Bruxismo leva à perda de dentes

O bruxismo é um problema funcional que atinge grande parte da população. Ele é caracterizado pelo ranger ou apertamento exagerado dos dentes quem muitas vezes acontece involuntariamente enquanto a pessoa dorme. As crises do bruxismo normalmente acontecem quando o paciente está passando por problemas emocionais, preocupação ou de estresse.

O paciente pode até não perceber o bruxismo durante a noite, mas as dores que ele sente durante o dia é um dos sinais de alerta de que algo está errado. A força e a tensão muscular que o bruxismo exerce sobre os dentes sobrecarregam as estruturas orais e da face e o paciente pode acordar com dores nos dentes, músculos faciais, articulações, cabeça e pescoço.

Mas os problemas vão além das dores e do comprometimento estético do sorriso. A força do bruxismo em alguns casos é tão grande que os dentes podem rachar, quebrar ou encurtar ao longo dos anos. Os ossos de sustentação também podem sofrer deterioração e os dentes ficam moles e caem. Portanto, se não tratado, o bruxismo pode levar à perda de dentes.

Desgaste dos dentes causado pelo bruxismo em diferentes estágios 

É importante que o paciente com bruxismo procure se cuidar. Em primeiro lugar, é necessário que o paciente evite ficar estressado e preocupado. Adotar um estilo de vida mais tranquilo, na medida do possível, é fundamental para evitar as crises de bruxismo. A ajuda profissional também é parte importante para evitar ou tratar o bruxismo.

A ImplArt Odontologia oferece tratamento desde os casos mais simples até os mais complicados, que é quando o paciente já está com comprometimento severo dos dentes ou até mesmo quando os eles caem. A placa de mordida ou placa miorrelaxante é um dos grandes recursos disponíveis.

A ImplArt desenvolve e confecciona a placa de mordida exclusivamente para cada paciente que deve ser usada enquanto dorme. Ela tem a função de proteger os dentes, diminuir a fricção entre eles e amortecer a mordida. Outros recursos que podem ser feitos na ImplArt: 

  • Restaurações de dentes quebrados ou encurtados
  • Reconstrução das coroas com próteses
  • Tratamentos ortodônticos e ortognáticos para ajustar a oclusão e os pontos de contato
  • Em último caso, a extração de dentes muito deteriorados e a substituição por implantes dentários com coroa de zircônia (esse material é indicado para pacientes com bruxismo porque é bastante resistente). Veja mais sobre zircônia cúbica para os casos de bruxismo.

A busca de ajuda profissional e as visitas regulares ao dentista são fundamentais para identificar problemas relacionados ao bruxismo a tempo de evitar problemas mais sérios no futuro. Em caso de dúvidas sobre preços e tratamentos, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

articulações, bruxismo, cabeça, dentes, deterioração, dores, durante, está, Estética Dental, força, grande, não, paciente, perda, pescoço, pode, podem, portanto, problemas, saúde bucal, tratado, vão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583

Endereço

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112 (11º andar) - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01333-011

Atendimento

Seg. a Sex. 08:30 - 19:30

Sábado 08:00 - 13:00

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.