A placa miorrelaxante é um dispositivo móvel para encaixar nos dentes. É indicado como coadjuvante no tratamento do de distúrbios na articulação da boca ATM (placa de bruxismo), principalmente para minimizar os efeitos negativos do distúrbio sobre os dentes e suas estruturas.
O bruxismo é um distúrbio neuromuscular em que a pessoa inconscientemente aperta ou range os dentes durante o sono e até mesmo durante o dia. Isso gera uma atividade exagerada dos músculos faciais.
Sem o devido tratamento, o bruxismo pode levar ao desgaste dos dentes ou fraturas, problemas ósseos, gengivais e articulares (disfunção de ATM). Os sintomas de bruxismo mais comuns são dores de cabeça e pescoço, dores orofaciais, tensão e cansaço muscular, dores ou zumbido no ouvido, e em alguns casos dificuldade para abrir a boca por travamento da mandíbula. As crises estão bastante relacionadas com momentos de estresse e ansiedade.
Então a placa miorrelaxante tem o papel de restringir os movimentos dos músculos faciais e reduzir o atrito dos dentes e a força entre as arcadas, estabilizar as articulações, e dessa forma aliviar as dores e preservar os dentes e suas estruturas.
A escolha do tipo e do material da placa de mordida para tratamento do bruxismo é bastante criteriosa, antes de mais nada com o propósito de melhorar os sintomas e principalmente para não haver piorar do distúrbio.
Fabricada em acrílico transparente rígido com acabamento externo liso. É considerada a mais eficaz para o tratamento de bruxismo cêntrico (em que a pessoa não apresenta movimentos que desgastam os dentes) bem como bruxismo excêntrico (em que a pessoa apresenta movimentação lateral da mandíbula que causa desgaste dos dentes).
Elas possuem um espaçamento que impede que a boca se feche e induz o relaxamento dos músculos da mandíbula. Tem a função de proteger os dentes, diminuir a retração da mandíbula por meio do afastamento dos dentes e ajudar a desprogramar a ação neuromuscular. Também pode ser indicada para pessoas com dores esporádicas e para tratamento de DTM – disfunção têmporo mandibular que não apresente dores.
As placas de mordida também podem ser usadas durante um tratamento de reabilitação oral ou ortodontia com aparelhos.
Fabricada em silicone transparente flexível. A indicação desse tipo de placa de mordida quase sempre é apenas para alivio de sintomas relacionados a problemas de ATM (articulação temporomandibular) decorrente do bruxismo, mas não indicada para quem tem bruxismo e não apresenta disfunções de ATM. Apesar do seu uso ser considerado mais confortável do que a placa acrílica, pode trazer problemas se for utilizada de forma inadequada.
A característica macia da placa pode levar o paciente inconscientemente a mastiga-la, ocasionando aumento da força muscular na mastigação, ou seja, dessa forma haveria uma piora do bruxismo e aceleração do desgaste dos dentes e estruturas se a placa macia for usada por tempo prolongado. Outra desvantagem é que o silicone é um material poroso e portanto tem mais propensão para favorecer microrganismos e bactérias.
Antes de mais nada, a placa miorrelaxante deve ser indicada apenas por um dentista após a avaliação clínica de cada pessoa. Apenas um dentista pode selecionar o material adequado para cada caso. Em geral, se for necessário usar a placa por mais de 30 dias, ela de deve ser do tipo rígida e bem ajustada.
O dentista retira um molde das arcadas. Na ImplArt Odontologia o molde é digital, obtido por scanners intraorais. A placa então é confeccionada de acordo com o molde, inclusive atualmente já podem ser fabricadas por impressoras 3D.
O tempo de utilização depende do diagnóstico. Na maioria dos casos, deve ser usada durante todo o sono e em todas as noites. Em casos mais sérios e nos períodos de crise, pode haver indicação para utiliza-la até mesmo de dia. A pessoa recebe todas as orientações na consulta.
A duração depende de cada caso, pois da mesma forma que a força do bruxismo tem a capacidade de destruir os dentes, também pode deteriorar a placa. Em média, a placa deve ser trocada a cada 6 a 12 meses.
A higienização deve ser diária e sempre que não estiver em uso deve ser guardada seca e limpa para evitar proliferação de microrganismos. Para limpeza, basta usar uma escova de dentes macia exclusiva para esse fim, já que a lavagem deve ser feita com detergente neutro e não com pasta de dente (esta contém partículas micro abrasivas que arranham o aparelho).
Não é difícil encontrar pela internet lojas virtuais que vendem aparelhos para bruxismo, no entanto é muito importante que esse tratamento seja não apenas indicado como acompanhado por um dentista.
Essas placas genéricas não apresentam os requisitos técnicos para o tratamento da ATM.
Como já dito anteriormente, o uso inadequado de uma placa de mordida pode levar a piora do distúrbio e acelerar o desgaste dos dentes e estruturas.
Leia mais: substituição de dentes perdidos por implantes dentários
Valores de tratamentos odontológicos só podem ser passados em consulta presencial. Existem três principais razões para isso:
Existem inúmeros fatores que influenciam no planejamento de um tratamento. Também existem diversas opções de materiais e técnicas que influenciam na composição de preços. Além disso, um tratamento que pode ser indicado para uma pessoa, para outra pode não ser o mais adequado.
O cirurgião dentista é o profissional que está habilitado a olhar a saúde bucal em geral, além de dar as recomendações necessárias para manter os dentes bonitos e saudáveis ao longo da vida.
Olá, qual é o valor da placa de acrílico mais rígida?
Para realizar o planejamento e determinar o valor do tratamento com a placa de mordida acrílica rígida, será necessário realizar uma consulta presencial. Nesse momento caminharemos também quais os motivos que a levam a precisar de placa.
Hoje em dia também é possível aplicar botox para bruxismo.