Tudo depende do comprometimento da polpa, da raiz e da coroa dentária. Na maioria das vezes, o paciente procura o consultório odontológico para tratar o dente quando ele ainda está parcialmente comprometido, normalmente pela cárie ou por fratura. O tratamento de canal é indicado quando a polpa dentária também está comprometida.
Essa é uma forma de manter o dente e não precisar extrai-lo. Nos casos em que o dente está parcialmente acometido e após a realização de um tratamento de canal bem sucedido, é necessário finalizar o tratamento com uma coroa dentária de porcelana e um núcleo (pino). Ela tem o objetivo de proteger os canais tratados e deixar o dente resistente o suficiente para suportar a carga mastigatória.
Em outros casos, a coroa dentária está totalmente destruída pela cárie ou por alguma fratura, portanto, além do tratamento de canal para a remoção da polpa infeccionada ou danificada, é necessário reconstruir a coroa por completo com uma coroa protética (provisória em resina ou definitiva em porcelana).
Mas antes da colocação da coroa, é preciso instalar um núcleo no interior da raiz tratada. O núcleo é confeccionado em liga metálica ou zircônia (considerada mais estética), e é necessário para dar resistência a coroa protética por muitos anos.
Saiba mais sobre coroas projetadas em computador.
É importante que o paciente com cárie ou fratura procure nossa equipe especializada o quanto antes. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior a chance de preservação do dente e de evitar um implante no dente. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
Deixe uma resposta