Pessoas que receberam implantes dentários com prótese fixa modelo protocolo de branemark devem ter atenção especial na limpeza e higiene oral a fim de evitar problemas como mau hálito e no pior dos casos, a periimplantite (infecção ao redor do implante que pode leva-lo a mobilidade ou até mesmo a sua perda definitiva).
Os cuidados com a higiene se devem principalmente para remoção de resíduos alimentares que possam ficar entre os pinos dos implantes e a prótese protocolo (como na imagem acima), e para evitar a formação e acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese.
Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo. Uma delas é a escova modelo unitufo, que possui formato que alcança com facilidade e limpa essa região.
Outro aliado é o fio dental com uma das pontas rígida (como um fio de nylon), que facilita a inserção do fio no local. A outra extremidade tem aspecto esponjoso, que expande e limpa toda a região com delicadeza.
Outro modelo recomendado para o paciente é o passa fio (peça plástica em formato de agulha, com orifício para encaixe do fio) que facilita a passagem do fio no local. Existem aparelhos que jogam jatos de água sob pressão e são eficientes para a limpeza abaixo da prótese.
O mais conhecido desses aparelhos é o Waterpik. Esses aparelhos não são encontrados com facilidade no Brasil, mas nos Estados Unidos são vendidos em qualquer farmácia.
A prótese protocolo normalmente é confeccionada com resina. Apesar de muito resistente e imitar bem o formato de dentes e gengivas, esse material é suscetível a manchar com alimentos muito pigmentados, como café, vinho, cenoura e beterraba.
A recomendação é que o paciente consuma esses alimentos com cautela e que a higienização oral seja feito logo em sequência ao consumo. Enxaguantes bucais são fundamentais para higiene oral de quem recebeu prótese protocolo.
Mas alguns tipos podem conter substâncias que agridem o material da prótese. O mesmo pode acontecer com alguns cremes dentais que possuem em sua composição substâncias abrasivas. Por isso, a indicação desses produtos devem ser feita pelo dentista.
Como na higienização habitual feita por pessoas com dentes naturais, a escovação, o uso de fio dental e enxaguantes devem ser utilizados em seguida a cada refeição. A limpeza profissional também faz parte do plano de higienização da prótese protocolo.
É recomendada a visita regular ao consultório odontológico a cada 6 meses (ou a critério do cirurgião) para realiza-la. Os cuidados com a higiene oral são ligeiramente maiores nos primeiros meses após a cirurgia de colocação dos implantes (período de cicatrização).
Mas o cuidado minucioso não deve ser abandonado ao longo dos anos. Desses cuidados depende a durabilidade e boa funcionalidade do conjunto de implantes e prótese.
Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ficaremos felizes em procurar solucionar o seu caso.
Existe a possibilidade de rejeição?
A possibilidade de rejeição dos implantes dentais sempre existe, mas em probabilidade bem pequena.
Qual aparelgo de higienizacao da protese protocolo e o preço
Existem várias marcas e modelos de aparelhos para higienização de prótese dentária protocolo, e também várias opções de preço.
A marca mais famosa é a Waterpik, mas existem outras.
O funcionamento dos aparelhos é baseado na emissão de um jato de água com grande potência.