o tratamento, e algumas vezes o paciente não volta para substituir o curativo pela restauração ou coroa dentária definitiva.

O material utilizado na restauração provisória não possui resistência de longo prazo e deixar de troca-lo no tempo certo pode levar a entrada de bactérias e reinfecção dos canais. Consequentemente isto leva à perda do tratamento de canais. Em casos mais longos ainda como meses ou anos, o dente pode ser pedido por cárie interna.

13 – Qual o melhor tratamento após o canal para fechar o dente?

De uma forma geral, o dente com canal precisa ser primeiro reforçado com um pino interno chamado núcleo dentário, e posteriormente reconstruído.

A estratégia final e reconstrução vai depender do volume de dente perdido, podendo ser usado um bloco dentário (onlay), ou uma coroa dentária de porcelana.

Não é aconselhado usar restaurações comuns sobre dentes com canais pois são pouco resistentes, se infiltram com facilidade, tem baixa durabilidade e favorecem a fratura da raiz do dente.

14 – Tratamento de canal preço / Qual o valor de um tratamento de canal / Quanto custa o tratamento de canal?

Valores de tratamento odontológicos só podem ser fornecidos em consulta presencial com o dentista. É necessário avaliar cada caso para traçar um plano de tratamento, as especialidades envolvidas, os materiais que serão utilizados, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dente artificial para o dente da frente fica bom ?

Umas das situações mais constrangedoras dentre todos os problemas que podem ocorrer com os dentes…

Tratamento de canal: quando, como e porque fazer

Quando o cirurgião dentista indica um tratamento de canal, é normal que o paciente te…

A prótese de porcelana é mais pesada que a resina?

Alguns dentistas afirmam que a próteses dentárias de porcelana seriam pesadas e que, …

Dente artificial para o dente da frente fica bom ?

Umas das situações mais constrangedoras dentre todos os problemas que podem ocorrer com os dentes…

Tratamento de canal: quando, como e porque fazer

Quando o cirurgião dentista indica um tratamento de canal, é normal que o paciente te…

A prótese de porcelana é mais pesada que a resina?

Alguns dentistas afirmam que a próteses dentárias de porcelana seriam pesadas e que, …

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

Resp. Tec. Dr. Roberto A Markarian CRO-SP 73.583