Cirurgia de aumento de coroa clínica

Para que é indicado o aumento de coroa clínica?

Apesar do nome comprido, o aumento de coroa clínica é um procedimento simples que pode ser realizado no próprio consultório. Ele consiste em aumentar a área supra gengival do dente, ou seja, aumentar a área visível do dente acima da gengiva.

Porque devo fazer um aumento da coroa clínica?

O aumento da coroa clínica pode ser utilizado com várias finalidades:

Estética: O aumento de coroa pode melhorar a aparência dos dentes ou o alinhamento dos mesmos em um arco como em casos de sorriso gengival.

Prótese Dentária: Aumentar a coroa também é utilizada para descobrir total ou parcialmente a coroa de um dente que foi danificado, dando mais resistência a ele. Em seguida pode-se fazer uma prótese dentária.

Periodontia: Em casos nos quais houve danos ao dente debaixo do nível gengival ou mesmo ósseo, está bem indicado fazer o aumento de coroa antes da prótese dentária.

Restaurações: Se a cárie tingiu uma região escondida debaixo da gengiva, então pode ser necessário o aumento da coroa, pois para utilizar as resinas restauradoras não podemos ter umidade nem sangue no dente. Por isso precisamos ter o dente bem exposto na boca, com a margem seca.

Endodontia (canal): Alguns dentes precisam de uma cirurgia de aumento de coroa antes de tratar o canal. Isto ocorre se o remanescente do dente for muito pequeno, o que impede a colocação de um grampo que é usado nos tratamentos e retardamentos de canais.

Exemplo de resultado de aumento de coroa clínica com finalidade estética

Para aproximar o implante do dente natural, a coroa pode ser utilizada melhorando o formato e a estrutura. Para a tanto, é utilizado um bisturi elétrico ou de lâmina para retirar o excesso da gengiva e restaurar o dente. Em alguns casos também é preciso desgastar o osso.

Tratamentos após o aumento de coroa

As coroas de porcelana ou cerâmica combinam com a natural dos dentes, ajudando na uniformização do sorriso. Além desses materiais como o acrílico, a cerâmica, as ligas de metal e o ouro podem ser utilizados. As ligas normalmente são mais resistentes que a porcelana e utilizadas para dentes posteriores.

As coroas podem ser utilizadas para: cobrir um dente descolorido ou deformado, cobrir um dente que passou por tratamento de canal, cobrir um implante dentário, ligar uma prótese, proteger um dente enfraquecido por fraturas, restaurar um dente fraturado e substituir uma grande restauração.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe odontológica. Ficaremos muitos felizes em recebê-lo em nossa clínica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2020

CRO-SP 9993 

 

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112

Bela Vista - São Paulo-SP - Brasil

CEP 01333-011