Dente quebrado: o que fazer?

Apesar de o esmalte dentário ser uma das substâncias mais fortes do corpo, pode aparecer em algum momento um dente quebrado devido uma batida forte, um acidente, ou mastigação de objetos ou alimentos muito duros, bruxismo, ou outro motivo que gere desgaste excessivo do esmalte.

A ocorrência de um dente quebrado é um evento bastante comum. Veja o que fazer.

O esmalte é a cobertura externa mais resistente dos dentes e lhes confere uma importante proteção. Uma fratura no esmalte do dente pode resultar em uma superfície irregular ou então dependendo da extensão, até trazer outros problemas para o dente.

Qualquer dente pode enfraquecer e quebrar, embora muitos casos ocorram com dentes posteriores (fundo), principalmente por serem aqueles que recebem mais carga mastigatória.

Dentes enfraquecidos certamente têm mais probabilidade de quebrar do que dentes fortes. Os motivos mais frequentes de dentes fracos são por exemplo:

  • Dente quebrado por cárie
  • Restaurações grandes
  • Ranger os dentes ou então apertar os dentes (bruxismo)
  • Ingerir alimentos ou bebidas ácidas desgastam o esmalte
  • O refluxo ácido ou azia quem trazem ácido estomacal para a boca e dessa forma podem danificar o esmalte dos dentes
  • Por causa de consumo excessivo de álcool
  • Consumo excessivo de açúcar (as bactérias na boca consomem esse açúcar e liberam toxinas que atacam o esmalte dentário)
  • A idade: o esmalte dentário naturalmente diminui com o passar do tempo
lente_contato_dental_antes_e_depois_46kb
Lentes de contato dentais podem ser usadas para corrigir dentes da frente desgastados ou quebrados.

Leia mais: alimentos que fazem bem para os dentes

Em geral, a lasca não é algo tão sério como ocorre com uma fratura no dente. Ela normalmente traz mais prejuízo estético para o sorriso do que para a saúde bucal. Porém, é sempre bom buscar a ajuda de um dentista para avaliar se essa fratura pode ser reparada ou se pode trazer algum problema no futuro. Sintomas de um dente quebrado:

  • Superfície irregular quando você passa a língua sobre os dentes
  • Irritação na gengiva ou língua próximo ao dente quebrado perto da gengiva
  • Sensibilidade ou dor no dente ao morder

Tratamento de um dente quebrado

Para determinar um tratamento, o dentista deve avaliar a localização, a gravidade e os sintomas relatados pelo paciente. O esmalte é uma estrutura de proteção do dente, então a falta de parte dele pode deixa-lo desprotegido ou deixar o dente esfarelando.

É preciso se certificar de que isso não causará problemas mais sérios para este dente no futuro e não apenas pensar em como disfarçar dente quebrado. O procedimento vai depender do grau da fratura. Em casos leves, basta um polimento e acompanhamento.

Quando há comprometimento estético, uma restauração pode ser indicada para recompor e proteger o dente. A restauração pode ser feita com resina composta, porcelana ou cerâmica (esta fabricada por projeto computadorizado).

Meu dente quebrou o que fazer?

Se houver fratura do dente e puder encontrar o fragmento do dente quebrado, antes de tudo coloque-o em um copo de leite para mantê-lo úmido e procurar o dentista imediatamente. Na maioria dos casos é possível cimentar o fragmento de volta ao dente.

Nos casos em que a fratura é tão extensa e que começa a afetar a raiz do dente, ou nos casos em que o dente quebrou na gengiva, pode ocorrer uma infecção se não tiver os procedimentos necessários. Neste caso, um tratamento de canal pode ser a única saída. Alguns sintomas dessa infecção são por exemplo:

  • Dor ao comer
  • Sensibilidade ao quente ou frio
  • Febre
  • Mau hálito ou então gosto amargo na boca
  • Glândulas inchadas na área do pescoço ou então da mandíbula

Tipos de restaurações para dentes quebrados

Fragmento cerâmico – restauração ultrafina de material cerâmico que parece com a lente de contato dental, porém com formato parcial. Indicado para corrigir defeitos que acometem apenas parte da estrutura do dente.
Onlay (bloco dentário) – é uma restauração que imita a forma e a cor do dente para devolver sua forma original. O onlay é encaixado e cimentado no dente.
Coroa dentária – se os danos ao dente forem significativos, o dentista poderá recomendar uma coroa dentária completa para devolver a forma e a estética do dente.
Restauração direta em resina – restauração da cor do dente que devolver a forma natural do dente. Precisa de cuidados diários para evitar manchas e perda do brilho.

As restaurações dentárias podem durar décadas, mas depende muito de cuidados. Alguns alimentos desgastam o revestimento e o dente afetado. Restaurações em resina são as que mais precisam de cuidados para evitar alteração de cor e para não riscar. Também são as que geralmente precisam ser trocadas.

Restaurações em porcelana ou cerâmica são sobretudo mais resistentes, não mudam de cor e são fabricadas em sistemas computadorizados, com moldagem digital e confecção por impressoras 3D.

Dente quebrado preço tratamento

O valor do tratamento só pode ser fornecido em consulta presencial, pois é preciso avaliar cada caso, a extensão, a técnica e o material mais indicado para solucionar o problema.

Se você ficou com alguma dúvida sobre dente lascado ou dente quebrado, entre em contato conosco ou então agende sua consulta e venha nos conhecer. Ficaremos felizes em recebe-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011