Por que é necessário colocar um núcleo para fazer uma coroa?

A coroa protética é indicada para substituir um dente que se encontra muito destruído, normalmente por consequência de cáries ou fraturas. Nos casos em que é possível preservar a raiz com tratamento de canal, um núcleo é instalado dentro dessa raiz para dar suporte à coroa protética.

O núcleo dentário é importante para dar suporte e resistência à coroa de porcelana dentária. Veja mais sobre materiais para núcleos dentais.

Se a coroa fosse instalada sem um núcleo, a prótese provavelmente não seria capaz de suportar o esforço mastigatório e consequentemente sua duração seria menor.

Veja também este artigo em nosso blog que fala um pouco mais sobre tratamento de canal, núcleo e coroa de porcelana.

O núcleo de reforço (pino dental) pode hoje ser fabricado em vários tipos de materiais: desde metal, zircônia, fibra de vidro e fibra de carbono.

A escolha do material está condicionada a alguns fatores, como a localização na arcada dentária e a carga mastigatória que a coroa será submetida.

O núcleo metálico é considerado mais resistente (especialmente indicado para a área mais escondida e utilizada da arcada), enquanto que a zircônia é considerada mais estética por ser branca (indicada para a área mais visível, ou seja, a parte anterior da arcada).

A coroa protética pode ser feita em dois tipos de materiais diferentes: em resina (plástica com núcleo metálico) ou em porcelana (com núcleo metálico ou estético). A porcelana é mais resistente e estética em relação à resina. 

Saiba mais sobre coroa projetada por computador. 

Como é feito o tratamento:

  • Em alguns casos é realizado um tratamento de canal para preservar a raiz;
  • A raiz e o dente são preparados para receber o núcleo;
  • No caso do núcleo metálico, a moldagem é feita diretamente no interior da raiz;
  • No caso do núcleo de zircônia, o pino é cimentado dentro da raiz;
  • Retira-se um molde do núcleo para preparar a coroa protética. Na ImplArt esse molde pode ser realizado convencionalmente (com massa) ou digitalmente através de scanners intraorais;
  • A coroa é instalada sobre o núcleo;
  • A duração do procedimento é variável, pois depende da complexidade de cada caso. Em algumas pessoas pode ser realizado em Day Clinic. 

Vantagens:

  • A coroa dentária devolve a capacidade mastigatória e a estética do sorriso;
  • A aparência desse tipo de prótese é muito semelhante aos dentes naturais, portanto fica indistinguível quando instalada;
  • Seu sorriso volta a ficar bonito e completo, livre de pontos inestéticos, como cáries, restaurações metálicas, ausências, etc;
  • A raiz fica protegida e saudável; 

A prótese é bastante durável, no entanto pode ser necessária realizar a sua troca depois de alguns anos. Essa necessidade é verificada durante as visitas regulares que o paciente deve continuar realizando ao consultório odontológico.

Em casos nos quais os dentes estejam enfraquecidos e não seja mais possível reconstruir o dente com coroa, indica-se o implante dental.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

arcada, canal, como, coroa, coroa de porcelana, coroa de porcelana metal free, coroa e nucleo, coroas de porcelana, Coroas em Porcelana, dentária, estética, instalada, mais, materiais, metálico, núcleo, nucleo para coroa, nucleoco, para, pode, porcelana, protética, raiz, realizado, sobre, tratamento, zircônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583

Endereço

Rua Cincinato Braga, 37 - 11º andar - cj. 112

Bela Vista - São Paulo/SP CEP 01333-011

Telefones

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.