Como deve ser a limpeza diária prótese protocolo?

Como higienizar o protocolo / como limpar prótese dentaria fixa ?

Pessoas que receberam implantes dentários com prótese fixa modelo protocolo de branemark devem ter atenção especial na higienização oral a fim de evitar problemas como mau hálito e no pior dos casos, a periimplantite (infecção ao redor do implante que pode leva-lo a mobilidade ou até mesmo a sua perda definitiva).

Os cuidados com a higiene se devem principalmente para remoção de resíduos alimentares que possam ficar entre os pinos dos implantes e a prótese protocolo (como na imagem acima), e para evitar a formação e acúmulo de placa bacteriana na superfície da prótese.

Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo. Uma delas é a escova modelo unitufo, que possui formato que alcança com facilidade e limpa essa região. Outro aliado é o fio dental com uma das pontas rígida (como um fio de nylon), que facilita a inserção do fio no local. A outra extremidade tem aspecto esponjoso, que expande e limpa toda a região com delicadeza.

Outro modelo recomendado para o paciente é o passa fio (peça plástica em formato de agulha, com orifício para encaixe do fio) que facilita a passagem do fio no local. Existem aparelhos que jogam jatos de água sob pressão e são eficientes para a limpeza abaixo da prótese. O mais conhecido desses aparelhos é o Waterpik.  Esses aparelhos não são encontrados com facilidade no Brasil, mas nos Estados Unidos são vendidos em qualquer farmácia.

A prótese protocolo normalmente é confeccionada com resina. Apesar de muito resistente e imitar bem o formato de dentes e gengivas, esse material é suscetível a manchar com alimentos muito pigmentados, como café, vinho, cenoura e beterraba. A recomendação é que o paciente consuma esses alimentos com cautela e que a higienização oral seja feito logo em sequência ao consumo.

Enxaguantes bucais são fundamentais para higiene oral de quem recebeu prótese protocolo. Mas alguns tipos podem conter substâncias que agridem o material da prótese. O mesmo pode acontecer com alguns cremes dentais que possuem em sua composição substâncias abrasivas. Por isso, a indicação desses produtos devem ser feita pelo dentista. Como na higienização habitual feita por pessoas com dentes naturais, a escovação, o uso de fio dental e enxaguantes devem ser utilizados em seguida a cada refeição.  

A limpeza profissional também faz parte do plano de higienização da prótese protocolo. É recomendada a visita regular ao consultório odontológico a cada 6 meses (ou a critério do cirurgião) para realiza-la. Os cuidados com a higiene oral são ligeiramente maiores nos primeiros meses após a cirurgia de colocação dos implantes (período de cicatrização). Mas o cuidado minucioso não deve ser abandonado ao longo dos anos. Desses cuidados depende a durabilidade e boa funcionalidade do conjunto de implantes e prótese. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ficaremos felizes em procurar solucionar o seu caso.

 

alguns, aparelhos, como, cuidados, desses, devem, facilidade, formato, higiene, higienização, implantes, limpeza, modelo, muito, oral, para, prótese, protocolo, são, substâncias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resp. Técn. Dr. Roberto Markarian - CRO SP 73.583

Endereço

R. Cincinato Braga, 37 - conj. 112 (11º andar) - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01333-011

Atendimento

Seg. a Sex. 08:30 - 19:30

Sábado 08:00 - 13:00

Copyright ImplArt Odontologia 2009 - 2019.